fbpx

Fachin nega mais um habeas corpus para libertar Lula

edson fachin
 


Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou nesta quinta-feira (29/8) mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da Operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente.

No habeas corpus protocolado em 12 de agosto, a defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site The Intecept Brasil e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula.

Segundo Fachin, a soltura foi rejeitada pela Segunda Turma da Corte, em junho, e a questão deve ser decidida definitivamente, no mérito.

Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar. Por tais razões, deixo de acolher o pedido de produção de provas.“, decidiu.

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Ficamos mais tranquilos.
    Apesar que deveriam mudar as leis ruins.
    Com leis ruis e funcionários bons ainda é possível governar.
    Mas com funcionários ruins as melhores leis não serve para nada.

  • Alguém, por obséquio, poderia fazer um somatório de quantos recursos e Habeas Corpus já foram negados ao Presidiário Lula??? Ahh! E também quantos outros processos tem esperado por anos na fila?

  • Os pedidos de habeas corpus de lula são afrontas do “adivogado”, custa caro, teses infundadas.

    Pelo desespero de quem ficou desempregado, milhões, com a técnica da manipulação, vitimismo coitadismo, o socialismo é assim, misturado com as más intenções: o cidadão não vale nada. Serve para trabalhar e eles formando quadrilha para sonegar, e gerar caos, acusa o outro partido, aliado, de traição, sendo todos farinha do mesmo saco. Enriquecer ilicitamente.

    Merecida prisão.

  • Ministro Edson Fachin analisando bem, deve ter encontrado teses da defesa do lula, espécie da consciência escrita, delicada e fácil reprimi-la; mas deve estar também claro muito claro e evidente o engano. Análise profunda. A defesa de lula estuda a pessoa; Ministro Edson Fachin deve estudar Livros.

    Também quero o Brasil LIVRE! Lula na prisão.

  • Acredito q Fachin só negou o HC pq não quis assumir esse B.O. pra ele…não acho q foi por algo q ele não tenha concordado e tal, foi somente para a liberdade do Molusco não ficar atrelada ao nome dele, já q está bem ciente da repercussão q isso iria ter já q grande parte dos brasileiros não querem q ele saia nunca mais.

  • O STF virou um escritório do Lula, só pode!!!!! Eles estão a disposição dos envolvidos na lavajato porque não tem cabimento tantos habeas corpus e outros pedidos julgados pela corte nestes últimos dias… Lamentável!!!!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...