Filho de ex-militante comunista, novo presidente da OAB já pediu cassação de Bolsonaro



Fernando Santa Cruz era membro da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), grupo que militava pela ditadura do proletariado no Brasil na década de 60. O revolucionário, que desapareceu no ano de 74, se casou com a militante Ana Lúcia Valença e dessa união nasceu Felipe Santa Cruz, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fernando Santa Cruz atuou em grupos de militância comunista durante o regime militar. O esquerdista desapareceu em 1974.

Em 2016, Felipe chegou a pedir a cassação do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, na época deputado federal. O advogado alegou “apologia à tortura” para justificar a perseguição. O motivo da ação teria sido o discurso de Bolsonaro na Câmara dos Deputados durante a votação pelo impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. Na ocasião, o parlamentar homenageou o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Agora, no exercício do cargo máximo da OAB, Felipe deu declarações consideradas preocupantes pelos apoiadores da Operação Lava Jato. Em entrevista à Folha de São Paulo, o filho de Fernando Santa Cruz tocou em assuntos polêmicos.

“O Judiciário, assim como qualquer outro poder, deve responder pelos seus erros. Não devemos fazer da Lava Jato um livro em fascículos interminável. Para nós é preocupante a paralisia do poder público, um apagão das canetas diante da insegurança jurídica. O país está parado como se estivesse num grande processo de acompanhamento de investigações sem fim”, disse.

Santa Cruz também opinou sobre pacote anticrime do ministro da justiça, Sérgio Moro. “[…] me preocupa que se crie com a legítima defesa do agente policial uma ordem para aumentar a letalidade de uma polícia que já é a que mais mata no mundo”.

Ao que tudo indica, o viés ideológico do presidente da OAB deverá causar fortes dores de cabeça ao governo nos próximos anos.

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

58 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Infelizmente, para que o Brasil caminhe para um futuro próspero essa raça de militantes socialistas / comunistas devem perder os cargos relevantes e irrelevantes, devem ser expulsos do nosso país por traição sem direito de perdão, não existe nada de bom que venha dessa gente, eles são maléficos, não querem o bem de ninguém apenas o bem da ideologia.
    Teremos que lutar muito para libertar o nosso país dessa raça de demônios.
    Que Deus tenha piedade de nós!

  • A Ordem de Apoio aos Bandidos do Brasil não manda nada, o máximo que pode fazer é soltar notinhas de mimimi e atuar como advogada de vagabundo.
    Só tem a perder credibilidade.

  • “uma polícia que já é a que mais mata no mundo”.
    Legal, não sabia que os 60 mil assassinatos por ano estava na conta da polícia.

  • Engraçado como comunista mata pra cara***, mas ainda assim acusa os outros de serem “assassinos”. Vai criar vergonha na cara, comunista lixo.

  • Esse blábláblá esquerdista já deu o que tinha que dar e quem é o presidente da OAB na fila do pão? Ainda mais se todo mundo sabe que sua motivação é de cunho político-ideológico. Tomara que o governo coloque esse cara aí no lugar dele e foque no que realmente é importante para o país e para a população.

  • O sujeito só “esqueceu” de citar que, a Polícia do Brasil é a que mais morre no mundo, que os assassinos do Brasil são os que mais matam do mundo, que o Brasil é líder mundial em homicídios, e que apenas 5% dos casos são solucionados.

  • Veremos o que os advogados farão em relação ao presidente de sua ordem, o Brasil precisa se livrar de classes que querem impor seus limites e pensamentos. É impressionante como a esquerda no Brasil conseguiu se organizar, pois aparelhos classes importantissimas para o Brasil: OAB, Universidades, Professores, Judiciário, Imprensa, etc.

  • É no mínimo curioso que socialistas, sobretudo marxistas, atuem e defendam os conselhos profissionais.

    TRATA-SE DA MAIS EXPLICITA EXPLORAÇÃO A QUE SE PODE CHEGAR

    Explico:
    Os tais conselhos são ABSOLUTAMENTE INÚTEIS para os profissionais. Apesar disso os governos OBRIGAM a que os profissionais PAGUEM um ALUGUÉL de suas profissões e ainda paguem ROYALTIES quando prestadores de servições (empresas e autônomos) para que ESTADO LHES PERMITA TRABALHAR.

    Sim, há obrigação de pagar percentual a pretexto de “anotação de responsabilidade”, onde a prestação do serviço paga uma TAXA aos “LOCADORES da PROFISSÃO”.

    Trata-se das famosas corporações de oficio, chamadas GUILDAS, da IDADE MÉDIA, mas são apoiadas pelos autointitulados “PROGRESSISTAS”.

    …alguém entende isso? …eu entendo, pois os progressistas dialéticamente defendiam exatamente o “regressismo”. Afinal, como NIETZSCHE percebeu, o Socialismo era na verdade REACIONÁRIO, pois que reagia às mudanças que o pensamento Liberal tentava por em prática.

    Ou seja, fica visível que as idéias de esquerda apenas se ocultavam em falsa solidariedade para SEDUZIR apoiadores, mas seu objetivo era exatamente oposto daquilo que alegavam: Socialismo = ESTELIONATO ideológico.

    O besteirol desconexo e contraditório de Marx e seus discípulos era apenas um emaranhado de fofocas e acusações totalmente sem base racional: pura políticagem. Seu objetivo era conturbar o processo de mudança onde a ASCENDÊNCIA de plebeus ameaçava a hegemonia da ARISTOCRACIA tradicional ou apenas já estabelecida (Engels e o próprio Marx).

    A reivindicação do PODER ABSOLUTO para a hierarquia estatal, sob a empulhação de um Estado representante do proletariando em oposição ao alegado Estado representante da burguesia, é apenas o desejo de manter uma ARISTOCRACIA ABSOLUTISTA, então proprietária de todos os meios de produção sob a farsa da “representatividade” dos proletários.

    Aliás NIETZSCHE foi perfeito ao sentenciar que o Socialismo exige uma SUBMISSÃO ao Estado que jamais algum déspota ousou sonhar.

    A verdade da dialética marxista é que tudo muda tão rapidamente que a falsa TESE combatida é a verdadeira ANTÍTESE que alega combatêla.

    Quer maior exploração do que estes BILIONÁRIOS CONSELÇHOS PROFISSIONAIS EXPLORANDO TRABALHADORES ao COBRAR-LHES ALUGUÉL e ROYALTIES das profissões???
    …sendo que em absolutamente nada estes PARASITAS contribuem para a profissão ou profissionais que são obrigados a sustenta-los por imposição dos governos “burgueses” que enriquecem “defensores de proletários”.

  • Pela cara dele, nunca pesquisou a vida de Ustra.
    Se soubesse que Ustra evitou mais de dez atentados terroristas em que centenas de pessoas morreriam, cortaria a pp língua ou cassaria a própria OAB que conquistou.
    #foracomunismo

  • Para quê existe OAB? Desnecessário. Deveria ser como qualquer sindicato de filiação voluntária. Eles só servem para tabelar preços e dificultar o acesso à justiça pelo brasileiro pobre.

  • OAB causar dores de cabeça ao governo? É uma piada? A OAB é insignificante. De tão insignificante que é, tem um presidente abestado, um zé mané que vomita asneiras reprováveis até para uma criança de 2 anos. Um imbecil!!

  • Tanto a grande midia quanto algumas instituições – que por sinal deveriam agir sem qualquer viés ideológico – estão cada vez mais deixando escancarado seu desepero e histeria frente a um presidente que NÃO faz parte de seu movimento revolucionário, mas muito pelo contrário, pretende conter essa corja inimiga do Brasil.

  • Esse lixo esta fora da realidade. Ele esta querendo guerra com o povo da direita. Acho melhor ficar quentinho o seu IMBECIL.

  • A polícia mata muito pouco diante dos que matam os irresponsáveis de fiscalizarem a coisa pública, como o ex. Mariana, Brumadinho e CT do Flamengo. Negligência, imperícia e imprudência dos órgãos fiscalizadores do governomatam mais q a polícia.

  • Esse senhor também terá dores de com os eleitores de Bolsonaro…um basta nesses esquerdosos que só desejam bagunçar com a economia e segurança dos brasileiros…

  • Por conta de coisas como essa que fico, cada vez mais, decepcionado com a advocacia. Já esta ficando constrangedor ser advogado no Brasil.

  • o pai era um idiota comunista e ele pelo jeito é um idiota corrupto de esquerda… filho de peixe com mãe acéfala… que babaca… vai ter que se preocupar com o Brasil dos brasileiros ou se mudar para a porcaria da Venezuela… um grande palhaço.

  • Politica do proletariado !!!…

    Junto com o p/t, perda total, foi uma doença que fingiram ser cura da doença de pobre!!!!

    Poderia criar no Brasil um pelotão de Fuzilamento: o que ocorreu em SP, desabamento de um prédio ocupado por invasores, no comando de boulos, stedile; e em Bento Gonçalves, MG(Mariana), Brumadinho… esburacar solo, criar barragens acima da cidade, má fé, propina nas mineradoras, apontar os responsáveis e um tiro d e misericórdia nas ratazanas coniventes…
    Como podemos ler e ser história disso tudo, e confiar nesses “” PULHITICOS PÉS RASPADO ????? “”

    UM PAREDÃO JÁ!

  • Militante comunista ou estava implantando na __oab__ (organização apoio a bandidos), quadrilha ,( imitando senhores feudais ) , costumavam fazer guerrinhas para ampliar seus domínios territoriais?
    Paspalho.

  • Opinião de alguém da OAB e merda é mesma coisa. A população de bem tá com Bolsonaro, já vimos os efeitos positivos de Bolsonaro, e a esquerda desesperada continua a vomitar seu desespo em forma.de veneno, mas sem muita funcionalidade.

  • Essa raça é como mosca varejeira, buscam carniça para se alimentar e se orocriar, mas se não encontra, desovam em alimentos bons para torna-los podre.
    Só se lamenta é que a classe dos advogados já não conta com uma boa reputação junto à sociedade, agora com um mérda desse liderando a classe, isso vai ter um péssimo retorno para a OAB,ou a classe se levanta contra esse estrume de rinoceronte ou a coisa vai ficar pior para a OAB.
    Eu daria um conselho ao Presidente Bolsonaro, envie um aficio a PGU, Raquel Dodge, e determine uma auditoria bem detalhada nesse Órgão, certamente estará fazendo um grande favor para a classe dos advogados. Outra coisa muito importante, faça um decreto cancelando essa fonte de arrecadação de dinheiro que é milionária, acabe com a necessidade de se ter necessidade de se orestar o exame para que seja aprovado pela OAB se o Bacharel em Direito possa vir a advogar, acabe com essa arregala da OAB…
    Acabe com esse militante da esquerda, comunista…

    PT Saudações

  • Essa ordem é ridícula.
    Cada advogado que responda por si.
    Criação de cargo e poder mas que não ajudam a nação e as pessoas.

  • Mais um comunista bandido. Deveria ir pra Cuba.É fácil criticar o governo num país onde bandidos são tratados como vítimas.

  • Muito simples . Acaba com essa esquerda que só defende vagabundos e desocupados que ficam invadindo terras de quem trabalha deu duro para comprar.

  • GSI, Em cima desse pilantra, e dar um alerta pra esse COMUNISTA! Pisou fora, falou demais, enquadra na lei de seguranca Nacional.

  • Nuvens Negras pairam sobre a OAB. Senhores Doutos Advogados nao se atrevam jamais a dizer que o cidadão comum iletrado não sabe votar.

  • O povo Brasileiro está do lado do Bolsonaro, perdemos a batalha naquele lance da Lava Jato ficar nas mãos da Justiça eleitoral, más não perdemos a guerra, o Brasil vai ser passado a limpo sim.

  • Nao ah nada preocupante nessaa declaracoes, o alcance desse advogado esquerdista é minimo e seu conhecimento juridico é risivel.

  • O Ilmo. Sr. Dr. Felipe Santa Cruz disse que o Presidente JB cometeu um “gesto de irresponsabilidade” em sua fala sobre o militante de esquerda Fernando Santa Cruz.
    Irresponsabilidade, para mim, é não exigir explicações dos advogados do Adélio Bispo.
    Se o Dr. Felipe acha que está certo em seu DIREITO DE EXPRESSÃO e demais medidas profissionais, deve também respeitar o DIREITO DE EXPRESSÃO dos outros, inclusive do Presidente JB. Pode ser que o JB tenha exagerado, mas EXAGERO mesmo, realmente, é defender bandidos, assassinos, sequestradores, estupradores, mesmo sabendo da pura verdade, muitas vezes. E advogados fazem isso, achando que estão certos. Não estão!
    E é meu direito pensar assim.
    O Dr. Felipe faz outra afirmação: “O Governo Militar era disposto a matar “qualquer defensor da ideia de liberdade”, em referência a seu próprio pai e a outros militantes de esquerda. Engraçado: ele tem o direito de falar “abobrinhas”, mas os outros não têm o direito de falar a VERDADE, ou mesmo mais abobrinhas. E diz que vai apelar ao STF. Pelo amor de DEUS! É esse o nível de um Presidente da OAB? Esclareço aqui que não sou de esquerda, centro ou direita. Conceitos ultrapassados! O futuro é a união de todos por um planeta melhor. O nome para um conceito atual? ALTRUÍSMO seria ÓTIMO! Também não votei no Presidente JB, porque não acredito mais em políticos. O mundo não precisa de políticos. Precisa de administradores sérios, honestos, econômicos, objetivos e patriotas. Que tal vocês todos, autoridades, pararem de olhar para seus próprios umbigos e FAZEREM UM BELÍSSIMO ESFORÇO CONJUNTO PARA IMPULSIONAR O BRASIL PARA FRENTE, sem ideologias e sem melindres (no amplo significado das duas palavras)?

  • Comunistas de merda! Essa OAB precisa ser extinta, pois não tem serventia nenhuma para o povo de bem, somente para defender bandidos e ao sistema.

  • Deverá causar dores de cabeça à OAB também…por militante de esquerda filho de terrorista como presidente…

  • Ninguém comenta o viés ideológico do presidente Jair Bolsolixo e do chefe de máfia Sérgio Moro, seu ministro da Justiça. Demonstra ojeriza ao presidente da OAB sob a estúpida alegação de ser ele de esquerda, como se pertencer a esquerda fosse crime. Quanta estupidez! E estamos vendo isso ser dito por advogados apoiadores do golpe de Estado de 2016 contra a democracia. Isso é preocupante. Que tipo de pessoas temos como advogados! Advogados lambe botas de juizecos bandidos como o Moro! Não gosto da OAB e nem de seu atual presidente, considero-o covarde! Por que? Porque até o presente momento ele não pediu desculpas aos brasileiros e aos advogados, por ter a OAB se unido à escória da política brasileira, Eduardo Cunha, Temer, etc. e aos gangsters da Lava Jato para ajudar a patrocinar o golpe contra a democracia. Moro é muito mais que chefe de quadrilha, ele é também um serviçal subserviente dos interesses do governo americano. E sua atuação como juiz e agora como ministro é absolutamente vergonhosa.

  • Pessoal, vamos ser francos: Não existe hoje nenhuma pessoa decente, honesta, humana e de bem que declare apoio ao presidente racista e corrupto Jair Kit Gay. Apenas vagabundos, corruptos e dementes se atrevem a continuar apoiando esse vagabundo que está na presidência. Dizem que toda regra tem exceção, mas esta não tem, ela é absoluta. Quem ainda continua apoiando essa besta corrupta e ignorante Jair Bolsolixo, é tão demente, tão corrupto e imbecil quanto o próprio Bolsolixo, e nem podem ser mais considerados humanos, são bestas em forma humana, apenas isso!

  • Engraçado como a “jornalista” preocupou-se com os comentários do Santacruz “O Judiciário, assim como qualquer outro poder, deve responder pelos seus erros. Para nós…um apagão das canetas diante da insegurança jurídica.” sendo que hoje, é justamente o que o presidente pensa. Aliás, talvez não com tanta coerência, mas um pouco próximo disto. Possivelmente o “tico e teco” preguiçoso do “soninho” tenha vos dado um “toque” sobre a turma do Moro.
    O eleitorado é tão pequeno quanto os ídolos.

    outra… “militava pela ditadura do proletariado no Brasil”…”O advogado alegou “apologia à tortura” para justificar a perseguição”.

    Sei que na escrita, por parte do transmissor, tanto quanto na leitura do receptor pode haver um ruído básico, nesse caso, entre o eu leitor e a Jornalista houve algo que não me pareceu, digamos, certo, de uma dissertação inerente de posição partidária.
    Não preciso dizer que, quando um movimento reacionário opõe-se contra um sistema vigente, não significa dizer que este movimento seja de cunho igual, mesmo oposto, ao que ele se rebela, até porque para toda opressão existe uma resistência, isso existe até nas coisas mais simples da própria natureza. Sendo assim, posso considerar que os movimentos anti-PT espalhados pelo Brasil além de terem sido uma resistência à perpetuação infindável daquele partido em manter-se no poder, tais movimentos eram também de igual ganancia e cobiça e os que agora se encontram no poder nada mais são do que mais do mesmo?

    A tal “perseguição” dita aqui referisse aquela velha briga de gato e rato, onde um é vitima e o outro algoz, assim acreditam vocês que escreveram a matéria, mas o Jair nunca foi vitima de nada, Santa Cruz cumpria seu papel, juízes têm essa função e ela não está no patamar mediano de alguns outros que desvencilham sua ética no caminho da vida para obter o exito desejado, mesmo não sendo correto só para ser o “vitorioso”.

  • Qual a moral desta criatura? Tem bome de Santa Cruz, mas não deve rezar nem um Pai nosso. Como advogados foram votar nesse cara? Não deveria mais haver cobrança de anuidade, não serve para nada e oab é cabide de empregos.

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...