fbpx

Filiado do PCdoB é nomeado membro titular do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura

 


O presidente Jair Bolsonaro nomeou ontem (1º) Andrey Roosewelt Lemos como membro titular do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão ligado ao Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT).

Militante LGBT e filiado ao PCdoB há 21 anos, Lemos foi indicado como representante do Ministério da Saúde para ser um dos 23 membros do conselho ligado ao Ministério de Direitos Humanos.

Além disso, ele também é presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT). A informação é da revista Crusoé.

Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

O presidente teve atritos com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura em junho, quando exonerou os 11 integrantes do órgão e decretou que grupo passaria então a ser formado apenas por participantes não remunerados.

O caso foi denunciado à ONU por ativistas da Justiça Global. Também ontem (1º), a organização cobrou explicações da presidência sobre a medida.

Segundo o comunicado divulgado pela ONU, o “Subcomitê de Prevenção da Tortura tem sérias preocupações de que essas medidas pareçam enfraquecer o mecanismo preventivo do Brasil e, com ele, a prevenção da tortura no país”.

O MNCPT faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, criado em 2013 com a Lei nº 12.847. O projeto foi enviado pela então presidente Dilma Rousseff ao Congresso em 2011 em razão da ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes da ONU.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

26 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Bolsonaro nomeou um ativista comunista? Notícia insólita. Dá para explicar melhor essa história?

  • A ONU faz cagada na África e quer dar pitecos no Brasil?!
    Tem países que são ditaduras e são membros da ONU.
    Fora que o sujeito é comunista e o comunismo trouxe as piores ditaduras e torturas dá história.

  • Bolsonaro sabe o que faz.

    A única preocupação é o uso político que alguns fazem da ONU contra governos democráticos conservadores..

  • Heloísa Pires, tenho medo de muita estratégia, nenhum retorno. Rey, o meu apoio ele tá longe de perder, apesar dos pesares. Se tem um sujeito pelo qual levarei minha benevolência até o limite do extremo, é esse presidente aí…

  • Eu apoio pois não vai ser remunerado se quiser ganhar alguma coisa vai ter que trabalhar e se não der conta do recado vai envergonhar o partido dele

  • Aqueles que criticam tal conselho. Graças a ele a jovem estuprada na Praia Grande/SP por PM’s se sentiu motivada a denunciar tal crime.
    Aqui na Capital/SP tive um caso igual. E tomei conhecimento de um outro. Onde as vítimas buscaram em tal meio justiça.

  • A ONU reclamou da retirada de 11 integrantes, então vc põe esse ativista em meio aos outros 22 conselheiros. Ele não tem força pra nada e cala a boca da ONU.

  • Se isso for verdade alguma coisa tem! Vamos aguardar ! Mas q essa ONU é inútil e esse país tá uma m… isso tá!

  • Essa ONU não tem moral alguma e não merece credibilidade. Se Bolsonaro fez isso. Falhou feio! Mas.fazer o quê? Como são uma comissão, várias pessoas decidem é esse mané deve ser um peso morto. Só pra não dizer que escanearam esses lixos da esquerda, que ao meu ver são o câncer desse país. Gente canalha e vagabunda como essa dá esquerda não deveriam mais fazer política nesse país. São gente desqualificada como “a deputadazinha”, viado safado, que chamou ontem Moro de ladrão. Canalhas!!!

  • Espero que seja o suficiente para calar a boca dos críticos.
    Ninguém pode dizer que o Bolsonaro não nomeou nenhum gay no seu governo, mesmo que seja um peso morto.

  • Ao menos ninguém pode acusar o Presidente como homofobico, preconceituoso… não é mesmo? Se não contrata é homofobico …e se contrata é estrategista. Sabem d uma coisa… querem arrumar argumentos contra o Presidente e não tem. Essas pessoas tem q parar d inventar as coisas e tentar se unir p o Brasil poder desenvolver.

  • Bolsonaro ficou louco? Ou é algum tipo de estratégia?
    Sabemos bem que 90% dos que falam que foram torturados, são mentiras! E as torturas contra militares também serão investigadas?
    Bolsonaro cagou, na minha opinião!

  • Os comuna deviam olhar próprio rabo sabendo que o regime que defendem foi um dos que mais matou e torturou no mundo. Podres

  • Concordo com o Negildo…demitiu 11, colocou 22 e só um pra ONU não encher o saco…além de não ser remunerado, não vejo esse escarcéu todo q estão falando…gente até falando de não apoiar mais o Bolsonaro por isso…FF!!!!!

  • Tem gente que não entende nada de política que se acha especialista na temática. Ninguém faz política sozinho, a política é como um jogo de xadrez, em que cada peça mexida, tem um objetivo mais a frente. Ele está colocando justamente um cara desse partido porque aí, tenta neutralizar o mínimo desses esquerdistas. Sem contar que é só mais um integrante, juntamente com outros. Política pra quem não sabe é como uma guerra, você não pode direcionar o ataque para todos os lados ao mesmo tempo, os inimigos tem que ser abatido no tempo certo, um de cada vez. Querer abater todos ao mesmo tempo é certeza de derrota.

  • Samanta acorda ! A ONU quer não só nossa Amazonia , ela quer TUDO , até o nosso direito de pensar!

  • Mas que tipo de decisão é essa? Onde está a explicação do presidente por nomear um militante do PCdoB? Há poucas semanas uma criança foi esquarteja por duas militantes que eram filiadas ao PCdoB, e então o indivíduo nomeia um cara que também é filiado a um partido comunista, quem é mesmo que comete tortura???

  • Será mesmo que ele sabe o que faz? Creio que sim, depois de ter se filiado a um partido dito cristão atrás de votos da comunidade evangélica, colocado Damaris em ministério, nada mais me espanta.

  • Seus “falsos conservadores” (muitos aqui)… o mais estranho, dessa “estratégia”, é um dito “comunista” (comum de dois), vir a participar desse mito governo! Quem quer enganar quem?…

  • A “ONU” QUER “ÔNUS”? MANDA ELA SE METER E DAR SEUS “PITACOS” EM PAÍSES COMO VENEAZUELA, CUBA, COREIA DO NORTE E OUTROS PAISECOS SOCIALISTAS COMUNISTAS MAIS, QUE ESTÃO MATANDO SEUS POVOS OU SERÁ QUE SÓ QUER SE METER ONDE NÃO FOI SOLICITADA.

  • Presidente sabe muito bem o que faz e porque faz, e em questão a ONU ,ela que vá se catar ….não nos representa, Comunista Bandida!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...