Fundão mal saiu do Senado e já foi aprovado pela Câmara

 


O projeto que abre brecha para o aumento do fundo eleitoral e retoma a propaganda partidária (extinta a apenas 2 anos atrás), mal saiu do Senado e já foi votado e aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18).

O texto aprovado permite, por exemplo, que os recursos financiem compra ou aluguéis de imóveis pelos partidos; contratação de contadores e advogados; e pagamento de juros, multas e débitos eleitorais.

Na terça-feira (17), os senadores desidrataram o projeto com quatro exclusões e mantiveram apenas a destinação de recursos ao fundo eleitoral, rejeitando todas as outras alterações feitas pela Câmara.

Os deputados acataram as mudanças, acompanhando o parecer do relator, deputado Wilson Santiago (PTB-PB).

Para valer nas eleições municipais do próximo ano, as regras precisam ser publicadas em até um ano antes do pleito, ou seja, até o começo de outubro deste ano.

Rodrigo Maia

Na manhã desta quinta-feira (19) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está entre os assuntos mais comentados do Twitter. 

Os internautas ironizam o “empenho” de Maia em agilizar a votação. Outros ainda, o acusam de ter “passado por cima” de tudo e todos para aprovar o projeto. 

Uma outra controvérsia é que no começo desta semana, o parlamentar disse ser contra o aumento do Fundão:

“Acho que não é o caso, neste momento, de se mexer em valor de fundo eleitoral. Se mantiver o valor da eleição passada, é o máximo que dá para fazer”, declarou o presidente da Câmara. Ainda segundo ele,  a situação do Brasil não permitia aumentar os recursos para o próximo ano.

O pedido de grande parte dos eleitores agora é que o presidente Jair Bolsonaro vete o projeto que seguiu para sua sanção. 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

17 Comentários

Clique aqui para comentar

  • os deputados do meu estado que votarem nesse projeto VERGONHOSO, eu não votarei neles, ou quem ele indicar… e farei campanha contra esse político. Alguém aí financia meu projeto de vida??? Tem algum dinheiro fácil assim pra financiar meu projeto de vida??? POLÍTICOS CANALHAS.

  • Tudo é jogado nas costas de Bolsonaro? Por que não houve uma mobilização popular para impedir esta votação? Aí sim se justificaria com mais força esta cobrança de veto, embora espero que vete mesmo.
    E a medida provisória, entre outras, mandada ao Congresso por Bolsonaro, que não mais obriga as empresas de publicarem seus balanços nos jornais impressos que parece que provavelmente não vai ser votada e pode caducar? Onde estão os empresários para se mobilizarem de alguma forma para que se vote e aprove a medida proposta pelo governo? Depois não adianta se lamentar e dizer fingidamente que o governo é ruim.

  • Esses DEPUTADOS de Brasília são como o barango PT: suas mães saíram do ventre podre de Satanás em uma zona de p.u.t.a.ri.a. São todos charlatões desgraçados. Como o PT são barangos do Inferno. Chalatões vigaristas.

  • Como é lá fora ? Como a coisa funciona nas grandes democracias ?
    Vamos pegar os EUA como exemplo.
    A primeira coisa que um sujeito que quer ser eleito faz , é ter grana para a campanha. Ele vai pedir dindin falando em palanques improvisados , vai falar com empresários para conseguir fundos, faz campanha em escolas e faculdades . Ele fala e ouve . Se compromete com resultados , se eleito. Sim. É um toma lá da cá , mas isto é fundamental para a democracia , pois o candidato ao receber o dinheiro para a campanha , está comprado e amarrado com aquilo que falou.
    Agora vejamos no Brasil .
    Os políticos recebem o dinheiro limpinho , sem que tenham se comprometer com nada. Não se comprometem em fazer nada depois de eleitos.
    Então surgem os ” centrões ” , uma quadrilha de políticos que fazem propostas e aprovam leis que batem de frente com aquilo que o povo quer . E eles estão preocupados ? Nem um pouco . Sabem que terão grana para mentir na campanha e os analfabetos políticos continuarão a votar neles . Isto não parece um golpe para tomada de poder por meios ilícitos ?

  • Por mim, o Presidente Bolsonaro tem mais é que deixar essa merda ser aprovada, para que o boa parte do povo brasileiro que elegeu CANALHAS como o Nhonho tome na bunda, para só assim tomar vergonha na cara e nunca mais votar nesse merda!!!

  • Brasileiro merece mais é se ferrar, porque colocaram idiotas no parlamento como o Nhonho e cia. Agora querem jogar essa responsabilidade nas costas do Presidente, VTNC!!!

  • Uma cambada de vagabundos , querendo afanar o dinheiro de nossos impostos, não vamos deixar , povo brasileiro , autoridades com caráter , vamos acabar com essa bandalheira com o dinheiro público , o povo já está sendo penalizado na reforma da previdência, e vem esses corrupto criar leis para roubarem na cara do povo, VETA BOLSONARO!

  • O Presidente Jair Bolsonaro trabalha com os militares, pois ele tem certeza que a corrupção ali é quase zero… bom, pensando aqui, porque não colocamos militares dentro do congresso??? Nas próximas eleições é algo a pensar. VOTAR SÓ EM MILITARES que tenham COMPROMISSO com o Brasil… PATRIOTAS… em sintonia com o Presidente Bolsonaro.

  • Essa briguinha infantil entre os influenciadores da direita só traz um resultado, disperção do povo.
    Entendam uma coisa crianças, tudo e qualquer coisa pode dar certo se o povo estiver em massa apoiando. Não são seus lindos olhos que intimidam os congressistas e ministros do STF, é o que o povo em massa pode fazer se for desagradado!
    Se o povo quiser eles tem que fazer mas para isso é preciso mostrar a nossa força, intimidar, botar essa cambada em choque, atacar os MEDOS deles!
    Desde o começo do ano eu estou falando em formação de militância, mas o PSL está se comportando igual os outros partidos, escondido na moita esperando as próximas eleições, uma vergonha!
    Mais uma vez precisamos de militância organizada e a multidão sob um único coro,mas tudo o que temos é briguinha de egos entre os principais influenciadores direitistas e a disperção do povo.
    Puta que pariu , vão todos tomar no ku! Estou quase me juntando aos que pedem intervenção militar!
    Vou esperar mais uma ou duas semanas para ver se o PSL ou os influenciadores da direita se mexem e entram em um consenso, caso contrário me juntarei aos intervencionistas! Pelo menos eles sabem o que querem.
    Diego Fernandes

  • Bom dia,
    Não sei se isso será lido pela equipe, mas seria interessante levantar as ligações do centrão com a mídia (os “donos da mídia” ligados a políticos) e cruzar para ver quem está apoiando esse fundão e o retorno de propaganda política ($$$ para mídia). Criar leis para “auto-benefício” é escandaloso.

  • E um absurdo, deputados de SP que votaram nessa bandalheira com o dinheiro do contribuinte NUNCA mais eu voto! É vou fazer propaganda contra…aguardem.

    É uma afronta com todos os que estão desempregados, que vão se aposentar com menos.
    Querem continuar com a farra do dinheiro público.
    O governo se esforçando para fechar o rombo do PT e esses políticos estão da brincadeira

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...