fbpx

General, ex-ministro da defesa do México, é preso nos EUA



Autoridades americanas prenderam nessa quinta-feira (15/10) um ex-secretário de Defesa mexicano, general Salvador Cienfuegos, por acusações de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, disseram as autoridades.

Cienfuegos, de 72 anos, foi secretário de Defesa de 2012 a 2018 do então presidente Enrique Peña Nieto.

A prisão do general aposentado Salvador Cienfuegos em Los Angeles foi anunciada em um tweet na madrugada pelo chanceler mexicano Marcelo Ebrard. Um funcionário do governo mexicano confirmou que a prisão foi solicitada pela US Drug Enforcement Administration.

A prisão ocorre em um momento em que o governo Trump pressiona o México a tomar medidas mais duras contra as organizações de tráfico. O país é a fonte de quase toda a heroína e metanfetaminas que chegam aos Estados Unidos e uma importante rota de trânsito para a cocaína e o fentanil.

Em setembro, Trump disse que o México “deve demonstrar claramente seu compromisso com o desmantelamento dos cartéis” e trabalhar mais para apreender os produtos químicos usados ​​na produção de fentanil.

Cienfuegos foi preso no Aeroporto Internacional de Los Angeles com sua família. Embora as acusações não tenham sido anunciadas, a Associated Press citou uma fonte não identificada dizendo que o mandado de prisão listava alegações de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...