Gestão Bolsonaro tem o maior orçamento para educação da história

Bolsonaro 33


Segundo Pedro Piccoli, doutor em Administração e professor de Finanças da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica, conforme os dados disponibilizados pelo Portal da Transparência, nota-se que o contingenciamento anunciado pelo Ministério da Educação do atual governo é menor que o corte efetuado em 2015, durante a gestão petista, que atingiu 23,3% do orçamento.

Segundo ele, ainda que seja transformado em corte integral, o investimento federal em educação realizado pela atual gestão terá sido o maior da história, atingindo o patamar de R$ 111,3 bilhões.

* Com informações de gazetadopovo

“Manifestações pela Educação” – dia 30

No último dia 30 de maio, durante as “manifestações a favor da educação”, convocada pela esquerda, ativistas usaram coquetel molotov para incendiar um ponto de ônibus em Goiânia. No mesmo dia, um boneco que representava o presidente Bolsonaro foi queimado por um grupo de militantes, em Brasília.

No final da manifestação, o repórter Marcelo Matos, da Jovem Pan, foi atacado por ativistas enquanto fazia uma cobertura jornalística dos atos que ocorreram na Avenida Paulista, em São Paulo. Marcelo estava em frente a Estação Oscar Freire do Metrô, quando foi ofendido e peitado por manifestantes.

No ato, que defendia a soltura do criminoso condenado pela Justiça, ex-presidente Lula, havia cartolinas com mensagens e desenhos, placas que incitavam o ódio e a violência, bandeiras “Lula Livre, entre outros. As câmeras tiveram certa dificuldade de encontrar, entre tantas vermelhas, a verde e amarela, a bandeira do Brasil.

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

31 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Prçamento é uma previsão, os investimentos só saberemos ano que vem. Por enquanto na UFPR falta até papel higiênico nos banheiros.
    Apenas aguardando esse grande investimento

  • Será que falta verba ou está sendo mal gerida? Não sei, não vi, mas, a observação feita pode ter outras justificativas que não sejam necessariamente falta ou diminuição da verba, fica a dúvida

  • Melhor assumir logo que é pago pelo governo do Biroliro pra veicular mais fake news e notícias tendenciosas. Suas matérias claramente são redigidas com viés político e religioso, totalmente o contrário de uma matéria jornalística que se preze, que se atém aos fatos ao invés de opiniões e anseios pessoais. Esse site é uma piada!

  • Engraçado esse comentário de meia pataca aqui, falando que falta até papel higiênico na UFPR, ué querida va falar com o Reitor e responsáveis por cuidar do dinheiro porque o dinheiro chega isso sem dúvida, agr como é gasto é outra história, Va cobrar dos responsáveis ou só tem coragem de postar comentários na internet?!.

  • Falta até papel higiênico? Ué?!?! Desde quando petista limpa a bunda (quer dizer, o Cú, senão ofende o órgão mais importante da esquerda, aí haja mimimi). Os esquerdopatas usam banheiro? Não cagavam e mijavam somente nas ruas? Mas vai uma dica, limpa com maconha, porque tem muita nas universidades dos queridos reitores de esquerda.

  • Comédia mesmo, a galera que fala mal do site é na maioria petistas que adoram O Antagonista, um site mentiroso e que adora distorcer os fatos nos títulos de suas matérias. Pq será que muitas universidades federais não querem a polícia, será que é pelo número exorbitante de drogados ? Será que é pq em universidades federais como em minas, alunos faziam drogas nos laboratórios? Quem já visitou a USP por exemplo sabe bem oq se tornou uma universidade. Sem falar dos reitores que muitos ( não todos) são envolvidos. Paredes pichadas , tudo quebrado…sem contar que os alunos não deixam entrar nem os professores e muito menos os alunos que realmente querem estudar.

  • Tendenciosa a materia nem um pouco ne. Nao da pra acreditar nisso nao. E quem incita ódio e violencia nao é manifestante pela educação, e sim o presidente q só faz medida de merda… Gasto com educação onde? E o presidente tem qual preocupação com educação? Pq em 30 anos de vida publica onde viveu na mamata ele nao estudou o minimo pra ser capazcde ser presidente

  • Bom mesmo era o lindo, cheiroso, educado, culto, inteligente, intelectual, degustador de bebidas a base de cana de açúcar, nosso maravilhoso Lula, que está preso (depois de condenado em segunda instância injustamente) por culpa do “gópi”, do Juiz Moro e do Bolsonaro, que está sendo manipulado pelas mãos imperialistas do Trump… antes, desde 2003, tudo no Brasil funcionava e não tinha nenhuma, eu disse nenhuma, corrupção, ninguem era assaltado e assassinado, “nóis” tinha saúde e educação e não tinha desemprego, era tudo uma “marolinha”, que saudade disso tudo que foi destruído agora em menos de 6 meses… bem agora vou parar de escrever, porque vou fumar mais um baseadinho com o meu reitor preferido porque estou “di bódi”.

  • É difícil ver esse pessoal brigar com dados fornecidos pela própria Universidade e ainda assim, insistirem em culpar o governo.

    Vão estudar de verdade e trabalhar, bando de vagabundos! E parem de usar a Universidade como boca de fumo.

  • Mesmo mostrando claramente valores, provando com fontes confiáveis ainda sim os esquerdistas vão reclamar e berrar suas idiotices onde é que vão e pior ainda ficam achando que ainda tem toda razão.

    Excelente matéria do Terça Livre que cada vez mais está se consolidado como uma verdadeira mídia a serviço da verdade e do Brasil.

  • Como se a culpa da catástrofe que vivemos fosse do atual governo, e o pior é que parece que essas pessoas de esquerda realmente acreditam nas baboseiras que saem da própria boca !

  • Enquanto isso os petistas se mordem com raiva do sucesso do governo. E não tem nem 1 ano ainda, imagina daqui a 5, 10, 20 anos.. sim, pq a esquerda nunca mais colocará as mãos malditas e sujas no nosso Brasil.

  • O Problema da educação nunca foi a falta de dinheiro desde que foi adotada a lei de responsabilidade fiscal, e sim a administração e o desvio dele, a reportagem traz apenas informações e não comentários ou doutrinações, a Balbúrdia da esquerda não tem fundamento e sempre acaba em violência, enquanto a manifestação dos Patriotas essa é Representativa e busca no meio desse Lamaçal uma alternativa para o País.

  • Hahaha a esquerda imunda pira, isso são dados, não opiniões suas antas que idolatram um ladrão mentiroso.

  • Logo vi….quem diz essas frases CRISTÃO, CONSERVADOR geralmente vive dentro de uma caixinha e apresenta auto estima muito baixa

  • Acho que esse rapaz Mateus deveria ler um pouco mais ,quem sabe história ou então sobre a revolução francesa, sobre o holocausto,e então fazer comentários com mais conhecimento de causa….viver alienado nem sempre vale a pena para não cometemos injustiças pelas bobagens que fizemos.

  • esquerdopata não gosta de estatísticas e dados, pq eles não sabem lidar bem com a realidade rsrs…

  • Estudo na UFPR em um dos campus mais isolados, sept e até lá tem papel higiênico. Não é igual a esquerdinha falou aí .. aliás esses dias teve até festa junina só qria saber se foi patrocinado como dinheiro público

  • Apenas dois pontos.
    1 – Um corte menor do que o de 2015 não aumenta a receita, continua diminuindo ela, mesmo que em ritmo menor.
    2 – Valores absolutos não servem para comparação, há diversas correções, como a inflação por exemplo, valor da moeda, etc. Importa saber quanto da receita total é proporcionalmente investido.

    Enquanto isso a vanguarda de pesquisa do país sofre diversos ataques e caminhamos para nos tornar um país que não pode desenvolver a própria tecnologia a custo de enriquecer as oligarquias do ensino privado.

    Sejam mais criteriosos na leitura dos números. Dados podem ser torturados para dizerem o que quisermos.

    Abraço

  • A matéria não trás os dados, até por que estes dados não aparecem no transparência, apenas os gastos. Citou um outro autor sem trazer link pra fonte, logo apenas disse, mas não provou. Dos cinco parágrafos que tem lá, três são pra atacar as manifestações e o lula, dois pra afirmar e nenhum pra dar dados ou link pra verifica-los. Percebe o quão raso é?? Parece que foi criada para corroborar com a defesa do governo, sem nenhum embasamento na realidade.

  • Mas nunca houve papel higiênico nos banheiros da UFPR. Acredito que a Alice está confundindo com a UTFPR, mas lá continua tendo.

  • O orçamento do qual ele não participou é o maior? Ah sim. Só saberemos de fato a partir do próximo ano. Tudo presidente “pra pronto” o primeiro ano de governo, por isso a tentativa de redução nos cortes.

  • Aumentam sempre o orçamento, e esquecem do dinheiro em caixa, que não existe. Parabéns à câmara, e ao senado, no governo anterior que permitiram esse orçamento.

  • Má gestão nas universidades federais, não é culpa do governo Federal. Mas o pessoal que reclama pode ficar tranquilo. Na hora que o governo entrar nas federais para ver como o dinheiro é aplicado, vai ter dinheiro para quem reclama até do papel higiênico.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...