Gilmar Mendes barra possíveis investigações sobre Glenn Greenwald

Adriano Machado/Reuters


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade e deu uma cautelar para impedir que autoridades investiguem o militante Glenn Greenwald pela ‘recepção, obtenção ou transmissão de informações publicadas em veículos de mídia, ante a proteção do sigilo constitucional da fonte jornalística’.

Na decisão, Gilmar afirma que a atuação do jornalista é digna de proteção constitucional, independentemente do seu conteúdo ou do seu impacto sobre interesses governamentais.

“A despeito das especulações sobre a forma de obtenção do material divulgado pelo jornalista – matéria que inclusive é objeto de investigação criminal própria –, a liberdade de expressão e de imprensa não pode ser vilipendiada por atos investigativos dirigidos ao jornalista no exercício regular da sua profissão”, defende.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

34 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Anda sendo DEPRIMENTE ler toda e qualquer notícia relacionada com as atitudes desse Supremo Tribunal do LuLa !! Até onde esses caras querem chegar meu Deus do céu???

  • Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam sementes de amor, de bondade, afeto….
    Quem semeia urtiga não colhe rosas.
    O gilmar mendes tem seus interesses pessoais e corporativos…
    Os boçais, são nada mais que corpos com alma, porém ausentes de cérebro.

  • Cadê aquele “jornalista” do Allan dos Santos que gosta tanto de falar do Glenn Greenwald? Ficou com vergonha de aparecer depois que soltou aquela Fake News a respeito da internação, ataque cardíaco e consumo de Cocaína? 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • Por ter divulgado ele realmente nao pode ser preso, mas se tiver comprado o Racker ai sim pode ser preso e espero que seja pq tá na cara. E a Manuela conseguiu fugir.

  • Vergonha esse Gilmar Mendes, defensor de bandidos!,, Na época do governo petista jornalista era deportado por nada! agora esse marginal do Green pode escrever e divulgar as suas FAKES NEWS que nada acontece! Isso é BRAZIL!

  • Mas como investigar uma pessoa pode ferir a liberdade de expressão? Não faz sentido nenhum
    Se não tiver nada errado é proibido divulgar qualquer informação, sempre foi assim
    STF proibindo investigação é sinal de tempos sombrios

  • Maria vc está bem mal informada, querida. Globo e outros jornais confirmaram a internação do Verdevaldo…pare de viver em Nárnia que ficará sabendo das notícias reais. Quanto ao Gilmar Mendes, o que será feito para tirar esse lixo do STF? Não aguento mais tanto absurdo, todo dia esse cara faz o que quer e NINGUÉM o enfrenta…já deu!!!!!!!

  • Não gostar do Gilmar é uma coisa, outra é dizer se ele fez certo ou errado, no caso do jornalista, infelizmente está correto, mesmo porque a Constituiçao Federal, nossa lei maior, diz claramente que o jornalista não tem a obrigaçao de divulgar a fonte. Está na lei Maior, portanto, desavisados de plantão, não adianta chiar. O problema maior deste país é a zona que virou o Judiciario como um todo…

  • Submundo Tribunal Federal!
    Subserviência diabólica em cumprir o propósito do chefe… roubar, matar e destruir!

  • Sem esta proteção não há jornalismo. Tem de investigar os hackers, Manuela D´Avila e cia, mas o jornalista tem de ter proteção mesmo, carai…

  • @Punky , é, só que não é só a “internação”. Ele esqueceu o INFARTO e a COCAÍNA. Mentira tem perna curta. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Allan dos Santos tá muito quietinho, só fica no Twitter. Se ele soltar mais uma Fake News aqui, vai destruir de vez o Terça Livre! 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Tentaram ferrar com a lava jato é Sérgio moro..usando métodos irregulares pra tentar libertar o tio Lula quando foram descobertos foram pedir ajuda ao tio Gilmar..agora ninguém sabe di nada…esse gringo nem jornalista é..mas o grupo Globo faz questão de encher a bola do cara..da nojo do desespero desse povo

  • Márcio Mota, a investigação seria pra saber se ele pagou ao hacker. Isso é crime não protegido pela liberdade de expressão. Leia as matérias, não só os títulos.

  • Os Bozos estão enlouquecendo a podridão da vaza jato.Uma hora a farsa ia aparecer.Chupa golpista…

  • Desejo um câncer no esôfago para o Gilmar e a digníssima esposa Guiomar, bem como um câncer de língua para o Toffoli é Levandovaky .

  • Quando Luiz Fux assumir (é o próximo presidente do STF), o Gilmar vai ficar quietinho no lugar dele; qualquer coisa que ele não gostar, ele cassa ! Tomara que o Fux assuma logo.

  • Tudo que ele vê que é contra a operação Lava Jato sempre terá o apoio desse senhor. Porisso se justifica os vários pedidos de impeachment contra ele no Senado. Só falta tomarem tomarem a atitude.

  • Pra que serve o stf…? Nos estamos pagando essa Quadrilha de Terroristas para jogar contra nos , e defender bandidos ja passou da hora de dar um basta nesse BANDIDOS

  • Esse ministro sempre defendeu o mal,e enquanto ele ocupar essa cadeira bandidos estarão sendo protegidos.

  • Pimenta no dos outros é refresco. Porque então não se pode falar dos deuses do STF. Não pode, nem investigar, falar, questionar, então eles estão acima da LEI E DA JUSTIÇA. Não sou um raker, nem se se escreve assim mas, será que não aparece um DESTES dos BONS e abre a caixa preta……… Deixo claro que estou exercendo meu direito legal de opinião, sem ofensas e sem incitação ao crime ou coisa que o valha. Pois do STF tudo pode, inclusive me processar.