Gilmar Mendes ‘salva’ Guido Mantega da Lava Jato



O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decidiu “salvar” o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, da mira da Operação Lava Jato. 

Gilmar Mendes julgou que a 13ª Vara Federal de Curitiba é incompetente para julgar fatos em apuração por outra jurisdição e que não tenham relação com a Petrobrás. Agora, o caso será tratado na justiça do Distrito Federal.

Guido Mantega deixa de ser réu e volta a ser alvo de inquéritos. Ele foi acusado por corrupção e lavagem de dinheiro, tendo recebido propina da Odebrecht para atuar na edição de medidas provisórias que beneficiavam empresas do grupo, permitindo o refinanciamento de dívidas.

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, aceitou em maio deste ano, denúncia contra o ex-ministro da Fazenda e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, no âmbito da Operação Bullish.

Segundo a denúncia, ambos participaram de desvios no banco público que teriam resultado em benefícios indevidos de até R$ 8,1 bilhões em favor da empresa JBS. As operações irregulares ocorreram entre junho de 2007 e dezembro de 2009, de acordo com a acusação do Ministério Público Federal (MPF).

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...