Globo diz que errou ao produzir reportagem sobre Heloisa Bolsonaro e que ‘jornalismo não é imune a erros’

 


O Grupo Globo assumiu que errou ao produzir reportagem sobre o curso de Heloisa Bolsonaro e disse que “como toda atividade humana, o jornalismo não é imune a erros”.

A nota foi publicada na noite desta segunda-feira (16). Conforme divulgado pelo Terça Livre, um repórter da revista Época fingiu ser cliente da psicóloga Heloísa Bolsonaro para produzir uma matéria que revelava o método de trabalho da profissional e divulgar opiniões pessoais da esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Após cinco sessões realizadas no espaço de um mês, a revista publicou uma matéria, que passou a circular na sexta-feira, 13 de setembro, na versão digital de Época.

O repórter trainee João Paulo Saconi só revelou sua identidade ao fim das cinco sessões. Ele ligou para a psicóloga durante a semana comunicando que havia gravado as sessões e que iria publicar a matéria.

Em nota, a ÉPOCA  disse que “se norteia pelos Princípios Editoriais do Grupo Globo, de conhecimento dos leitores e de suas fontes desde 2011. Mas, ao decidir publicar a reportagem, a revista errou, sem dolo, na interpretação de uma série deles” e que “o erro da revista foi tomar Heloisa Bolsonaro como pessoa pública ao participar de seu coaching on-line”.

Leia o texto na íntegra:

“Como toda atividade humana, o jornalismo não é imune a erros. Os controles existem, são eficientes na maior parte das vezes, mas há casos em que uma sucessão de eventos na cadeia que vai da pauta à publicação de uma reportagem produz um equívoco.

Foi o que aconteceu com a reportagem “O coaching on-line de Heloisa Bolsonaro: as lições que podem ajudar Eduardo a ser embaixador”, publicada na última sexta-feira. ÉPOCA se norteia pelos Princípios Editoriais do Grupo Globo, de conhecimento dos leitores e de suas fontes desde 2011. Mas, ao decidir publicar a reportagem, a revista errou, sem dolo, na interpretação de uma série deles.

É certo que em sua seção II, item 2, letra “h”, está dito: “A privacidade das pessoas será respeitada, especialmente em seu lar e em seu lugar de trabalho. A menos que esteja agindo contra a lei, ninguém será obrigado a participar de reportagens”. A letra “i” da mesma seção abre a seguinte exceção: “Pessoas públicas – celebridades, artistas, políticos, autoridades religiosas, servidores públicos em cargos de direção, atletas e líderes empresariais, entre outros – por definição abdicam em larga medida de seu direito à privacidade. Além disso, aspectos de suas vidas privadas podem ser relevantes para o julgamento de suas vidas públicas e para a definição de suas personalidades e estilos de vida e, por isso, merecem atenção. Cada caso é um caso, e a decisão a respeito, como sempre, deve ser tomada após reflexão, de preferência que envolva o maior número possível de pessoas”.

O erro da revista foi tomar Heloisa Bolsonaro como pessoa pública ao participar de seu coaching on-line. Heloisa leva, porém, uma vida discreta, não participa de atividades públicas e desempenha sua profissão de acordo com a lei. Não pode, portanto, ser considerada uma figura pública. Foi um erro de interpretação que só com a repercussão negativa da reportagem se tornou evidente para a revista.

Em sua seção 1, item 1, letra “r”, os Princípios Editoriais do Grupo Globo determinam: “Quando uma decisão editorial provocar questionamentos relevantes, abrangentes e legítimos, os motivos que levaram a tal decisão devem ser esclarecidos”. E o preâmbulo da mesma seção estabelece com clareza: “Não há fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros. Quando eles acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira transparente”.

É ao que visa esta Carta aos Leitores. Explicar o que levou à decisão editorial equivocada, reconhecer publicamente o erro e pedir desculpas a Heloisa Bolsonaro e aos leitores de ÉPOCA.”

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

101 Comentários

Clique aqui para comentar

  • XÔ globosta!
    ¨¨
    A qualidade de nossa energia depende das crenças que mantemos.
    Sentimentos nobres elevam nosso padrão energético, enquanto os mesquinhos nos empurram para baixo.
    Nosso apoio, Heloisa Bolsonaro.

  • Parece um assassino, quando vai preso, diz estar arrependido. CANALHAS!

    NOSSO APOIO, HELOISA BOLSONARO.

    Processa a vespa.

  • Desculpas!!!!?????
    São anti profissionais, usaram de má fé, falta de ética, respeito.
    Tem que ir pro pau, ou seja: PROCESSO NO LOMBO.

  • A que ponto essa empresa chegou… quando nos tornamos escravos de ideologias o cinismo desabrocha a maldade anda a galope, a ética e a moral desaparecem. É cretinismo puro. Idiota é aquele que da moral a esse tipo de notícia que ao meu entendimento é fofoca do mais baixo nível.
    Que arrependimento tenho eu que, até pouco tempo, gastava meu suado dinheiro para comprar essa infame revista para me atualizar daquilo que julgava importante. Ainda bem que acordei. Temos outras fontes mais confiáveis até que se prove o contrário.

  • O tempo do casulo é o segredo da borboleta.
    Não revele o processo, deixe que vejam o resultado.

    Boa Sorte.
    Nosso apoio.

  • Crime de ética! Espero q o jornalista assim como a revista que publicou seu material estejam sujeitos aos rigores da lei e à repulsa da população. C a palavra, psicólogos e jornalistas!

  • Até onde vai essa emissora na tentativa de derrubar um presidente democraticamente eleito, envolvendo a família, e todos sabem o motivo, o corte da verba publicitária.#globolixo

  • ENGRAÇADO, A GLOBOLIXO NÃO CANSA DE COMETER ERROS COM A FAMÍLIA DO NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO …COM OS MINISTROS…COM OS PARLAMENTARES QUE APOIA O GOVERNO BOLSONARO…ERRAR É HUMANO SIM…MAS PERSEGUIÇÃO…FAKE NEWS É CRIME

  • Só não pediram desculpas ao Bolsonaro…já que é evidente que o único motivo da matéria era atingir o nosso Presidente. Esse é o “podrão” Globo de qualidade. #globolixo.

  • Então né como estirpar um câncer ,pois bem na nossa grande mídia tem uma chamada globolixo e com a palavra nossos leitores . !!!!?????.

  • Que vergonha esse povinho, sem materia relevante ou falta de pudor mesmo, ficam querendo se promover com o nome da familia Bolsonaro …..Tudo isso deve ter um mandante; assim como houve o caso atentado ao presidente!!
    E que até agora ninguém sabe o nome do mandante! Pensando bem …..Os mandantes são todos esses que fazem a vida falando mal da familia Bolsonaro!?!?
    Pior que ninguém percebeu isso!!!
    Sem querer eles mesmos estão se revelando dia após dias ….
    Cada materia contra Bolsonaro, está aí camufladamente um dos mandantes ..”É só investigar direitinho que chegará ao mandante- mor ” Não é possivel tanto ódio dentro das pessoas !!! Será que nao percebem que se o país não der certo…..Todos sofrerão o mesmo impácto !! Assim como tdos estamos pagando pelas robalheiras do passado!!!
    Pior que agora o governo atual é culpado por tdos esses trilhões levado pela facção da gestão passada. ..Portanto é só investigar cada um que se manifesta contra o governo atual, está aí escondido um dos mandantes !!!
    Pensando bem essa é a realidade!

  • Está na hora do MP fazer alguma coisa! Essa emissora não manda nesse país! Ou então o povo tem que ir a luta contra eles, mostrando que não queremos esse tipo de jornalismo aqui dentro! Tenho nojo desse tipo se jornalista que se esconde atrás da liberdade de imprensa!!!!!!!

  • Estamos vivendo uma desinversao de valores éticos e morais. A vida mostrará da pior forma para este grupo e para os anti-éticos que ali estão que a mentira nunca prevalecerá. Deus é justo e Bem aventurados são aqueles que tem fome e sede de justiça. Justiça seja feita!

  • Não foi apenas um erro, foi mau caratismo, e continuação da perseguição sistemática que fazem ao presidente e seus familiares, visando a inviabilizacao do governo Bolsonaro.

  • Nós podem!!! Dizer que não houve dolo!!! Pensam que somos idiotas? Deve ser processada pelo que fez sim!!!

  • A Globo mostrou um desespero e despreparo enorme ao colocar essa reportagem insana em público.

    O jornalismo que era imparcial virou uma empresa com pensamentos e atitudes capitalistas não importando com a verdade e a moral.

  • Fizeram mea culpa para diminuir a indenização que vão ter que pagar, nota redigida pelos advogados da eporca !!
    Arrependimento não existe nenhum !!

  • O problema é conseguir acertar. Difícil para um jornalismo medíocre que vive nos erros.
    É vergonhoso o que andam fazendo.

  • A Globo não tem ideologia, ao contrário do que muitos pensam. A Globo faz parte de uma minoria, de durante décadas, prejudicou o país em favor de privilégios financeiros, não importando se estes atos trariam a miséria e o atraso de milhões de brasileiros.

  • Sinceramente, caso eu fosse assinante, cancelaria de imediato a assinatura! Uma falta total de ética, moral e respeito às pessoas. Vale tudo pra atingir o governo…

  • Esse veículo de desinformação é muito útil para entreter e amansar asnos esquerdistas, assim como você que que grita lulixo livre, defende bandido e pensa com o rabo.

  • Tá de brincadeira…..
    A Globo só faz M……
    Canal viro pura FAKE NEWS e PUTARIA.

  • GLOBO COMUNISTA. PAGUEM O DINHEIRO QUE VOCÊS – MAIS DE DOIS BILHOES- NAO RECOLHERAM AOS COFRES PÚBLICOS.
    CONTRIBUINDO COM ISSO PARA QUE MUITOS INFORTUNADOS MORRECEM NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS.
    GLOBO COMUNUSTA.

  • Desculpas nada tem ser punido dentro da lei com processo e cadeia já , vocês do globolixo são uns vermes e escrotos junto com as mídias que reportam mentiras .

  • Erro o cacete, vocês com seus “erros” destroem a reputação de pessoas, portanto, devem ser punido criminalmente, por seus atos levianos, que somente visa prejudicar e destruir a reputação alheia… Processe, dona Heloísa Bolsonaro, essa imunda emissora, ela é responsável pelo que for escrito, por seus funcionários, e pela forma, como eles adquirem suas matérias…

  • A Globo em si já é um erro craxo e nojento…faz tudo premeditado para prejudicar pessoas que atravessam seus caminhos….não leio, não assisto mais absolutamente nada que pertença a essa máfia “jornalística”

  • Essa globobosta e todos da esquerdalha estão prontos para destruir o nosso país, mas tarda mais não falha o castigo vem dobrado, eu nunca imaginei de ver tanta covardia partindo de uma emissora que se escondia por detrás de safadezas e o povo acreditando em tudo que esses merdas noticiavam, mas acabou pra vocês seus vermes o povo de bem acordou, voces falando é mesmo que um elefante cagando um monte de merda fedida

  • Acontece que a militância LGBT da grande mídia não está”cometendo erros”. Está intencionalmente usando as prerrogativas de Jornalista para trapacear,manipular e perseguir um Presidente que ganhou as eleições fora do con$en$o corrupto empurrado goela abaixo do povo. É que o funcionário da Revista não achou nada que servisse a drama ou fofocas dessa vez,mas a imundície tem sido sistematicamente praticada, não é erro,vide a perseguição a parentes do Olavo de Carvalho,da Michelle Bolsonaro e da Ministra Damares, cuja mesma revista Éporca insinuou ser uma sequestradora!

  • Destroem a pessoa e depois pedem desculpas!! Isso é canalhice! O grupo Globo perdeu toda a credibilidade, estão descendo ladeira abaixo! Lamentável!

  • Erro?
    Erra é quando deixamos um bolo mais tempo no forno e ele queima! Ou quando comemos muito até explodir!
    Quando se junta Produtores dos mais bem pagos do país, repórteres dos salários melhores, um emissora que se diz ser uma das maiores do Globo, e a família do Presidente da República NÃO EXISTE POSSIBILIDADE MÍNIMA DE ERRO! ENGANO! LAPSO! FALHA!
    TUDO É CALCULADO É INTENCIONAL.
    Meramente para ” Linkar” alguma possível irregularidade dessa mulher com o “Pai”.

    Nojo.
    Cada dia pior.
    Cada dia mais repugnante.
    O fim das organizações Marinho/Globo é triste.
    Pois eles possuem tudo para montarem conteúdos Fantásticos.
    escreverem matérias fabulosas, venderem horrores em revistas e programas televisivos!
    Mas escolheram o caminho errado, da militância esquerdista num país de maioria Conservadora e JÁ TOTALMENTE ESCLARECIDA É DECLARADA DE DIREITA.

    Nunca mais Esquerda nesse país.

    Se ainda há resistência aguardem!
    Toda resistência QUEIMA e vai pro lixo!

  • A verdade que a Globo Lixo só recuou por conta que pegou Mau a Reportagem, mais o Intuito da Globo Lixo todos Sabemos,não era nora e sim tentar atingir a imagem do Presidente, coisa que a Globo tenta fazer 24 Horas, por ter Perdido as Mamatas dos cofres Públicos dos Governos Petralhas, que encheram as Burras da Globo Lixo , com dinheiro Público.

  • Ao diferenciar a Esquerda purista dos esquerdinhas, nao assumo a postura de denegrir, mas de alertar sobre os perigos que corremos, todos os dias. Farei uma sugestao de leitura (deveria ser obrigatoria, principalmente para os Jornalistas, que sao os olhos da sociedade) – Yuri Bezmenov, um ex agente da KGB. Hoje, ha’ poucos profissionais comunistas e uma infinidade se “idiotas uteis” e o que a Globo fez foi estrategicamente calculado. Todos contra um e, ainda assim, apanham feio.

  • Me desculpem, mas estou cansada de ver comentários em TODAS as redes sociais chamando a Globo de lixo, mas essas pessoas continuam assistindo a Globo, dando ibope, geeeente, muda de canal, e assim vai ver o fechamento da emisora que tanto fala mal do Brasil e do presidente !

  • Que bom que assumiram o erro… não consigo pensar que pessoas passam por curso “superior” e tem a capacidade de fazer o que esse “repórter” fez … Ridículo, totalmente dispensável, sem crescimento algum…

  • A Revista Época, do Grupo Globo, pede desculpas pelo erro mas, como outros meios de comunicação, tenta insistentemente atacar a figura do Presidente Bolsonaro e a sua família. A Globo é um câncer que tenta destruir valores como família, caráter e respeito.

  • Aceito o pedido de desculpas, mas vou cancelar minha assinatura da revista Época. Como eles admitem que erro é algo comum, não pretendo ser enganado novamente.

  • O maior erro foi torná-la pública?
    A Época vai ter de publicar mais um “Erramos”. Tirar vantagem, falta de caráter e honestidade, dizer quem foi demitido/afastado no processo. Este seria o mundo ideal, mas o importante é quem fala.

  • A rede Globo chegou ao fundo do poço, jornalistas medíocres fazendo esse tipo papel… É lamentável!

  • Não sei o porquê de tanto ódio da Globo contra Bolsonaro e sua família.
    Parece-me ser uma empreitada orquestrada para ofuscar e denegrir o governo Bolsonaro.
    Ontem dia 16/09 Bial entrevistou um jornalista que escreveu o livro sobre Bolsonaro.
    Parecia coisa da novela das nove, Dona do Pedaço da própria emissora, em que aquele investigador que por todas as maneiras prejudicar o personagem “Chiclete “.
    Foi ridículo. Bial não estava entrevistando. Nitidamente estava com intenção tendenciosa para achar algo que pudesse comprometer a vida particular do Presidente.
    Isso é um desserviço que a mídia está prestando ao País.
    Por que Bial nunca se preocupou e esmiuçar a vida da Dilma ou do Lula em entrevistas semelhantes.
    Ainda bem que os entrevistados Escritor e Advogada são pessoas inteligentes e não caíram nas cascas de banana postas pelo Bial.
    O papel da imprensa é informar.
    Mas informar isenta de quaisquer paixões partidárias, políticas ou religiosas.
    Desculpe-me Bial.
    Sei que vc não irá perder nada com minha declaração, porque sou um simples cidadão aposentado de 77 anos e que sempre amei a justiça, a paz, o caráter e o respeito pelo ser humano.
    Sem paz o nosso país jamais sairá dessa situação.
    Sempre o admirei com muito destaque, mas me decepcionei muito com você.
    Por favor, esqueça suas paixões políticas e convite a Rede Globo a ajudar reerguer nosso país, independentemente de quem seja o seu governante.
    Pense nos milhões de brasileiros, telespectadores dessa magnânima Organizações Globo .
    Receba meu afetuoso abraço.
    Paz Bem!

  • Baixaria.
    Perseguição.
    Desespero.
    Despreparo.
    Política Nojenta.
    Ataque pessoal.
    Golpe baixo.
    Vindo de um grupo que não respeita nem os seus usuários.
    Cancelei minha TV p/ assinatura (SKY) em protesto a essa emissora que dissemina o ódio e imoralidade.

  • Não foi apenas um erro editorial
    É tentar fazer jornalismo a qualquer custo
    Não basta pedido de desculpa
    Foi vergonhosa a matéria
    Merecem o prêmio de imprensa marrom
    Se não há esse prêmio
    Poderia ser criado e merecem a honraria de receber em primeira mão

  • A Grobobo não se desculpou, apenas disse que “errou”.
    Vejam que o reporter pagou pelas sessões que participou, como teve pagamento isto deve ter sido aprovado pela direção. A matéria de capa é aprovada pela própria direção, logo não foi erro, a reportagem foi premeditada para atingir o Bolsonaro.

  • Admitiu o erro ao ver que a matéria não produziu o efeito desejado. Cada dia a globosta perde mais a credibilidade que nunca teve.

  • A globolixo é um lixo mesmo só serve para atacar o atual governo não tem princípios são sem vergonha mesmo agora pede desculpa ….Asas à vai sfde

  • Essa rede de esgoto, se acha no direito de denegrir a imagem, da família Bolsonaro! A qualquer custo, tem que ser punida!

  • Deveria ser afastado da profissão pois apresenta perigo para a sociedade ao exercela. O Judiciário deve afastar os perigos da sociedade para o BEM de todos. Até pelo fato de a defesa ser “pifia” visto ser antagônico declarar ter capacidade de produzir por uma semana uma matéria sem ter capacidade de avaliar a ilegalidade. Notem, nao foi um impulso foi sim uma elaboração e execução de um atentado bem elaborado, bem executado e atingiu o objetivo.. e agora pasme, ainda tenta minimizar a capacidade de raciocínio do grande público e tenta se safar.

  • A impressa podre deste país vive do caos’ entao para esta emissora lixo e seus seguimentos, o caos é o que os alimenta… triste é ir a postos de saúde’ hospitais’ ou outro locais públicos e encontrar aparelhos de TV sintonizados nesta que parece ser o padrão de informação e entretenimento dos brasileiros. Muda Brasil ou mudamos dele!!

  • Reconhecer o erro JAMAIS será o bastante, ou trará de volta a parcialidade, isenção e qualidade editorial.
    É absurdamente evidente o caráter depreciativo, invasor e covarde de uma pauta como essa, tenham vergonha de ser sempre lembrados como uma mídia sorrateira, que invade a vida das pessoas como se não houvesse um pingo de respeito a privacidade.

    No dia em que vcs se derem conta que trabalhar em prol da nação, gerando informações que construam valores éticos e morais será uma guinada , um marco. Oque acho pouco provável que aconteça.

  • Erro Criminoso , Ja passou da hora desta Empresa de mentirosos e comedores do dinheiro publico ser fechada, ou vai esperar 05 Outubro de 2022 quando vence a Concessão?

  • Logo vcs, jornalistasinho da globo falando de imune a um erros, logo vcs, que vivem julgando o presidente por qualquer palavras erradas, tudo criticam, fazem uma reportagem colocando em crianças da escola propositalmente. #globolixo

  • #globolixo. Forjar cinco consultas, só para descobrir “ podres “ e jogar aos quatro ventos, a que ponto chegou essa emissora , graças a Deus está ruindo.

  • Isso foi uma canalhice premeditada, e tanto o jornalista “trainee” quanto os responsáveis pela chefia da redação devem ser punidos com os rigores da lei, pois há um claro flagrante de tentativa de atingir o Presidente Bolsonaro e o seu governo, através de ataques desse nível e de assassinato de reputação da sua família.

  • este, que se diz jornalista, este tal que nem merece ter o nome citado.
    sabe perfeitamente o que estava fazendo, e fez, para denegrir a família Bolsonaro, merece sim um processo por difamação e rompimento de sigilo profissional, e espero que a Rede Globo, se ferre..

  • Esse grupo de revistas e sites da Globo já perdeu a noção do “bom senso”, tentam achar de qualquer forma algum assunto que possam usar para prejudicar o governo ou atingir pessoas ligadas a família do Presidente Bolsonaro, não sabem eles que estão dando um tiro no pé, pois cada vez mais está explicito a “sacanagem” e não a parcialidade das notícias vinculadas por eles.

  • Interessante uma revista com tantos anos no mercado, “com profissionais competentes”, se equivocar com algo tão banal. Se a revista não tem capacidade de saber o que pode ou não fazer/publicar, esta nao deveria continuar veicula do notícias
    Também é muito fácil e confortável cometer erros e depois falar, me desculpe, errei!
    Concordo que todo mundo erra, mas devemos aprender com os erros. Eu aprendi…, comprava a tal revista no passado, mas hoje, jamais!!!

  • Globo vai pagar caro por tripudiar a inteligência do povo brasileiro. Nunca imaginei não assistir o JN, e faz 8 meses que Nunca mais perdi meu tempo com futilidades.

  • Heloisa deve processar os agressores e também o conselho de psicologia por omissão em defender seus associados….
    COVARDES!

  • A hora fica fácil dizer que errou e os autores da matéria serão punidos? E a vítima vai ser indenizada? Estão mal de diretor de pauta e de boas intenções o inferno está cheio! Ou cada um faz o que quer dentro da empresa sem cumprir com a moral e a ética que tanto apregoam?

  • tem de processar….e com valor exorbitante….para aprenderem a respeitar qualquer pessoa….e principalmente uma mulher….como se ela fosse uma ignóbil, que podem dizer o que quer e tratar do jeito que quiser e se sair bem com essa….agora, cadê as feministas de plantão? cadê se pronunciarem contra uma arbitrariedade dessas?

  • A rede Globo não tem notícias
    Tem sòmente opiniões politico partidária (contra o atual presidente Bolsonaro) baseadas em informações de militantes da oposição!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...