Governo socialista espanhol na corda bamba



O Parlamento da Espanha rejeitou o esboço de orçamento do governo para 2019 nesta quarta-feira, abrindo caminho para a queda do socialista Pedro Sánchez.

Na terça-feira, fontes do governo e do partido socialista do primeiro-ministro espanhol, disseram à Reuters que ele convocaria uma eleição antecipada se o esboço fosse rejeitado, e que 14 e 28 de abril seriam as datas mais prováveis.

Os socialistas têm menos de um quarto dos assentos no Parlamento e precisavam do apoio de partidos regionais menores, inclusive os catalães, para aprovarem a proposta de orçamento.

Mas os partidos catalães, insatisfeitos com a recusa de Madri de cogitar ou debater, entre outras questões, um referendo de independência para a região do nordeste do país, votaram contra a proposta, assim como a centro-direita e os conservadores.

Ao todo, 191 parlamentares votaram contra o orçamento e 158 a favor, e houve uma abstenção.

O líder do Partido Popular, Pablo Casado, classificou o resultado como “uma moção de desconfiança contra Pedro Sánchez”.

As divisões profundas entre espanhóis pró-união e secessionistas da Catalunha foram sublinhadas na terça-feira, início do julgamento de 12 separatistas acusados de rebelião após uma tentativa de separação em outubro de 2017.

Informações: Reuters

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Quem apoia o LLuLLadrão, tá perdendo a confiança dos povos. É a direita voltando do mesmo modo que os militares, nas urnas e no conceito. Por aqui vai ficando cada veza mais difícil a vida dos ptistas, que se insurgem com agressões, de pessoas inocentes e fora da disputa. Matam seus companheiros, que possa lhes dar visibilidades na mídia e nem se importam. Fogem para a Espanha e provoca uma queda de governo. Outros casos acontecerão e a rede esquerdista mundial,vai ficando mais curta e ruim,se auto extinguindo.

  • Foi só faltar os dinheiro dos EUA que viria do famigerado acordo climático de Paris que seria usado para bancar o socialismo deles que a casa começou a cair na Europa. O plano era bom, trazemos os imigrantes, fazemos os EUA pagar a despesa e teremos um classe pobre que nos manterá no poder para sempre em troca de bolsas de ajuda. Mas então o Trump aconteceu kkkkkkkk

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...