Governo vai transferir 530 venezuelanos para São Paulo e Amazonas - Terça Livre TV
MundoNotícias

Governo vai transferir 530 venezuelanos para São Paulo e Amazonas

Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, afirmou nesta quarta-feira (21) que, nos próximos 15 dias, o governo federal dará início ao processo de transferência de venezuelanos que estão em Roraima para outros estados brasileiros. Os imigrantes que estão atualmente em Roraima serão encaminhados para o Amazonas e para São Paulo.

Desde 2015 Roraima está sendo “invadida” por venezuelanos que fogem da ditadura socialista de Nicolás Maduro. Segundo o G1, em 2017 foram registrados 17.130 pedidos de refúgio pela Polícia Federal.

De acordo com dados da prefeitura de Boa Vista, 40 mil venezuelanos vivem atualmente na cidade, o que representa mais de 10% dos 330 mil habitantes da capital.

“Eles padecem de fome. No ano passado, a população venezuelana emagreceu, em média, oito, nove quilos. É uma situação seríssima, uma crise humanitária que nós não podemos virar as costas e estamos fazendo o possível e o impossível da melhor maneira”, afirmou Padilha sem citar a real causa da catástrofe no país vizinho.

O ministro conversou com jornalistas após a primeira reunião do Comitê Federal de Assistência Emergencial, criado na semana passada pelo presidente Michel Temer. O grupo será responsável pelo acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade causada pelo fluxo migratório.

Segundo o ministro, o governo precisa administrar não só os venezuelanos que querem ficar no Brasil, mas também os que estão apenas de passagem.

 

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close