fbpx

Greta vai processar Brasil e demais países que utilizam combustíveis fósseis

 


A adolescente alarmista sueca Greta Thunberg e outras 15 crianças, entraram com uma queixa na ONU na segunda-feira (4) , acusando cinco países de “inação” no combate às chamadas mudanças climáticas.

A denúncia, apresentada ao Comitê dos Direitos da Criança da ONU, acusa Argentina, Brasil, França, Alemanha e Turquia de não cumprirem suas obrigações de agir contra as mudanças climáticas, colocando-as em violação da Convenção sobre os Direitos da Criança: Child, um tratado de direitos humanos de três décadas que estabelece os “direitos civis, políticos, sociais e culturais das crianças”.

“A mudança precisa acontecer agora para evitar as piores consequências. A crise climática não é apenas o clima. Significa, também, falta de comida e falta de água, lugares que são inabitáveis ​​e refugiados por causa disso. É assustador ”, disse Thunberg em comunicado ao anunciar a denúncia.

As 16 crianças peticionadas têm entre 8 e 17 anos e são originárias da Argentina, Brasil, França, Alemanha, Índia, Ilhas Marshall, Nigéria, Palau, África do Sul, Suécia, Tunísia e Estados Unidos.

A queixa foi apresentada por meio do Terceiro Protocolo Opcional, um mecanismo que permite que as crianças solicitem formalmente que a ONU tome medidas em relação à causa de escolha do peticionário.

O registro da denúncia ocorreu no mesmo dia em que Thunberg fez o famoso discurso sobre os líderes mundiais na Cúpula de Ação Climática da ONU, em Nova York.

“Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola, do outro lado do oceano, mas todos vocês vêm a nós, jovens, em busca de esperança. Como você se atreve ”, disse a adolescente. “Você roubou meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”, acrescentou.

Com informações, Breitbart

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...