Grupo de deputados quer CPI para investigar conduta de Moro na Lava Jato

 


Um grupo de deputados quer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta de Sergio Moro enquanto juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, e responsável pelos processos da Lava Jato.

A CPI deverá ser composta por 31 deputados titulares e igual número de suplentes, para investigar no prazo de até 120 dias a suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e Sergio Moro, com base nos vazamentos do The Intercept.

O foco da investigação será, de acordo com o requerimento:

– As mensagens trocadas entre o então Juiz Sergio Moro e os Procuradores da República no Paraná;

– O provável conluio entre as autoridades supracitadas, o que pode ter acarretado processos corrompidos em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos.

– A existência de autoridade tentando usar a estrutura do Poder Judiciário em proveito próprio e para fins políticos.


– A configuração dos seguintes crimes: fraude processual, prevaricação, advocacia administrativa e abuso de

autoridade.

O texto do requerimento também aponta que “as questões reveladas são de uma gravidade ímpar. Se houve, de fato, comunhão entre o Poder Judiciário e Ministério Público, constata-se violência contra o Estado Democrático de Direito e os princípios constitucionais”.

Assinam o pedido os deputados:

André Figueiredo (PDT); Alessandro Molon (Rede); Daniel Almeida (PC do B); Ivan Valente (PSOL); Jandira Feghali (PC do B); Orlando Silva (PC do B); Paulo Pimenta (PT) e Tadeu Alencar (PSB).

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

17 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Manda essa petralhada ir trabalhar e parar de mimimi. Ai de quem vota em sujeitos como esses; é jogar voto fora sem dó. Para nós sobra o ônus de sustentar essa jeito e suas regalias com nosso suor de impostos. Triste sina.

  • Chocante esses deputados que tramam contra a Pátria, que querem mesmo a continuação da bandalheira, da corrupção desenfreada e da miséria resultante disso!!! Sérgio Moro nos representa, representa a liberdade de um povo sofrido e trabalhador que está cansado de sustentar tanta corrupção, tanta mordomia e malandragem!!!

  • Esses caras querem ver o brasil pegar fogo? É isso mesmo? Nós, povo de bem, não deixaremos que ataquem a Lava Jato e o Ministro Moro!

  • Pilantras e canalhas!
    Traidores da país e dos brasileiros!
    Tentam continuamente e sem nenhum pudor, perverter a moralidade das coisas e disseminar a desinformação!
    Deveriam perder seus mandatos.
    Moro, juntamente com a equipe da Polícia Federal e dos Procuradores da Lava Jato, representam o grito de desespero dos brasileiros pela aplicação da justiça contra esses corruptos
    #apoiomoro #brasillivredecorruptos

  • Bem que o Ciro Gomes avisou, como sempre, ta chegando a hora do moro, parou de ser um juiz e virou um politico, um juiz não pode conversar com nenhuma das partes se não ele é suspeito e isso causa nulidade ao processo, é a lei, claro que o pt vai se aproveitar disso para tentar soltar o lula( que tmb n acho que é inocente), precisamos mostrar ao nosso povo que o fanatismo esta destruindo essa nação, nem o lula nem o bolsonaro são preparados para governar o pais, triste ver que o povo não sabe eleger presidentes preparados, é como dizia Enéas carneiro, um presidente tem que ter preparo, infelizmente escolheram o lula e não ele, e essa situação se repetiu em 2018.

  • agora vamos ver quem é ladrão! essa cpi só vai carimbar toda verdade que já esta explicitamente divulgada!!! #forabozolulalivre

  • vou discordar de vc,joão lazaro! diferente de bolsonaro,Lula em seis meses que assumiu o governo o cenário já se encaminhava para um progresso.e isso ficou comprovado não só para o Brasilcomo para todo o mundo,que o governo Lula foi o melhor governo nos últimos 30 anos. “talvez o amigo não seja brasileiro ou tenha sido um dos prejudicados quando Lula reduziu os salários absurdos de algumas classes do nosso país.e digo mais,talvez o amigo estivesse morando no exterior no momento que o Brasil alcançou a sexta posição na economia mundial!!!!! #forabozoLulalivre

  • “Crimes: fraude processual, prevaricação, advocacia administrativa e abuso de autoridade.” Por um instante eu pensei que eles estavam falando do supremo.

  • O bom disso será mais 172 nomes que não vamos votar em 2022 e serem investigado acabar o fórum privilégiado dessa corja e ir para a cadeia gravem bem esse nomes, que está contra a lava toga, e por isso que falou em 2022 não votem: PT, PSDB, MDB, PCdoB,PSTU,DEM,PSOL, PDT, e aposta em novos parlamentar com idéias semelhante ao do presidente o congresso prospere e que as leis avancem mais rápido que agora está indo numa marcha bem lenta

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...