fbpx

Grupos de advogados querem OAB sem partido

Conselho Federal da OAB
 


O Terça Livre conversou nesta terça-feira (21/4), com o doutor Paulo Faria, um dos advogados à frente de uma luta para que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não seja mais usada para fins políticos.

O doutor Paulo nos explicou duas ações recentes dos grupos e as intenções dos profissionais que se empenham na causa. Ele participa do Movimento Advogados do Brasil (MABr) e Direita Jurídica Conservadora Nacional (DJCN). O primeiro congrega mais de 7000 advogados, o segundo também reúne um alto número de profissionais do direito.

Na primeira ação que Faria nos explicou, um grupo de 140 advogados apresentou à Justiça Federal do Distrito Federal um pedido de interpelação judicial a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, questionando-o se tais fatos são verídicos ou não, além de outros questionamentos sobre a ADPF 672, proposta no STF em 31/03/2020.

O processo nº 1023614-36.2020.4.01.3400 foi distribuído para a 20ª Vara Federal Cível e aguarda pronunciamento do juiz.

A ação anterior, mas de igual vulto e de iniciativa dos mesmos grupos de advogados, aconteceu na quarta-feira (15/04), quando 102 advogados de 19 estados e do Distrito Federal, que representa mais de 7 mil outros profissionais em território nacional, impetrou um Mandado de Segurança para afastar o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, do cargo por desvio de finalidade e abuso de autoridade.

Ambas ações ganharam atenção do público, da Ordem e das autoridades, além de gerarem, para surpresa de todos, respostas em tempo recorde.

Confira a entrevista completa

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sempre acreditei que existem engrenagens para que a política seja sempre “corporativista”…
    Uma doença sem cura o STF, o Congresso, e a Presidência da República… Os interesses comuns são desfavoráveis ao Contribuinte… Que quanto mais necessitado, menos favorecido.
    Temos um presidente popular na minha opinião, com vontade de acertar as contas com todas as camadas sociais… Mas o remédio é ineficaz para o avanço da doença.
    Francisco Xavier, 65 aa, Professor Aposentado, BA.

  • OAB ja foi uma das instituiçao mais respeitado do pais hoje nao passa de uma Orcrim nas mao desse felipe santa cruz

  • Só rindo mesmo, vcs sabem como são eleitos os diretores da ORDEM? Se soubessem, não se manifestariam.
    Boca fechada não entra mosca.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...