fbpx

Guerra da esquerda contra o UBER pode chegar ao Congresso

UBER
 


O Terça Livre ouviu nesta terça-feira (3/12) o vereador carioca Leandro Lyra (Novo) que está a frente do combate pelos aplicativos de transporte individual como o Uber e similares.

Segundo o vereador, parlamentares de esquerda na Câmara Municipal do Rio de Janeiro investem contra a concorrência de mercado, visando “restringir e limitar a atuação dos aplicativos de mobilidade” e “limitar o número de motoristas” cortando mais de 60 mil motoristas de aplicativo.

As medidas, de acordo com o parlamentar aumentam a carga tributária e podem resultar em “peso no bolso do cidadão“.

Confira a entrevista completa

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

38 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Estes improdutivos nada fazem para beneficiar ou ajudar a população, quando algo aparece e beneficia muitos com trabalho, aparecem uns para interferir. Político no Brasil e uma erva daninha que precisa ser arrancada…

  • Não será instinto pq o povo não aceitará de maneira alguma.querem votos e dinheiro dos aplicativos.qurem prejudicar inúmeras famílias mais tbm os trabalhadores.rsquerda e um câncer p o Brasil.vermelhos fora .O povo não aceitará de forma alguma .Não vai acabar .a esquerda está morta .querem acabar com o Brasil. Fora corja de vagabundos canalhas.bolsonaro não vai perder pq ele é do povo é o povo é Bolsonaro.brasil acima de tudo.deys acima de todos.p frente BRASIL.

  • Quando o Uber quebrar o sistema de transportes público.e começarem a aumentar o preco aí vocês vão defender uma empresa americana que não paga nada de impostos no brasil.esse vereador deve tá levando algum por fora.aqui em Salvador mesmo essa merda de app.esta deixando a cidade travada.

  • Bom a todos eu pergunto a todos que usa a Uber vocês acreditam em almoço grátis. Alguém já perguntou quem paga a outra parte claro que não porque não enteresar pra quem tá usando mais o motorista que se ferro e a empresa fique rica cada vez mais o Brasileiro precisa aprender com os ingleses e deixar ser um povinho de só querer ok levar vantagens em tudo isso é vergonhoso para o mundo

  • Porque um idiota desse não procura fazer alguma coisa que realmente ajude a sociedade…
    Quem quiser solicitar um carro por APP que solicite, cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro. Vereador bosta querendo aparecer com atitudes bosta. Vai querer mexer logo com uma empresa que tanto tá ajudando ambas as partes da população

  • o bom desses aplicativo que abriu a oportunidade de motoristas na informalidade, hoje graças a eles tenho uma carteira de passageiros particulares que andam comigo, e isso pelo fato de eu atuar só nas áreas médicas….obrigado uber e 99 por trazer novos passageiros pra mim

  • Aqueles que deveriam defender o bem comum e os interesses da população, vendem seu mandato e negocia interesses corporativos.

  • Na minha opinião tem haver um consenso para se chegar ao resultado que favoreça à todos os envolvidos.
    Taxistas também tem família para sustentar.
    Uber faz uma concorrência desleal em comparação com os táxis.
    Então vocês que tem o suposto poder para decidir pensem como se fossem taxista é motorista de aplicativo,cheguem ao meio termo para que todos possam levar o seu pão de cada dia.

  • Bom dia me chamo Aldair e nunca vi um parlamentar falar tanta besteira ao mesmo tempo. Primeiramente, não sou contra os veículos de aplicativo, acho que eles podem prestar um serviço de qualidade e agregar valor à cidade do Rio de Janeiro, porém, existe uma prefeitura que tem que manter a ordem da cidade para que ela funcione bem. Não é possível transitar numa cidade onde não se tem o mínimo de controle sobre a quantidade de veículos que presta o serviço de transporte. O número de taxis na cidade São estipulados mediante o número de usuários para que não aja um excesso de veículos transitando pela cidade. O número de ônibus e a mesma coisa. Quando ele fala em retirar 60 mil motoristas ele está mentindo descaradamente, pois hoje já existem mais de 200 mil motoristas só no Rio de Janeiro. Ele só fala na população que vai pagar mais barato, mas não fala que a cidade está totalmente engarrafada pelo número excessivo de veículos rodando e estacionados em locais irregulares, não fala que até hoje a prefeitura não recebeu o número de carros que rodam na cidade, também não fala que os veículos estão em péssimo estado, batidos, com retrovisor com fita adesiva, pneus carecas, motoristas dirigindo de camiseta e bermuda e sem qualquer fiscalização. Mente ele quando diz que o projeto impede aos motoristas de pegarem passageiros na rodoviária e aeroportos. A verdade é que eles ficam parados ao entorno das rodoviária e e aeroportos em locais proibidos congestionando as vidas para aguardar passageirois. Ele não fala que as empresas de aplicativos sonegam impostos já que não demonstra o quanto fatura com cada carro. Ele é simplesmente mais um que briga pelo interesse político também.

  • A política dos partidos de esquerda sempre foi “Quanto pior melhor”.
    Nossa cidade apesar de ser maravilhosa é suja e muito mal cuidada, tiro São Paulo como exemplo, sendo a cidade mais poluída do Brasil, porém você não vê sujeira acumulada no meio fio, carros, ônibus e caminhões fechando cruzamento.
    Poderiam colocar em pauta na câmera dos vereadores o fim do salário dos vereadores, passando a ser voluntariado!

  • Primeiro, o STF decidiu que as prefeituras, a pretesto de estar regulamentando, limitar a atividade dos motoristas de aplicativo, o que fere o princípio da livre iniciativa e ampla concorrencia. Sabendo disso, o que estão fazendo é teatro.

  • Achar solução tosca desse jeito é fácil, esses imbecis não enxergam que o país está escasso de empregos e sem alternativas de ganhar dinheiro com outras formas rápidas de ganho sendo que na verdade querem taxar pra morderem a parte deles

  • O projeto de lei que estão tentando empurrar nos cariocas é elaborado pelo senhor Jorge Felipe Presidente da Câmara municipal filiado ao MDB, partido esse que dá apoio ao presidente Bolsonaro, aliás o líder do governo no senado é do MDB. Até quando vão utilizar de fale News para confundir o povo?

  • Trabalho como uber meu ganha pão. ..vcs não podem ver homens honestos felizes.. quem Rouba São os políticos….Acho que vai ser tirar alimento de boca de famílias. . Políticos Desgraçados.

  • Pensando por outro lado.
    Quem está proibindo, irá conseguir emprego para todos esses que vão ficar sem o ganha pão?

  • COMO PODE DEFENDER UM MODELO DE NEGÓCIO QUE VAI NA CONTRAMÃO DA ECONOMIA DE UM PAÍS ?
    UM MODELO DE NEGÓCIO QUE RETIRA DA CIDADE 4 MILHÕES DE REIAS POR DIA ? (SOMENTE A UBER), 99 E CABIFY SE NEGAM A PAGAR OS IMPOSTOS…
    UM MODELO DE NEGÓCIO QUE ESTÁ SENDO BANIDO DE TODAS AS CIDADES DO MUNDO QUE NÃO OPTARAM POR REGULAR ?
    UM MODELO DE NEGÓCIO QUE USA MOTORISTAS PARA TRANSFERIR NOS VEÍCULOS SEM MOTORISTAS ?
    UM MODELO DE NEGÓCIO QUE SE LANÇOU NA BOLSA DE VALORES AOS INCRÍVEIS $ 45 DÓLARES E HOJE ESTÁ VALENDO $ 25 DÓLARES ?
    EXISTEM DIVERSAS TEORIAS PARA DEFENDER ESSE MODELO DE NEGÓCIO SEM UMA REGULAMENTAÇÃO ADEQUADA, UMA DELAS SÃO OS INTERESSES POLÍTICOS, COMO O VEREADOR LEANDRO LYRA ESTÁ NO PRIMEIRO MANDATO E SEM NENHUMA PERSPETIVA DE SER REELEITO, TUDO INDICA QUE ELE MESMO NÃO CONHECENDO A CIDADE CARIOCA RESOLVEU ABRAÇAR AS EMPRESAS E AS ASSOCIAÇÕES DE MOTORISTAS DE APLICATIVOS COM O ÚNICO OBJETIVO DE ANGARIAR VOTOS…
    SUGIRO QUE O TERÇA LIVRE VÁ ÀS RUAS CONHEÇER A REALIDADE DESSES MOTORISTAS DE APLICATIVOS…

  • *UM MODELO DE NEGÓCIO QUE USA A MÃO DE OBRA DE MOTORISTAS PARA TRANSFERIR SEUS INVESTIMENTOS NOS VEÍCULOS SEM MOTORISTAS ?

  • Na verdade tem que ter concorrência dentro do limite da leis tem que ter controle de quantidade previsto controle urbano . Outro quebra financeira do mercado basta vocês presta atenção no mercado lojas fechando por falta de dinheiro circulação pois todo dinheiro saí do país forma de bicont . Existe uma lei que diferencia empresa e cooperativa isso e uma diferença enorme na economia . Defende econômica .

  • Meu amigo, é a esquerda ou o Novo que está contra os app de transporte? Leia seu texto após escrever, é também antes de postar.

  • Deve ser dono de frota de táxi ou coisas similares, ou está recebendo propina dos taxistas e empresa de transportes

  • Boa tarde. Certamente há necessidade de regulamentação e criação de regras para a Uber, pois os motoristas sao escravizados pela empresa, que somente visa o usuario.
    A Uber faz o que quer, sem precisar seguir regras brasileiras.
    Sou a favor de limites para essa empresa.

  • Discursinho vagabundo e frágil esse de “esquerda” contra a Uber. A empresa é 100% picareta e irresponsável, foi proibida de atuar no próprio quintal de Adam Smith. Londres.

  • Boa tarde certamente você que não quer que nada seja mudado no sistema de transporte por aplicativo não é motorista como eu sou.Que dirige o dia todo não tenho férias nem 13° enquanto isso a Uber fica patrocinando clubes no campeonato Brasileiro.Somos tratados como escravos pois sabem que o desemprego tá enorme no Brasil.

  • Sempre !a esquerda podre , invés de ajudar a funcionalidade de transporte urbano e simplificadar o sistema para mais trabalho para o povo.sempre vai contra.esses vereadores são uns lixo da pior espécie.

  • Bom dia a todos , meu nome é Luiz e eu fico triste de saber q vocês convidam o vereador Leandro Lyra para falar tanta besteira.
    Que pena.
    Um abraço.
    Taxista do Rio
    Carlinhos

  • Pq TD comunista insiste em se meter nós negócios da iniciativa privada,na construção já diz q TD cidadão tem direito de abrir o seu negócio e gerar renda,mas eles sempre querem atrapalhar o que dá certo.

  • Criar empregos não criam, agora querer acabar com empregos de quem tirar sustento e gera receita é fácil, concordo que poderia limitar, mas acabar é burrice, com certeza deve ser envolvido com taxista .

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...