fbpx

Hoje, Brasil teria mais de 5 mil mortes por Covid-19, de acordo com estudo da Abin, divulgado pelo Intercept

 


Em 24 de março, o The Intercept Brasil, de Glenn Greenwald, acusava o presidente Jair Bolsonaro de “ignorar” a previsão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de que 5.571 brasileiros morreriam por Covid-19 até 6 de abril.

De acordo com o Intercept (veja aqui), “mesmo informado sobre quantas pessoas podem morrer, Bolsonaro segue fazendo pouco caso da emergência”.

O Intercept disse que teve acesso aos dados Abin que eram classificados como sigilosos e foram enviados a agentes de governos estaduais.

Felizmente, hoje, 6 de abril, o Brasil não tem nem mil mortes pelo vírus chinês. Os números atualizados ontem pelo Ministério da Saúde, contabilizam apenas 486 vítimas fatais da doença no país.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

25 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Esses números refletem o empenho dos governadores na luta de braço com o governo federal. Se não tivesse o isolamento com certeza esse número seria real.

    Só escrevi o que acho. Não levanto bandeira política. Mas sei que vocês que lutam pela tal “democracia sem ideologia” não vão aceitar meu comentário.

    Obrigado e bom trabalho!

  • Prezados, refaçam esta matéria. Veja o que está escrito no site do Intercept: “A Abin preparou uma projeção da demanda por leitos de UTI em duas semanas caso a curva da epidemia no Brasil seja semelhante à de Irã, Itália e China. Nesse caso, a Abin avalia que 10.385 leitos – ou 17,4% dos quase 60 mil disponíveis no país – estarão ocupados por doentes com casos graves de covid-19.” – Irã e Itália ignoraram o alerta do vírus no princípio e China, além de superpopulosa, foi o epicentro. Vamos tentar manter nossa mídia isenta. Chega de ideologismo baratos.

  • Verdade. O Governo federal foi e está lento nas medidas, os governadores aproveitaram o vácuo de liderança do presidente e evitaram uma tragédia maior

  • Pode ser que seja o resultado da quarentena. Ou que a realidade seja bem outra. Talvez venhamos a conhecer a verdade, ou não! A primeira vítima em uma guerra é a verdade.

  • A questão é que há várias teorias, tanto para o isolamento horizontal, quanto para o vertical. Podemos ter opinião sobre eles, mas impossível afirmar qual o melhor. A nós cabe aceitar o que nos é proposto como comunidade. A única certeza é que extremos de opinioes e medo não ajudam…

  • @Iludido, na reportagem da Intercept, diz que caso fosse tomada as medidas de isolamento ( que é o que esta acontecendo) o numero iria para 2.000 mortos e 55 mil infectados. Acho que estamos um pouco distante desse numero.

  • Só esqueceram a falar que teríamos 5 mil mortes se as medidas de isolamento não fossem adotadas ! Graças a Deus os governadores tomaram a iniciativa e evitaram essas mortes.

  • o iludido, seu comentário foi aceito, se fosse na globolixo contra o sectarismo aplicado por ela seu comentário nunca seria aceito.

  • O Intercept disse que teve acesso aos dados Abin que eram classificados como sigilosos e foram enviados a agentes de governos estaduais. Penso eu: ENTAO VAZARAM PARA OS GOVERNADORES E PREFEITOS TOMAREM AS ATITUDES DE DITADORES ?

  • Parte da imprensa e outros inimigos do Brasil, estão apavorados, com medo que o Virus “não dê certo” no Brasil!!!

  • PARA O COMENTÁRIO DO CIDADÃO….
    Aaaaaa ta! Os mesmos governadores que fizeram o vírus se espalhar no carnaval? Agora eles são os salvadores? Olha, o pior cego é o que não quer enxergar!!!! Os únicos que não pregam a democracia são Socialistas e Comunistas, agora também tem os ditadores obrigando o povo a não trabalhar sendo que, hoje fui em uma lotérica CHEIAAA!!! Bancos CHEIOOSSS!!!! E materiais de construção bombando! Então só acredita nesse isolamento quem é muito bobo ou está mal intencionado como muitos políticos!

  • No fim, Bolsonaro estava certo. Os cálculos dan erraram tão feio, que mesmo o cenário otimista, chamado de improvável de ocorrer, previa 4 vezes mais mortes do que temos hoje.

  • Nem se sabe quantas mortes são por conta do vírus chinês. As pessoas estão a falecer por diversas associações de doenças. De qualquer forma, o terrorismo midiático é fu-dido! Ademais, os pequenos comerciantes estão ferrados.

  • Faltou, do meu ponto de vista, uma critica por parte da Jornalista Bruna de Pieri.
    Quando falamos de números. Esclarece-los é de muito bom senso.
    Espera um gráfico cruzando dados entre medidas cautelares do Governo Federal x Medidas do Governo x Medidas embasadas nos métodos de outros países com o vírus.

  • Como se a previsão fosse da intercept, e não da ABIN, inclusive o relatório está lá se quiser ler. Outro detalhe: as previsões da abin se baseavam em verificações das ocorrências em outros países, não tinha nada inventado ali, se você fizer a matemática do negócio vai chegar em resultados bem parecidos.

  • Moro na Alemanha, país que aderiu ao isolamento “light”. Todas as empresas funcionam, transporte público, supermercados, homecenters, padarias, lojas de conveniência, farmácias, ópticas, conserto de veículos, quitandas e mercearias, etc. Pararam os restaurantes, bares, cabelereiros, escolas e outros com proximidade das pessoas. Todos podem sair às ruas, parques e ambientes externos. Vejo pessoas idosas em todos os lugares e todos muito tranquilos e “tocando a vida”…..E os resultados por aqui têm sido melhores do que em outros países com lockdown severo. O Brasil está sendo manipulado pela mídia e oportunistas politicos que contam com a ignorância extrema do povo para fazer valer seus Interesses. Uma Pena…..

  • Pois é “iludido”, seu comentário, pelo visto, foi aceito.
    Mas o que não dá pra aceitar é esse argumento que vc usou. Segundo o Intercept, a ABIN acabou de provar que o que existe mesmo é, no mínimo, imprecisão nos números. Em cima de números imprecisos não dá pra construir nada.
    Não há problema algum em vc levantar bandeira política, vc é livre aqui no Brasil, amigo.
    E não existe democracia sem ideologia, em lugar nenhum do mundo. E penso que o Terça Livre não luta por isso não.
    Deus abençoe.

  • O numero de mortes hoje é um retrato de 7 (a 10) dias atrás. Que é o tempo do PCR ficar pronto e confirmar ou descartar a causa de morte por covid-19. Poderia dizer que o Brasil tinha 949 mortos por covid-19 no dia 31/03/2020 (10 dias atrás).

  • A turma do “quanto pior, melhor”, da #somostodoscoronavirus, torce para que os números de mortos cresçam. Inclusive não se pode confiar nem mesmos nas informações oriundas dos governos estaduais, quando estes são suspeitos de distorcerem as causas das mortes – ninguém mais morre de infarto, falência múltipla dos órgãos, parada cardiorrespiratória, agora é só de gripe COVID19.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...