fbpx

Homem que ateou fogo em ônibus em frente ao Palácio do Planalto foi solto pela justiça

 


Já está solto Cláudio da Silva Lage, 36 anos, que ateou fogo em um ônibus em frente ao Palácio do Planalto.

A juíza Luciana Gomes Trindade, que concedeu a liberdade provisória, citou na decisão que a conduta foi “grave”, mas “não causou significativo abalo da ordem pública nem evidenciou periculosidade exacerbada”.

“Ele possui diversas condições pessoais favoráveis, como o fato de ser primário e possuir bons antecedentes, a existência de residência fixa com confirmação do endereço em audiência e trabalho lícito”, afirmou a magistrada.

A decisão cita três medidas cautelares que devem ser obedecidas pelo rapaz: Proibição de sair do Distrito Federal por mais de 30 dias; Proibição de mudança de endereço sem comunicação à Justiça; Comparecimento a todos os atos do processo.

Preso em flagrante após incendiar ônibus em frente ao Palácio do Planalto enquanto gritava que havia sido presidente do Banco Central e que o presidente Jair Bolsonaro lhe devia R$ 2 bilhões, Cláudio da Silva Lage não está usando tornozeleira eletrônica e nem foi impedido de se aproximar do Palácio do Planalto.

A ativista Sara Winter, no entanto, foi presa como uma criminosa após seu grupo “300 do Brasil” soltar fogos de artifício em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sara não teve nenhuma “condição pessoal favorável” levada em conta no momento de sua prisão e ainda deixou a cadeia utilizando tornozeleira eletrônica e foi impedida de chegar perto do Supremo.

Do mesmo modo, o jornalista Oswaldo Eustáquio foi preso, tratado como blogueiro e não mobilizou a “compaixão” das associações brasileiras de jornalismo do país, que tanto defendem a liberdade de imprensa.

Com informações G1 e Metrópoles

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...