Ibama publica edital para contratar empresa que monitore desmatamento

Floresta Amazônica - Valter Campanato/Agência Brasil


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nesta quarta-feira (22) edital de chamamento público para empresas especializadas no fornecimento diário por imagens de satélites de alta resolução espacial para geração de alertas diários de indícios de desmatamento.

O documento, assinado pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges de Azevedo, diz que a medida justifica-se pela “busca de uma solução viável e operacional para atuação mais eficiente, eficaz, efetiva e com maior celeridade na gestão das ações de fiscalização ambiental no combate ao desmatamento ilegal e exploração florestal seletiva ilegal na região Amazônica”.

Ainda segundo o edital, o Ibama, por mor meio de sua Diretoria de Proteção (Dipro), quer “combater o desmatamento ilegal na Amazônia Legal de forma preventiva ou, no mínimo, contemporânea, para que seja possível interromper a ação criminosa, viabilizando uma atuação mais expedita e não permitindo a evolução e consolidação da ocorrência do ilícito”.

Por isso, para o Instituto, “faz-se necessário obter alertas de desmatamento diários das áreas mais críticas na Amazônia, em uma área pré-determinada de aproximadamente de 1 milhão de quilômetros quadrados, distribuídos a leste dos estados do Acre e Rondônia, norte de Rondônia e Mato Grosso, sul do estado do Amazonas e meio norte do estado do Pará”.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • CALMA AÍ O QUE REALMENTE É PRIORIDADE?? ALIMENTAR OS MILITARES DO EXÉRCITO QUE PELO DITO JÁ NÃO PODERÃO SE ALIMENTAR ADEQUADAMENTE A PARTIR DE SETEMBRO OU INVESTIR NO MONITORAMENTO DE MATAS.

  • Ta “sertu”! E se tais empresas não concordarem incondicionalmente com os interesses do Governo Bolsonaro, então eles serão sumariamente despedidos e/ou exonerados, assim como fizeram com o Diretor do INPE, não é mesmo? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Pra que abrir licitação se a Anita e metade das Celebridades do Planeta já estão fazendo de graça isso???

    kkkkkkkkkkkkkkk

    Melhor criar uma narrativa acusando os Venezuelanos de colocarem foco assim a Esquerda vai entrar em parafuso tentando se explicar..

  • Cheio de pessoal de esquerda por aqui pra tumultuar.. Voltem pra UOL aquela porcaria de portal que filtra os comentários conforme a opinião.. Lixo recíproco.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...