fbpx

IBOPE: Confiança em um presidente é a maior desde 2013

 


A confiança dos brasileiros em 20 instituições e em grupos sociais cresceu 10 pontos em relação ao ano passado, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo Ibope.

A instituição que apresenta a maior recuperação entre os brasileiros é “Presidente da República”, registrando um crescimento de 35 pontos na comparação com o ano passado, indo de 13 pontos (menor índice já registrado até então para uma instituição desde que o ICS começou a ser medido, em 2009), para 48 pontos neste ano, em uma escala de 0 a 100. A alta é a maior desde 2013.

O Governo Federal também apresenta melhora: aumento de 25 pontos, saindo dos 25 pontos em 2018 para 50 neste levantamento.

O Índice de Confiança Social em 2019 fica em 58 pontos, 10 pontos a mais do que o observado no ano passado. Esse resultado faz com que o índice de agora retorne ao patamar de 2011 – segundo mais alto da série histórica – ficando atrás apenas dos anos de 2009 e 2010. 

Contribui para a melhora do índice o fato da confiança em todas as instituições e grupos sociais terem aumentado este ano, situação oposta à identificada em 2018.

O Corpo de Bombeiros mantém-se no topo do ranking pelo 11º ano seguido, com 88 pontos, voltando ao patamar mais alto da série histórica, (mesmo nível de 2009).  

Já a Polícia Federal, presente no ICS desde 2016, ocupa a segunda colocação, com 72 pontos. Na sequência estão Igrejas (71 pontos), Forças Armadas (69) e Escolas Públicas(66).

Por outro lado, o ICS 2019 mostra que a confiança na instituição Partidos Políticos é a menor de todas (27 pontos), ainda que tenha apresentado crescimento de 11 pontos na comparação com 2018. 

O Congresso Nacional, com 34 pontos, amarga a segunda colocação nesse ranking, seguido de Governo da cidade onde mora (44 pontos), Sindicatos e Sistema Público de Saúde (ambos com 45 pontos).

Fonte: Diário do Poder

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

64 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Será que teremos a divulgação dos dados em outros canais? Veremos! Obrigado por divulgar, Bruna. Brasil acima de tudo!

  • Brasileiro é tão idiota, que acredita em qualquer bandido que promete salvar o mundo.

    Normal, vindo de um povo infantil e analfabeto.

  • Jef tu parece um velho chato ninguém acredita em salvador da pátria o negocio é trabalhar todos em favor da melhora continua de um pais que em maioria quer ver o Brasil em destaque mundial esse é o desejo e todo Brasileiro talvez menos você pessimista…

  • Alexandre, estou cagando para esta bosta de país e indignados que macacos com deficiência mental, como o senhor, vem dizer que este antro de filhas da puta vai melhorar.

    Mas é uma terra de subraças iludidas mesmo.

  • Jf. A fé e as obras! Esse é o lema do nosso Presidente. O Presidente Bolsonaro. Vamos lembrar aquela famosa frase para os que lutam contra nosso país: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

  • O que vem desses “DatAsnos” da vida, depois das eleições de 2018, não convence nem os devotos de São Tomé.

  • GALERA B 17!

    Estamos meditando o Santo Rosário, pedindo Bênçãos para V.Exª., sr. Presidente Jair, família , BRASIL!
    Devotos de Santo Domingos de Gusmão!

    AMAMOS VOCÊS!

  • Kkkkk só rindo mesmo de onde tiraram isso? Ainda bem que próprio presidente não acredita em pesquisa, senão isso subiria no ego dele e passaria a acreditar.

  • Muita confiança é sinal de pouca vigilância e muita falta de compromisso, sim, por parte da população que confia. A pessoa que desfruta de grande confiança possui chances extraordinárias de acabar com a vida de quem a delegou confiança. O que ocorre é uma grande preguiça em checar os fatos, e então, é muito mais fácil escolher um personagem para se confiar. Confiar é criar um ponto cego, sinal de trevas, aliás, porque se confia: não se atenta para a checagem de determinadas, ou, então, de todas as condutas do confiado, criando-se, portanto, obscuridades, que podem ser muito danosas.

  • Para mim, não é surpresa o sucesso de Bolsonaro. Basta que analisem os numeros do país em apenas sete meses de governo.

  • Mais um fake news mantido pelo partido do Bozo… Será que alguém acredita… Bolssominions acreditam … kkkkko

  • Vai ver os corruPTos que são contra nosso presidente,querem a volta do nove dedos,o maior ladrão da história do país.

  • É ÓBVIO que a confiança no presidente atual é maior se comparado com a pior presidente na época (Dilma Rousseff) . Francamente, às vezes o IBGE faz e solta pesquisas INÚTEIS! 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Q matéria mais confusa! Aff! Q mentira mais absurda! Eu tenho meu próprio ibope, meu ibope é a verdade da vida q eu vivo. Faz favor!!!

  • Com certeza essa reportagem é tendenciosa e foi encomendada porque não é isso que temos visto pelo país e pelas redes sociais? Dizer que o povo está satisfeito com esse governo é muiiiito falacioso! Um governo que corta recursos da educação, que ataca a classe trabalhadora retirando seus direitos trabalhistas e previdenciários, que está vendendo todas as estatais e aeroportos à preço de banana, que pagou bilhões para que se aprovasse a deforma da previdência e tem a cara de pau de dizer que o país não suporta uma previdência deficitária quando os números mostram o contrário, que ataca seus opositores, que desrespeita as famílias dos desaparecidos da ditadura, que faz apologia à tortura, que não respeita o direito constitucional de manifestação dos brasileiros acionando a força nacional para reprimir essas manifestações legítimas já chegou ao autoritarismo pra não dizer à ditadura! Pra mim, aos 48 anos de idade, é o pior governo que o Brasil já viveu!!! #forabolsonaro

  • Parabéns ao povo brasileiro, por ter eleito o JB e um recado aos adeptos da corrupção!
    Esse país vai mudar, e se vocês não estão contente é só mudarem-se para um país comunista, recomendo a Venezuela onde o grande amigo do 9 dedos está no comando

  • E viva a ignorância. Td lugar que vai e vaiado. E o apoio cresce. Isto é só pra quem é cego e igirante acreditar. Quero ver e saúde, educação melhorar. O rio que é o estado dele , as pessoas estão nas salas vermelhas misturadas. Os vivos e mortos o dia inteiro. A pessoa já está ruim e ainda tem q ficar o dia inteiro do lado de um cadáver. Deixem de serem troumas e ainda ficar na Internet passando ignorância prós outros.

  • Igrejas no meio do ranking? Por isso que o país não funciona mesmo. Parece que o governo ainda não sabe o que é um Estado Laico.
    No mais, o povo está cego. Transformou a política em futebol e agora tem o time PT e o time anti-PT. Uns malucos gritam Lula Livre, outros aplaudem o maluco do Bolsonada. Enquanto isso, o maior chefe da corrupção se mantém rindo, o MDB.

  • Cite o autor da frase. C. L. ? Clarisse Lispector? Fundamental a um jornalismo de reputação positiva.

  • As mudanças estão acontecendo, o país precisa voltar a crescer, quando mudar as caras da política velha nas câmara do deputados, Senado e STF aí sim vamos decolar!

  • Mas que é esse parasita chamado Jeff, só pode ser um petralha revoltado que perdeu a boquinha, ninguém está falando em salvador da pátria seu animal, mas a tentativa de implantar seu socialismo/comunismo não vai funcionar aqui então vá a merda seu alienado mental.

  • O melhor e ver o discurso de ódio da esquerda aqui, citando problemas na saúde e educação como se isto tivesse surgido nestes 7 meses! Ou seja era tudo mil maravilhas, falam de corte na educação mas não sabem nem o que foi cortado e nem o porquê, citam privatização das estatais como vendidas a preço de banana mas não sabem o valor, falam de ódio, preconceito e o mesmo bla,bla….Aquela velha tática marxista acuse seu inimigo daquilo que vc faz!

  • Realmente as trocas em cargos essenciais por amigos do Rei e a compra de jornalistas e também de institutos de medidas de popularidade ,está parecendo até piada. Pois ,acredite sou empresário e converso com empresários e também converso com o povo. É pode ter certeza de que o povo está muito descontente. Este está comprovado o pior presidente do planeta. Só é bom em distribuir cargos aos seus canalhas de estimação, e também para sua família e bandidos milicianos que o elegeram.

  • Governo mais baseado em fake news impossível. Isso deve servir para manter os gados cativos, já que tais falácias só atingem aqueles. Venho aqui ler só para ver quais baixo nível pode ser a comunicação brasileira. No mais, se os dados fossem verdadeiros mas não favorecessem o presidente, seriam omitidos.

  • Toda pesquisa do ibope é registrada com um número no diário oficial, qual o número dessa? Ali diz que é a maior alta, não o maior patamar, como o título erroneamente sugere… cheira a matéria parcial

  • Uma vergonha informar tanta mentira assim… Um presidente com o maior índice de reprovação da história, e vocês vêm com uma baboseira dessas? Vao procurar noticias com mentiras mais convincentes para publicar por favor!

  • Não achei esta pesquisa no Ibope. Me envie a fonte e link por favor. Muito estranho que não vejo esta pesquisa em lugar nenhum. Me mande o link da sua fonte.

  • Agora é o Ibope que tem o nariz crescendo. Será que o bostonario mandou publicar o que ele quer ouvir. Pelo que eu sei ele não está com essa bola toda no meio do povão. Aí se a pesquisa foi feita no meio da elite e dos eleitores bostonarions.

  • O povo não é nem louco de citar números que desfavoreça a Anta-mor. Muitos têm família p cuidar, e podem ser exonerados. Então viva J. Bravo!!!

  • Melhor Presidente que o Brasil tem no últimos anos! Honesto! Franco! Contra a Corrupção. Depois do que vivemos e estamos pagando ainda pelos estragos feitos, só temos que agradecer ao Presidente Bolsonaro e seus Ministros!

  • Fake news detected!!!
    Como é que alguém que se diz cristã apoia o Bolsonaro?
    É cúmulo da desfaçatez e da hipocrisia!!!

  • Isso é mentira esse governo é a maior roubada, o bicho não sabe governar nem um presídio. Nota zero pra esse abestado

  • Eu não acredito em pesquisas isso é um engodo deve ser bem maior a aprovação de Bolsonaro

  • Quando o IBOPE faz uma pesquisa tendo Bolsonaro como referência, pode acrescentar 25% eles nunca divulgam a realidade!
    Hoje Bolsonaro tem mais de 80% de credibilidade perante o povo brasileiro!

  • O Jeff deve ter perdido alguma boquinha do pt ou psdb, é tão metido a sabichão e nem sabe que pouquíssimos países estão em melhores situações que o Brasil.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...