Imprensa não divulgou incêndios piores na Amazônia em 2005 para favorecer Lula, diz embaixador

Luís Fernando Serra


O embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra, afirmou em entrevista a um programa na TV francesa, France 24, que durante o mandato do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, incêndios muito mais graves na Amazônia aconteceram, e que não houve divulgação porque Lula é “queridinho da imprensa“.

Preciso dizer uma coisa muito importante: em 2005, aconteceu a mesma coisa, aliás, pior. Você pode ir aos arquivos para ver, mas o presidente era Lula, queridinho da imprensa, então ninguém saiu espalhando o que estava ocorrendo na floresta. Ninguém disse que era culpa do Lula”, afirmou.

De acordo com ele, as pessoas também não responsabilizaram o ex-presidente americano, Barack Obama, pelos incêndios na Califórnia.

Questionado pela jornalista se isso seria apenas a imprensa, Serra respondeu: “Claro, (Bolsonaro) derrotou a esquerda com 58 milhões de eleitores que eram contra Lula e seu partido. Mas a esquerda não admite perder eleições no Brasil.” e afirmou que a imprensa estrangeira está tentando acabar com a reputação do Brasil e do presidente Jair Bolsonaro no exterior porque o país é muito competitivo em agricultura.

Na entrevista em inglês, o embaixador afirmou também não acreditar que o acordo UE Mercosul será desfeito, porque a Europa está dividida: “Temos de um lado França e Irlanda, e, de outro, a Alemanha, que quer ratificar o acordo”.

O Itamaraty considera ofensivas as declarações do presidente Francês e avalia chamar o embaixador brasileiro para consultas em Brasília.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Bolsonaro divulga outros jornalistas que receberam dinheiro público; veja nomes e valores – (Conexão Política – 26/08/2019)

    https://conexaopolitica.com.br/ultimas/bolsonaro-divulga-outros-jornalistas-que-receberam-dinheiro-publico-veja-nomes-e-valores

    Bolsonaro evita jornalistas após falta de cobertura do caso Merval – (Renova Mídia – 26/08/2019)

    https://renovamidia.com.br/bolsonaro-evita-jornalistas-apos-falta-de-cobertura-do-caso-merval

  • Cristalina verdade. Morei em porto velho entre 2005-2009. Foram grandes as queimadas/incêndios florestrais. Na mídia, só a cobertura padrão, sem grandes alardes…

  • Políticos e autoridades tem a mania de falar o que quiserem sem apresentarem PROVAS ROBUSTAS, normal! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Pra variar, vamos colocar a culpa na política. Não é mais objetivo resolver o problema?
    Ou passaremos 4 anos escutando a mesma desculpa?

  • Esse presidente francês precisa desesperadamente de uma causa que lhe de destaque internacional. Pegou pra oponente um boquirroto. Mas e tão despreparado que seu tiro pode sair pela culatra.

  • O que vocês tem que entender é que nenhum dos citados incentivou a destruição da Amazônia como Bolsonaro fez. Ir para a imprensa dizer que a Amazônia é nossa e nós fazemos dela o que quisermos, foi o pontapé inicial para que algumas pessoas se sentissem seguras para começar o que estamos assistindo hoje. #soacho

  • Lula queridinho ou fazendo uma administração soberba? Lula dava, renda, saúde , educação, comércio exterior e tudo que o Brasil necessitava. Pegou um país comi décima quinta economia do mundo e elevou a quase quinta…Grau de investimento primeira vez na história, 380 bilhões de reservas…Enfim …todo mundo com emprego e bem de vida….o que o Bozo está dando pro povo????

  • A ministra do meio ambiente era Marina Silva, q foi ao Inpe q divulgava relatório mensais do desmatamento e pediu para os relatórios q fosse diários para auxiliar a fiscalização do IBAMA, assim foi feito, com a localização dos desmatamento, começou a multar e conseguiu q pudessem destruir os equipamentos q eram utilizados para praticar o crime, caminhões, tratores, motos-serras e outros, com essa providência houve queda nas queimadas…mas este governo esta desmantelando tdas as providências q foram tomadas para reduzir o desmatamento e por consequência as queimadas…

  • Uma suposição, se FHC tivesse matado uma pessoa, cometido um crime, isso seria um álibi para Bolsonaro matar também?
    Como deve ser ruim para um diplomata ser obrigado a falar dessa forma.

  • Não sou bolsominion, e vou cobrar coerência do presidente até o último dia do seu mandato. Mas, por favor, apresentem dados que provem que ele está destruindo a Amazônia brasileira.

    Não se pode falar do molusco, que já aparecem os defensores…
    E dizer que “Lula dava renda, saúde e educação” é tapar o sol com a peneira ou desconhecer o que houve, de fato e com profundidade, durante a gestão do agora presidiário…
    “Rouba, mas faz” é uma mentalidade adoecida…

    Me poupem!

  • A imprensa sempre bajulou o Lula, e fez de tudo para esconder as sujeiras de seu governo; pq a imprensa esquerdista recebia dinheiro do Lula!!!

  • Enquanto Lulla recebeu um país mais ou menos arrumado por FHC (que também foi corrupto e corruptor) que consolidou o plano Real, Lulla surfou nas ondas das commodities e do pré sal. Distribuiu dinheiro para todos, principalmente para seus asseclas portanto muitos tem a falsa impressão de que ele governou para os pobres. Já Bolsonaro pegou um país quebrado e mesmo assim por questões políticas os outros dois poderes ficam tentando impedir o presidente de trabalhar, criando novas e novas regras. Deixem Bolsonaro trabalhar para consertar o puteiro em que o Brasil foi transformado, por que afinal, um negócio lícito pode não render tanto como o puteiro, mas é mais digno.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...