Inglaterra investiga autores de vazamentos de mensagens diplomáticas



O Reino Unido abriu investigação para buscar os responsáveis pelo vazamento de telegramas diplomáticos, onde o embaixador britânico nos Estados Unidos, Kim Darroch, teria dito que a administração de Donald Trump era “inepta” e “excepcionalmente disfuncional”.

Declarações supostamente foram feitas pelo embaixador Kim Darroch, um dos diplomatas britânicos mais experientes | Foto: Paul Morigi / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP / CP

O embaixador assumiu suas funções em Washington em janeiro de 2016, antes do início do mandato de Trump. Segundo o The Mail on Sunday, o diplomata britânico teria dito que a presidência de Trump poderia “desabar e se incendiar” e “terminar em desgraça”, segundo uma série de circulares e relatórios enviados ao Reino Unido.

“Realmente não acreditamos que esse governo se tornará substancialmente mais normal, menos disfuncional, menos imprevisível, menos rachado, menos torpe e inepto diplomaticamente”, teria escrito Darroch em um telegrama.

As revelações caem num momento complicado, tendo em conta que Londres busca preparar um acordo de livre comércio pós-Brexit com os Estados Unidos, seu aliado histórico.

O diplomata teria escrito também que “as lutas internas e o caos” na Casa Branca, dos quais se fala muito nos Estados Unidos embora Trump as classifique de “notícias falsas”, são “verdadeiros na maioria dos casos”. As revelações caem num momento complicado, tendo em conta que Londres busca preparar um acordo de livre comércio pós-Brexit com os Estados Unidos, seu aliado histórico.

O ministro para o Comércio Internacional britânico Liam Fox pediu uma intervenção da Justiça, depois de declarar na BBC que os vazamentos “não são profissionais, não são éticos e não são patrióticos”, uma vez que podem provocar problemas nas relações com os Estados Unidos.

*Com informações agência AFP. 

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...