Ipea informa que inflação desacelerou para todas as classes sociais

inflação
 


Nesta sexta-feira (14/6), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), informou que a inflação desacelerou para todas as classes sociais, especialmente para a faixa de renda mais baixa. Segundo o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, em maio houve desaceleração pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com o Ipea, a deflação no preço dos alimentos beneficiou as famílias de renda mais baixa, que tiveram inflação de 0,10%, enquanto as famílias mais ricas tiveram inflação de 0,18%. No acumulado em 12 meses, de junho de 2018 a maio de 2019, a inflação das famílias mais pobres é de 5,05%, superior à taxa de 4,4% das famílias com maior poder aquisitivo.

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado mensalmente, com base nas variações de preços de bens e serviços disponibilizados pelo Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

* Com informações de Agência Brasil

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Na verdade , talvez, sinal de risco de recessão…melhor Guedes se acautelar e vê medidas mais rápidas para acelerar a economia com créditos mais baratos que ajudem a gerar empregos.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...