fbpx

Irã excede limite de urânio e viola acordo nuclear

Irã
 


Nesta segunda-feira (1/7), o Irã ultrapassou o limite de estoque de urânio enriquecido que foi estabelecido no acordo nuclear de 2015, segundo o ministro do Exterior iraniano, Mohammad Javad Zarif.

Agências internacionais informaram que Teerã cumpriu a ameaça e quebrou regras estabelecidas no pacto de 2015. O governo iraniano disse que europeus não ofereceram o suficiente para convencer país a desistir.

Segundo as informações de que disponho, o Irã superou o limite de 300 quilos de urânio de baixo enriquecimento“, disse Zarif à Isna, agência de notícias iraniana. Esta é a primeira violação oficial do acordo nuclear pelo Irã.

Podemos confirmar que o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, informou […] que a organização verificou que as reservas totais de urânio enriquecido do Irã excederam os 300 quilogramas de UF6 enriquecido em até 3,67%“, disse um porta-voz da agência, confirmando a violação.

 * Com informações de agências internacionais

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...