fbpx

Irã pede prisão de Trump por morte de general Qaseim Soleimani

 


O Irã expediu uma ordem de prisão contra o presidente dos EUA, Donald Trump, pela participação na morte do terrorista Qaseim Soleimani.

As autoridades iranianas emitiram o mandado de prisão nesta segunda-feira (29) e pediram ajuda à Interpol na captura do presidente norte-americano.

Ali Alqasimehr, promotor público de Teerã, afirmou que Trump e mais outros 30, os quais o Irã acredita estarem envolvidos no atentado de 3 de janeiro que matou o general terrorista em Bagdá, são acusados de “assassinato e terrorismo”, segundo a agência de noticias estatal iraniana IRNA.

Leia também: Qasem Soleimani articulava planos para atacar os americanos, diz Pentágono

 

Alqasimehr não identificou outro que possa ser responsabilizado além de Trump, mas destacou que o Irã continuará o processo após o encerramento do seu mandato como presidente,

Segundo a rede de notícias Al Jazeera, o promotor iraniano enviou à Interpol uma “notificação vermelha”, de nível mais alto para a instituição, exigindo a busca e apreensão dos indivíduos nomeados.

A Interpol, baseada em Lyon, França, ainda não se pronunciou sobre o pedido das autoridades iranianas.

Morto em janeiro deste ano, Soleimani era um dos maiores comandantes de forças terroristas do mundo e liderava a tropa Força Quds, apoiada pelo regime dos aiatolás.

Notícia relacionada: Trump diz que terrorista Soleimani já deveria ter sido eliminado há muito tempo

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...