Jair Bolsonaro entrega PEC da reforma da Previdência ao Congresso



Chegou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição  da reforma da Previdência. Entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a PEC tem o objetivo de conter o rombo nas contas públicas. Bolsonaro também se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM).

O texto prevê mudanças importantes como:

  • Idade mínima de aposentadoria será de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, após 12 anos de transição. Não haverá regra de aposentadoria exclusiva por tempo de contribuição.
  • Idade mínima para trabalhador rural será de 60 anos, para homens e mulheres.
  • Há três regras de transição para o setor privado e uma para o setor público.
  • O texto com mudanças para os militares será apresentado em até 30 dias.

O ministro da economia, Paulo Guedes, concede entrevista à TV Brasil, nesta quarta-feira, às 21h, para explicar a importância da reforma.

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

12 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Os militares não deveriam ter mais tempo de contribuição, pois eles já não tem vários direitos que os outros. Não tem FGTS, não tem hora extra, se mandar ele pra fronteira ele é obrigado a ir, e estão sujeitos a morte a qualquer momento. Aí vai vir aqueles abobados que não querem que a filha do militar receba a pensão do pai, a qual o militar paga um pecúlio do seu salário para fazer a previdência da filha.

  • Quero ver o texto na integra, pois mudar só isso não resolve nada. O Ministro Paulo Guedes e e o pessoal envolvido na elaboração dessa reforma me parecem muito competentes, então espero que coisas muito melhores que simples alterações em idade mínima contenha neste texto.
    Essa previdência precisa ter uma reforma total, pois esse sistema de piramide que temos hoje (e criminoso, ao meu ver) vai ruir em breve, e de nada contribui para o cidadão.
    Que coisas boas venham por aí!

  • Pelo que foi dito hoje, essa reforma não é justa. Eu quero saber se o governo vai continuar com a DRU e se vai cobrar as grandes empresas e tbém se vai continuar com o REFIS que nada mais é que isentar empresários de vários impostos, onde alguns vão pra a previdência.
    Cade o senhor Rodrigo Maia? Ele não vai fazer um reforma política? Nós temos que tirar os pendulicários dos políticos tipo 14º e 15° salário entre outros.
    A gritaria na internet terá que ser grande e o povo terá que sai nas ruas!!!!
    Terçalivre e outros canais independentes tem que fazer um debate sério sobre esse assunto!!!

  • 🇧🇷 BOLSONARO perdeu meu apoio, nós ao morrer vamos deixar 60% de nossas pensões que já são as menores para nossas famílias já os militares vão deixar 100%, quem vai dar trabalho a um velho de 60 anos? Iremos trabalhar a vida toda e os que conseguirem se aposentar ficarão com um salário. Mais bolsonaro já está aposentado e acumulando o salário de presidente 80 mil. Aí pode? Meu apoio ele já perdeu!

  • E os parlamentares, os altos cargos, os militares, os comissionados, os privilegiados….sera que eles estão na mesma regra? Duvido muito . Espero que eu esteja enganado.

  • “Rômulo”

    Então boa sorte em tentar sobreviver em um país quebrado.

    Nota: eu também entro nessa nova previdência e serei afetado, mas não posso pensar somente no meu próprio umbigo.

    É fácil apoiar algo enquanto não é afetado ou se está somente na teoria. “Soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde.”

  • A reforma da previdência é uma das reformas. Não esqueçam que a reforma trabalhista vai libertar o trabalhador da contribuição compulsória para o INSS (assim espero). Assim o dinheiro que vc pagaria para o INSS vc faz uma previdência privada.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...