fbpx

Jornais do partido comunista de Cuba estão sem papel para produção

 


O jornal do Partido Comunista de Cuba e outros da ilha irão reduzir suas edições a partir desta sexta-feira por falta de papel – uma medida similar à ditada pelo ditador Fidel Castro no começo da crise econômica da década de 1990.

“Devido às dificuldades com a disponibilidade de papel jornal no país, as edições do jornal Granma nas quartas e sextas-feiras, assim como os semanários Granma Internacional, Trabajadores, Orbe e Opciones, serão reduzidas de 16 para 8 páginas, a partir de sexta-feira”, relatou nesta quinta “o órgão oficial” do Partido (PCC, único).

O texto destacou que o Juventud Rebelde, outro jornal de âmbito nacional, “circulará aos domingos com sua paginação habitual e deixará de circular aos sábados”, enquanto “outras publicações em série (…) também terão sua circulação afetada”.

O anúncio desta quinta-feira ocorre em um momento em que os cubanos enfrentam as consequências do comunismo de forma severa: escassez de alimentos básicos, como ovos, farinha de trigo e frango.

Também se dá num contexto em que Washington aposta na queda do ditador Nicolás Maduro na Venezuela e se opõe radicalmente a Cuba e Nicarágua, países aliados ao chavismo.

 

Informações: AFP

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

15 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Que coisa mais atrasada! Em plena era da tecnologia o povo cubano ainda depende de jornal para se informar?

  • E por falar em papel, QUE PAPELÃO faz o Flávio Bolsonaro:

    “Ministros do Supremo pediam a outras pessoas para pressionarem. Em vez de o ministro ligar diretamente, ele pedia para alguém que tinha influência sobre o senador ligar. O empresário Benjamin Steinbruch, por exemplo, ligou para o Cid Gomes.

    Duas senadoras do PSL, Soraya (Thronicke) e Selma (Arruda), foram muito pressionadas pelo Flávio Bolsonaro. Ele não assinou a CPI. Primeiro, disse que não assinava para não comprometer o pai. E depois passou abertamente a defender que não tivesse CPI para não gerar uma crise institucional.”

    Essa canalha certamente é da mesma latrina de um Lindberg Farias, um Sergio Cabral, Renan, Gleise e etc.. Lixo …argh!!! PULHA!

  • Você usuário “Sempre Mais do MESMO”!
    O brasil tem coisas importantes para resolver, e aparece você comentando como se fosse BBB da política, sempre estranhando a forma de trabalhar da família Bolsonaro só para tentar encontrar um pequeno indício de alguma coisa errada.

  • Lopes,

    Fonte = Polibio Braga.

    Flavio assinou voto aberto para eleição do presidente do senado = NÃO
    Flavio assinou a Lava-Toga = NÃO

    Quanto a seu conselho, devo dizer que SE FAZ BEM PARA VOCÊ, então continue e seja feliz. Porém aconselhar outros a fazerem algo só porque que você gosta da prática, não é cabível porque nem todos são iguais.

    Quanto a ser esquerdista ou não isso nada tem a ver com pessoas, mas com idéias. Você pode até achar que o Flávio, tal e qual o Lula, não seja uma pessoa e sim uma idéia, mas o que vc acha em sua demência adorativa não muda a realidade.

    Ou seja, contemple a tua imbecilidade de quem se apaixona por ídolos, líderes pulhas:

    quem não adora os teus ídolos é de esquerda? Francamente…. imagino que tenhas sido adorador do Lula e de todos que o cercavam, agora adoras outros. Um adorador pode mudar de ídolo, mas será sempre um adorador: petista com sinal trocado.

  • Naquela situação mesmo sabendo que é tudo que o governo deixa publicar em jornais é provavelmente mentira acho complicado entre ter que escolher ler as mentiras dos jornais comunistas ou ficar sem ter o que ler já que provavelmente o regime comunista controla até os livros que o povo pode ou não ler..

    O interessante é que os únicos países que conseguiram lutar contra o Comunismo foram aqueles que tem herança Cristã muito forte no povo, então acho que os Cubanos sequer imaginam como os Poloneses conseguiram resistir e reconquistar sua pátria após anos..

  • Putz, menos papel higiênico para o pessoal da ilha……..
    O tipo de notícia impresso no papel faz jus ao destino final dele, tanto que não deve existir reciclagem de papel lá…… porque todo ele é usado para limpar o fiofó.

  • ‘Sempre Mais do Mesmo’ tu está no lugar errado..

    Aqui é o local de se comentar as notícias do Terça Livre!

    O local para se debater sobre as notícias de outras fontes é na seção de comentários de lá ou na sua Rede Social..

    Mas gostaria de te avisar de antemão que alguem que não usa o nome próprio para comentar não tem credibilidade nenhuma! Zero!

    Ainda mais sobre um tema que obviamente vc está totalmente desinformado..

  • A “crise” que se abaterá sobre Cuba basicamente é ter que parar de vampirizar 2 países – o Brasil que acordou e a Venezuela que está falida

  • O leitor “Sempre mais do mesmo” está certíssimo. Não podemos defender mal feitos de quem quer que seja. E ser contra a lava-toga é sim um mal feito, é vergonhoso.

  • Sem os países reféns d presidentes amigos do comunismo p sustentar Cuba,vai se provando por A+B q o comunismo sozinho não se sustenta e só trás fome e morte p povo,mais cedo ou mais tarde.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...