fbpx

Jornal O Globo é pego no flagra manipulando informação para atacar Bolsonaro

 


Em ato falho, jornal O Globo expõe interesse interno em subtítulo de matéria

Na madrugada de domingo (19), a equipe do Conexão Política revelou com exclusividade a matéria desastrosa do jornal O Globo, no qual a publicou mal editada com os seguintes dizeres: “Acho que podemos deixar pra entrar no site amanhã né, pra render o dia todo, ninguém mais tem”.

A reportagem tratava-se de uma possível investigação que o MPF estuda abrir contra o deputado Jair Bolsonaro, ainda sobre o caso da ex-funcionária do Parlamentar.

De forma explícita, o editor do jornal expôs uma nota interna em circulação pública, no qual ficou anexada no site.

O editor deixou vazar a ordem de forjar uma matéria para tentar prejudicar a imagem política de Bolsonaro e a necessidade de fazer render tal noticiário.

No Twitter, a equipe do Conexão Política inseriu o link da matéria e solicitou que seus leitores respondessem ao tweet com prints da matéria do jornal O Globo. Dentre várias imagens, os usuários também gravaram vídeo do ocorrido e anexaram o link do site num arquivo salvo na Internet (confira aqui).

Poucos minutos depois, o endereço da matéria ficou fora do ar. Ao retornar, o subtítulo já estava modificado.

Diante deste aspecto, fica evidente a estratégia da grande mídia em fabricar a todo custo fake news sobre o candidato Jair Bolsonaro, cujo é líder absoluto em todos os cenários presidenciais (com ou sem o ex-presidente Lula na disputa).

Assim sendo, o jornal O Globo mais uma vez age de maneira anti-profissional, ferindo os princípios de um jornalismo sério e distanciando a verdade dos seus leitores.

De forma esmagadora, a redação dos grandes meios de comunicação voltou-se à militância política, no qual o compromisso com a verdade é o que menos importa. Novamente a grande mídia é desmascarada pela mídia independente, grupo ao qual o sistema insiste em chamar de fabricante de fake news.

Acerca dos fatos, busca-se ainda neles a precisão ante o absurdo feitos pelos seus ditos checadores, ou em outras palavras, ter a proporção e exatidão dos dados, sem a sua distorção e a hipérbole errônea. Não é como se fosse um abuso novo, na verdade são os sintomas da perpetuação da cultura do lobby no Brasil.

A matéria publicada por Mateus Coutinho, revela o sistema de como a informação é encarada nos bastidores dos grandes jornais.

Vale a pena relatar que estamos às vésperas da eleição mais importantes dos últimos anos, no qual o futuro do Brasil está em jogo como nunca esteve. E neste contexto em que agências de checagens buscam censurar e punir quem não tem culpa, os grandes vilões estão aí, soltos e disseminando a verdadeira fake news.

Sim, a grande mídia é a maior fabricante de notícias manipuladas para fomentar o sistema e os interessades das grandes corporações.

 

Link original da matéria

 

 

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Se a imprensa não fosse tão suja e militante, não haveriam dúvidas no cenário eleitoral. Mas a já tão desacreditada classe jornalística insiste em inverter possibilidade, inventar coisas que não ocorreram. Dá pra perceber claramente a preocupação da mídia para com este candidato, atacam, difamam e tentam espalhar mentiras mal contadas, e dos outros candidatos não falam nada…

  • Olha o poste mijando no cachorro. Não deveria o MPF oua PF investigarem a Folha por matéria falsa com intuito único e exclusivo de denegrir a imagem de um candidato?

  • Alan, ou alguém do Terça Livre. É possível acionar a justiça contra esses caras por causa dessa matéria? Se sim, sabem se já tem alguém o fazendo?

  • Quando vejo essa mídia podre e todos os outros politicos farinhas do mesmo saco tentando difamar o MITO, mas eu tenho certeza do meu voto!! BOLSONARO 17 PRESIDENTE!!

  • Estamos cansados de gente de esquerda: falida, inescrupulosa, energúmena, idiota e sem valor… chega de mentira… vamos tirar os petistas e comunistas à força… nossos filhos e nossas famílias são nosso motivo… esses bandidos de esquerda querem somente sacanear os pobres, estuprar as crianças e destruir o nosso BRASIL. #bolsonaro

  • Ki beleza, a Lixu cada vez mais Lixu, nem precisa empurra que ela tá indo pro abismo sozinha, desliguem toda a TV pessoal , vão pra Internet que a verdade está é lá. MITO/ 2018

  • Obrigada Terça Livre! Obrigada por sempre ter o compromisso com com verdade. . Sou cristã e sempre oro para que as mentiras contra Bolsonaro sejam expostas e a verdade venha a tona! 👏👏👏👏

  • começando por colocar um candidato que não é possível sua candidatura como líder nas pesquisas isso já mostra o interesse do jornalismo nacional em eleger ou apoiar uma facção criminosa, lamentável mas o jornalismo esta contaminado em todas as áreas.

  • Pessoal,

    Como ficou claro a manipulação da grande mídia, nestes casos sempre deixem comentários nessas matérias mostrando a sua indignação. Hoje mesmo tinha uma matéria tendenciosa no portal uai e na rádio itatiaia que é de Minas Gerais. Deixei nos comentários de forma respeitosa minha indignação pela parcialidade dos fatos. Teremos de nos esforçar muito eu acho que tudo que estamos fazendo é so o começo. Vence aquele que tem maior capacidade de resistência.

  • Alô pessoal , primeiro não ver não assinar não participar de coisas da Globo ( jornais , revistas , tv ) . Segundo , ligar para eles para dizer as verdades 21-25345000 pede para falar com a editoria de política , vamos descascar nesses vermes
    ..

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...