Lula diz que Francisco “é um papa que pensa como nós”



Em entrevista ao site espanhol “Página 12”, Luís Inácio Lula da Silva teceu elogios ao papa Francisco.

De acordo com o ex-presidiário, o Papa foi muito “veemente” contra o governo de Jair Bolsonaro durante os incêndios que acometeram a Amazônia no ano passado.

“Tenho profundo respeito pelo Papa Francisco, creio que ele se destacou por sua coerência. Se destacou pela tentativa de fazer com que a Igreja Católica tenha maior compromisso com o pobres, ele tem um compromisso muito forte com os direitos humanos, deu sinais muitos positivos à humanidade”, disse Lula. “Espero que tenha sucesso nas reformas que tem a fazer na Igreja”, completou.

Lula disse estar feliz por haver um arcebispo latino-americano, argentino, “pensando de uma forma tão progressista como pensa o Papa Francisco”.

O petista ainda acrescentou: “Se analisamos o comportamento do Papa, se observamos quase todas as suas comunicações com os católicos de todo o mundo, vemos que é um Papa comprometido com o povo pobre, com o combate à fome, ao desemprego, à violência, aos crimes contra as mulheres e os negros. Ou seja, ele é tudo o que nós queremos de um Papa, é um Papa que pensa como nós”.

Lula também elogiou o Sínodo da Amazônia e disse que “foi muito importante o Sínodo da Amazônia, sua preocupação com o meio ambiente”, assegurou Lula.

Em 12 de julho de 2017 Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva. Esteve na prisão de 7 de abril de 2018 a 8 de novembro de 2019, quando foi ordenada sua libertação.

(Com informações, Frates in Unum)

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...