Lula mandou matar Celso Daniel, diz Marcos Valério



O operador do mensalão, Marcos Valério, declarou que o ex-presidente Lula estaria envolvido no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, após um sequestro em 2002. Ele seria um dos mandantes do crime. 

Segundo reportagem divulgada pela Veja nesta sexta-feira (25), em depoimento prestado ao Ministério Público de São Paulo, Valério alegou que Lula e outros representantes do PT foram chantageados por um empresário de Santo André, identificado como Ronan Maria Pinto, que ameaçava implicá-los na morte de Celso Daniel. 

Por isso, o ex-presidente teria dado seu aval para pagar o chantagista e evitar que ele fosse apontado como o responsável pelo crime. 

“Até hoje, a morte do prefeito é vista como um crime comum, sem motivação política, conforme conclusão da Polícia Civil”, destaca Veja.

Considerando graves as informações colhidas, o promotor Roberto Wider Filho teria encaminhado o depoimento de Valério ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. Assim, ele teria sido anexado a uma investigação sigilosa.   

No depoimento, segundo a revista, Marcos Valério diz que professor Luizinho “lhe confidenciou que Celso Daniel topou pagar com recursos da prefeitura a caravana de Lula pelo país, antes da eleição presidencial de 2002, mas não teria concordado em entregar a administração à ação de quadrilhas e àqueles que visavam ao enriquecimento pessoal”.

Depois de pagar a chantagem de Maria Pinto, Valério disse  que conversou sobre o assunto com o próprio Lula. 

O promotor Roberto Wider quis saber de Valério se ele conversou com Lula sobre esse episódio. O empresário disse que sim.

“Eu virei para o presidente e falei assim: Resolvi, presidente. Ele falou assim: Ótimo, graças a Deus”.

Valério também teria contado ao promotor que “Ronan Maria Pinto, quando exigiu dinheiro para ficar calado, declarou que não ia ‘pagar o pato’ sozinho e que iria citar o presidente Lula como ‘mandante da morte’ do prefeito de Santo André. Nas palavras de Valério, Ronan ia ‘apontá-lo como cabeça da morte de Celso Daniel’”.

A reportagem também aponta que no depoimento ao MP “Valério repetiu uma história que contou em 2018 ao então juiz Sergio Moro, envolvendo na trama praticamente todo o alto-comando petista — só que agora com mais detalhes e com Lula como personagem fundamental”.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

29 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não é de admirar este tipo de coisa .
    O único petista honesto que existiu em toda História , os outros petistas mandaram matar.
    Não dá para entender por que um analfabeto , alcoólatra , tarado sexual, exibicionista terminal e agora mandante de assassinatos, tem tanto prestígio .
    É o poder da narrativa , aquilo que diz que quando uma mentira é repetida mil vezes , ela passa a ser uma verdade.
    Como as esquerdas são a maioria nos jornais e emissoras de noticias , dizer que o Lula é a maior maravilha do mundo , fica fácil . E acobertar o envolvimento do Lula na morte do Celso Daniel , fica mais fácil ainda .
    Se o Lula for solto e for candidato a presidente , é o caso de martelar isto todo o tempo e fazer uma pergunta : ” Você votaria num mandante de assassinato ? “

  • Chorem bastante gados bolsonaristas !!!

    LULA LIVRE EM BREVE ! !

    MUITO BREVE…

    É bom jair se acostumando…

  • Finalmente uma testemunha que ainda está viva do Caso Celso Daniel. Falo isto pq 11 testemunhas do caso Celso Daniel foram assassinadas! E quem é o mandante mesmo???? Marcos Valério, amigão do peito do Lula, diz que foi o próprio Lula!!!! O Meliante Cachaça àquele que saía carregado das festas de tão bêbado, àquele que em evento internacional representando o Brasil estava bêbado e mijado – o grande ídolo da grande mídia brasileira! O Senhor do STF – que faz de 6 Ministros do STF seus capachos!!!!

  • Paulo Brificado, melhor gado do que asno esquerdopata. Em que planeta você vive animal. Grande parte de quem votou no Bolsonaro nem ao menos o conhecia, mas era a única forma de tirar os petralhas do governo. Muita gente não concorda com algumas coisas que o Bolsonaro vem fazendo, mas é muito melhor que sermos comandados por esses saqueadores da esquerda.

  • Em Direito, você sabem não é? “Alegar e não provar é a mesma coisa que nada alegar.” 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Meu Deus, esse homem é o proprio anti cristo, agora sera solto, ele e mais 159 mil presos em2 instancia, estamos a beira de um caos, só Deus mesmo

  • O que todo mundo ja sabia hoje veio atona o presidiário ladrão também pode ser o autor intelectual do assassinato do ex prefeito de santo André Celso Daniel é que diz Marcos Valério o operador do mensalão do PT

  • A morte do Coronel Brilhante Ustra também foi muito mal contada.

    Após participar da “Comissão da Rapinagem aos Cofres Públicos”, o militar reformado e cumpridor do dever foi assassinado por um ladrão de galinhas?

    E ainda teve PEÇONHENTO que queria homenagear guerrilheiros e terroristas às custas de verbas públicas?

  • Temos que manter a integridade física do Marcos Valério a qualquer custo. Prova viva de um crime que lançou o Brasil às mãos dos esquerdopatas. DEUS acima de todos!

  • O p/t é uma facção criminosa.
    Roubaram pão, confiança e a dignidade do trabalhador.
    Extinção da sigla e cassar e caçar o bando.

  • INFELIZMENTE AINDA TEM ESQUERDOPATAS ZUMBIS QUE DEFENDE ESTE CRÁPULA DO MESMO NAIPE DE HITLER, FIDEL CASTRO, CHEVERA, STALIN, O FASCISTA Gramsci E TANTOS OUTROS SANGUINÁRIOS ASSASSINOS!

  • Infelizmente o cachaceiro de 9 dedos ainda tem o STF e boa parte do congresso na mão.

    Vai demorar, mas uma hora esse bandido vai perder todo o “prestígio” que ainda tem perante todo o gado esquerdopata e ficará preso definitivamente.

  • Só confirmando o que todos desconfiava ,ninguém esquece a cara do lula no velorio e quando a imprensa entrevista ele você não via ele pedindo uma investigação para saber quem foi o assassino ,tanto e que na época até os delegados encarregado de investiga fizeram um trabalho meia boca ….agora tem essa votação do STF para ajudar a liberta ,sabe porque? Porque tem ministros que enriqueceram com o governo do PT e tem o rabo preso…a nação de bem tem que abrir bem os olhos com alguns elementos lá de Brasília, eles não que que as coisas mudem.

  • kkkkkkkkkkk……..esses ai nao são aquele pessoal dos youtuber de cracha que tem mansão, comida , tudo pago pelo executivo…e serão convocado pela cpi da fake news.???? tem um tal de darlan dos santos….e que tentoui acabnar com a carreeira de uma joprnalista com uma tremenda fake news….então tá ne …a gente acredita….e como vai o gabinete do odio pessoal?????

  • alguem ai sabe do queiroz??? e do cheque da micheque???….nao vou nem falar dos pagamentos dos youtuber de cracha pelo executivo….kkkkkkk…são muito cara de pau…o que as pessoas nao fazem por 20 conto que todo chefe de familia merece para pagar contas de hospitais carissimos…qual sera a nova desses youtubers de cracha…porque essa e muito doida…

  • Alguém da “turma” aqui deseja o mentecapto livre. Acredito de que isto acontecerá mesmo. Ele está no conforto da prisão, com todos lambendo suas botas. Só os devotados ao mal, os que por algum motivo tem ódio das pessoas de bem, desejam esta criatura medonha solta.
    Deus tenha piedade de nós!

  • Lula ganha estátua de bronze ao lado da Casa Branca nos Estados Unidos
    Peça faz parte da exposição de artista chinês em homenagem aos homens das Américas

    Carolina Martins, do R7, em Brasília 26/05/2014 – 19h51

  • Parece que, a cada dia que passa, a esquerda consegue se superar. É incrível o que esse pessoal é capaz de fazer. Oremos pelo Brasil e peçamos a Deus para que nunca mais esse pessoal retorne ao poder. Deus nos livre.

  • A coisa está fervendo e trazendo a tona um monte de coisa que ficava escondida no fundinho.
    O Celso Daniel não é aquela pureza que muitos pensam. Ele topou usar o dinheiro da prefeitura para campanha presidencial do Lula , mas sabendo que havia muita gente que tinha enfiado esta grana ilegal no bolso, queria porque queria pegar todos estes caras de jeito. O Celso Daniel não era um sindicalista semianalfabeto e borra-botas. Tinha muita opinião , e até o Lula baixava as orelhas quando ele falava.
    Só que estávamos em 2002, havia chances do Lula ser eleito, e uma caça aos ladrões dentro do PT causaria efeitos danosos à campanha. E muita gente que havia posto o dinheiro da prefeitura no próprio bolso , estavam dispostos a tudo, e não deixar vazar de jeito nenhum que o dinheiro da prefeitura de Sto. André estava sendo usado ilegalmente na campanha presidencial.
    Na insana corrida das esquerdas pelo poder , tudo é válido , até assassinar um correligionário , que abriu os cofres da prefeitura , mas logo depois se tornou inconveniente. Você acredita que tudo isto foi feito porque queriam o melhor para os pobres e miseráveis ?

  • Os petralhas estão alvoraçados por aqui? A máscara do ídolo deles o lulaladrão caiu??? Oh, coitados!!! Vai ser muito engraçado o Lula ser preso como mandante de homicidio doloso e tomar uns 30 anos de cadeia nas costas. Tá bom, eu sei que NÃO vai adiantar nada pq o STF deixará o crime prescrever e jamais o julgará com a queda da prisão em segunda instância. Mas, esta configuração atual do STF mudará ano que vem pq Marco Aurelio fará 75 anos e veremos o Ministro Moro ou Juiz Bretas se tornar Ministro do STF! Aí basta que algum Partido Conservador entre com o pedido de revisão da prisão em segunda instância pelo STF. Isto se não conseguirmos aprovar antes a PEC que coloca, expressamente, no texto Constitucional a prisão em segunda instância. Calma, gente. Vamos trabalhar – vamos para as redes sociais dos Deputados e Senadores cobrar a aprovação desta PEC da prisão em segunda instância e a revogação da PEC da Bengala. E cuidada! NÃO vão para as ruas no dia 03/11 – esta manifestação foi convocada pelo Vem para Rua (do MBL) e ligado ao Partido Novo – àqueles que quiseram ferrar nossas manifestações do dia 26 de Maio.

  • Samanta
    25 de outubro de 2019 às 12:49
    Finalmente uma testemunha que ainda está viva do Caso Celso Daniel. Falo isto pq 11 testemunhas do caso Celso Daniel foram assassinadas! E quem é o mandante mesmo????

    Samanta, o próprio Marcos Valério foi espancado na cadeia

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...