Maia grava vídeo para ato em apoio a Greenwald e The Intercept

Foto: reprodução


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) gravou um vídeo para o ato convocado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em solidariedade a Glenn Greenwald e ao The Intercept Brasil,  que vêm divulgando supostos diálogos entre o ex-juiz federal Sergio Moro e Deltan Dallagnol, procurador-chefe da Lava Jato.

Maia diz no vídeo que “passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker. Sobre a questão dos dados. De quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”.

E o deputado segue: “No país, no nosso Brasil democrático, no nosso estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional. A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”.

Por outro lado, diz Maia, “um agente público que vaza informações sigilosas que estão sob o seu comando também comete um crime. Todos os dois estão cometendo atos ilícitos. Um agente público entregou uma informação sigilosa a um meio de comunicação. Esse meio de comunicação deu divulgação. Ele está protegido pelo sigilo. Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”.

“O sigilo da fonte é um direito democrático”, finaliza Maia. “Não é a favor do Glenn, mas é a favor da nossa liberdade de expressão.”  Vale ressaltar que o vídeo foi divulgado antes do ato em apoio a Glenn na coluna da jornalista Monica Bergamo, na Folha.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

25 Comentários

Clique aqui para comentar

  • IMPEACHMENT!
    FORA MAIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. PORCO!
    PRESIDENTE É JAIR!
    SELVA E AÇO! OLHA PELO BRASIL.

  • Esse corrupto do Nhonho, enrolado com a Odebretch e Andrade Gutierrez só toma o caminho errado em tudo !

  • O Nhonho age como se fosse 1 Ministro do Brasil. Com 75 mil votos ele vive medindo forças com o Presidente eleito democraticamente com o apoio de 58 milhões de voto.

  • Todas manifestações populares acerca desta noticia são válidas e é bem complicado entender o porquê disso.

    Rodrigo Maia do DEM está ‘guiando’ o Centrão na Camara Federal e ao mesmo tempo participando da base do governo Bolsonaro de forma bem sutil e ponderada, buscando manter uma ‘distância política’ do governo ao mesmo tempo que mantem conversas políticas e uma sutil proximidade com a oposição do governo.

    Essa postura política estratégica bem peculiar é em nome da governabilidade para atender a Agenda de Propostas Políticas convergentes entre Direita-Centro- Esquerda (de uma forma genuínamente Republicana), de forma que lhes garanta o poder de discordar de propostas pontuais do governo Bolsonaro sem comprometer sua governabilidade.

    Ok. Ponto pro Rodrigo Maia que se mostrou um articulador político habilidoso unindo de forma Republicana lados opostos em nome dos interesses maiores da Nação como pediu o Presidente Bolsonaro em sua campanha Presidencial que o elegeu!

    (É importante frisar que Bolsonaro planejou e previu o sucesso dessa possibilidade ao ponto de pedir formalmente uma aliança pela governabilidade assim que assumiu o mandato de Presidente)

    Mas não é segredo que o DEM é um partido que historicamente sempre se aliou ao MDB quando possível e nas últimas décadas tem feito parte de todos governos através de coalizões políticas e enquanto não houver uma renovação política genuína no Parlamento Brasileiro ficaremos com essa impressão incomoda de que o MDB e o DEM estão na base do governo apenas pelo poder, pra vigiar, monitorar e garantir que os governos não se desviem dos interesses de seus próprios partidos.

    O MDB é um caso muito parecido de ‘apropriação do Estado’ como foi com o próprio PT no poder no passado recente, com leves diferenças que apontam para formas mais sutis de corrupção.

    Pra piorar tudo alguns dos Hackers deste último escandalo eram filiados ao DEM (partido aliado do MDB entre outros que compoem o tal ‘Centrão’) o que mostra que este escandalo respinga em todos então é importante controlar os danos para o bem do governo e de todos parlamentares indiretamente envolvidos.

    É preciso muita calma e observação para fazermos a leitura das posturas políticas dos diferentes Parlamentares neste atual momento político do Brasil.

    E viva a Lava-Jato!

  • Que interessante! Quer dizer que não é só o pessoal da Esquerda que está apoiando Glenn Greenwld. Há pessoas ligadas ao centro também! 😉 KKKKKKKKK! 😀

  • Infelizmente, Sérgio Moro e Deltan Dalagnol nunca serão bem vistos por essa classe política suja, pois prenderam o bandido mor. Isso aí é apenas oportunismo para admitir que é contra o Moro. Afinal de contas se o Moro prendeu o Luladrão (presidente), imagina oque não pode fazer com o Maia.

  • Então os jornalistas estão acima da lei? É isso mesmo? O Brasil está perdido….o povo achou que venceria a guerra nas urnas? BALELA!!!!! Papinho furado. Nas urnas decidíamos quem vai roubar menos! Bolsonaro está apanhando sozinho o povo cochilou de novo!

  • Declaração do presidente da Câmara, Maia, não faz sentido algum. Apoiar alguém que acusa sem provas, não é aconselhável.

  • O Nhonho está com o rabo preso…morrendo de medo de ter alguma mensagem comprometedora dele…
    Quem deve, teme… né, Nhonho???
    Kkkkkkkkkkkkk🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • Nada além do mesmo, apenas criminosos defendem e apoiam atos criminosos…cumprindo o propósito do chefe; roubar, matar e destruir!

  • Cara…….esses homens por terem tanto poder em mãos ficam loucos…..começam a viver em mundos UTÓPICOs…..

  • Maya sempre foi esquerdista ele não assume, mas suas ações da maneira como apoia os esquerdistas não nega sua postura , fora Maya sabemos quem é você

  • Sempre que eu vejo notícia sobre o Maia eu me pergunto: Quem votou nele? Qual é o público que vota num cara desses? Maia é aquele típico político das antigas que tá nem aí com o país muito menos com o povo, parece um porcão gordo.

  • Me lembrei de uma passagem da bíblia que fala sobre o bezerro fe ouro e essas pessoas fazem uma adoração ao bolsonaro e a quem está bem volta dele sr alguem fala algo que não os agrada vem logo xingamentos e depreciação isso é adoração e por acaso um cristão ajudou prá que tudo isso acontecesse igual a passagem bíblia do bezerro de ouro.

  • Lamentável, então vão todos virar jornalistas autodidatas e sair por aí inventando mentiras ou divulgando matérias sem fontes fidedignas e tá tudo certo? se está, precisam de uma nova constituição da república.
    Onde um presidente da Câmara manda mais que o presidente da república? aqui no Brasil?

  • Quero ver dep. Maia quando começarem a vazar dados da Lava Jato sobre um deputados gordinho que se parece com o Nhonho da turma do Chaves, o qual é conhecido como Botafogo na planilha de propinas da Odebrecht .

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...