fbpx

Maia quer votar projeto que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica

Rodrigo Maia
 


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nessa terça-feira (7/7) que quer votar o projeto que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que institui o Fundeb de forma permanente, será votado não próxima semana.

Criado em 2006, o Fundeb é temporário, e será extinto em dezembro caso não seja votada uma nova regulamentação.

Respondendo por mais de 60% do financiamento de todo o ensino básico do país, o Fundeb é a principal fonte de recursos da educação básica, etapa que vai do infantil ao ensino médio.

O fundo é composto por recursos que provêm de impostos e transferências da União, estados e municípios.

Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% do valor depositado por estados e municípios. A proposta em discussão na Câmara pretendia elevar o índice para 15% a partir de 2021 e aumentá-lo de forma escalonada, até 2026, a 20%. Mas o percentual foi alterado em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com isso, a proposta que será colocada em votação é a de que o complemento seja de 12,5% a partir do ano que vem.

“Vamos votar semana que vem. Acho que o projeto está muito bom!”, disse Maia durante uma webconferência de uma corretora de investimentos. “É um texto que está com bastante unidade e acho que a gente vai avançar”, acrescentou.

O senador Paulo Paim (PT-RS) também  se pronunciou nessa terça-feira (7/7), defendendo o caráter permanente para o Fundeb. Ele afirmou em sessão remota que “o Brasil não irá para frente se não investir e valorizar a educação”.

Informações: Agência Brasil

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...