Major Olimpio quer adiar eleições municipais; TSE diz que discussão é precoce



O líder do PSL no Senado, Major Olimpio, quer adiar as eleições municipais de outubro deste ano.

Para ele, os custos de uma eleição seriam muito altos e por isso, propõe prolongar os mandatos de prefeitos e vereadores até as eleições de 2022.

“Não é possível vislumbrar que no atual momento se pense em eleições municipais nesse ano, o que geraria um grande risco à saúde pública, bem como um grande dispêndio de dinheiro público para realizar as eleições”, diz o senador na Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é contra o adiamento das eleições. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ele disse que agora é hora de focar no enfrentamento da crise. “Vamos cuidar do combate ao vírus”, afirmou.

Já a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que a discussão sobre o adiamento das eleições municipais de outubro é “precoce”.

“Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional”, afirmou em nota à imprensa.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...