fbpx

Mandado de Segurança contra Bolsonaro impetrado no Supremo

Barroso
 


Recebemos a informação de que na noite deste domingo (19/4), foi impetrado um Mandado de Segurança (MS) no Supremo Tribunal Federal (STF), para que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, tenha limitada parte das suas atribuições e parte de suas funções sejam suspensas.

A alegação do Mandado seria omissão por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em dar tramitação ao pedido de abertura de processo contra o mandatário, por suposto crime de responsabilidade. Bolsonaro não teria entregue um exame de COVID-19 e, estaria colocando em risco a vida e saúde da população.

Ainda de acordo com as informações, haveria um pedido de deferimento de um grupo de várias liminares e cautelares em razão da “atuação indevida do Presidente da República”, que estaria colocando em risco as instituições e os direitos fundamentais ligados com a saúde e a vida da população.

Segundo nossas fontes, um mandado semelhante foi usado como precedente para afastamento do então deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara, do então senador Aécio Neves do cargo no Senado e ambas teriam sido feitas pelo Supremo em razão de uma reiteração diuturna da prática delitiva de crimes de responsabilidade.

Conforme a informe que recebemos, trata-se da ADPF nº 669/DF, um requerimento da Rede de Sustentabilidade, com relatoria do ministro da Suprema Corte, Roberto Barroso.

Aguardamos novas informações a qualquer momento.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

78 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Rodrigo Maia e STF juntos armando golpe contra o Presidente Boldonaro,querem podar de pouquinho em pouquinho o poder dele,para depois cortar de vez,é sempre assim,se isso acontecer,vai dá oportunidade pra coisa pior ainda.

  • Se o governo não reagir a esquerda vai tomar o poder, não dá pra entender o que o presidente está esperando, será que seremos traidos de novo?

  • É dever do Terça Livre publicar o PDF dessa peça. Muita gente compartilhou correndo a notícia e a Live para daí dizerem que na verdade não tinha protocolado. Precisamos da prova de que esse golpe iria ocorrer.

    Até tenho um canal no YouTube e divulgaria.

  • Chegou a hora de saber se o Brasil tem povo ou tem espectadores…
    Se tiver povo, as ruas serão inundadas de verde e amarelo…
    Se o Brasil tiver espectadores então o país terá um triste fim nas mãos destes criminosos políticos inimigos da nação brasileira.

  • Tenha vergonha. Espalhando fake news pra esses bando de bobões que não sabem juntar o lé com cré. Essa ação é da campanha publicitária milionária e sem licitação PAGA PELO BOZONAZI com o DINHEIRO DOS MEUS IMPOSTOS, SEU ENERGÚMENO.

  • Até que enfim…o ideal seria interdição e cassação da chapa antes que seja tarde demais e acabem com o país todo!!!

  • Ricardo, verifiquem a informação. A ADPF nº 669/DF, já foi decidida pelo Barroso no 31 de março. Por tanto, se foi impetrado mandato de segurança, não é esse.

  • Estão de brincadeira com a nação se fizerem isso com o povo, e depois vai dizer que nós, o povo não avisamos!
    Estão querendo que o povo brasileiro declare guerra e essa corja de corruptos e atrasa lado da população atrapalhando o nosso presidente que foi eleito democraticamente e não aceita o jogo do toma lá dá cá!

  • Esta é a hora do Bolsonaro invocar as FFAA para prender toda a corja que infecta os poderes e atrasa o crescimento da nação de bem!CHEGAAA!😡

  • Mosntruoso o que estão querendo fazer com nosso Brasil. Força Bolsonaro. Parabéns TL.

  • Pois deveria consultar melhor as fontes e conhecer melhor os instrumentos jurídicos. Além de uma ADPF não ser um mandado de segurança, estou agora no site do STF e não há absolutamente nada nesse sentido! Se houver, sequer foi designado relator (a chance de ser o Min. Barroso é de 1/11, o que é relativamente simples). Faltou competência, boa informação ou ambos. Só um detalhe para arrematar: não estou aqui para defender Bolsonaro, antes que alguém assim alegue.

  • Ser honesto custa caro !
    Roubar , pode !
    Vergonha desses políticos q só pensam em se dar bem , mesmo q pra isso custe o bem estar do povo brasileiro !
    Um presidente igual o Bolsonaro, jamais teremos !
    Aqui fica o meu protesto !
    Então, político bom é aquele q só pensa no seu próprio bem estar !

  • Deve ter sido por isto que parte do STF se reuniu na casa do Maia (Botafogo).
    Deve ser fácil confeccionar uma MS com o Apoio dos Ministros do Supremo.
    Devem ter dado pitacos no texto.
    Um circo!!!!
    Que palhaçada!!!
    Vocês vão cair, o povo é maior do que vocês.

    Vergonha, é a palavra.

  • Como são hipócritas, meu Deus!!!!!!! E vocês do Exército vão continuar a trair a população? Nós queremos Bolsonaro presidente e inimigos do Brasil na vala.

  • Que vontade que isto aconteça hem, mais existe um porém estão esquecendo da fúria do povo da ação das FFAA que vão prender todos estes que tramam contra a Pátria, o que vcs querem é uma guerra civil mais não se esqueçam que todos vcs estarão na linha de fogo e haverá um só vencedor, o lado do BEM o Brasil é Bolsonaro vcs vão ter que engolir, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

  • Crime de responsabilidade, kkkkk.
    #EstouComBolsonaro
    #intervençãomilitarComBolsonaronoComando

  • Crime de responsabilidade, kkkkk.
    #EstouComBolsonaro
    #intervençãomilitarComBolsonaronoComando.
    Eu nunca disse isso aqui.

  • Seria de bom grado que fosse verdade, É só um motivo fútil que estamos esperando para entrar nesse SUPREMO e tirar essas Amebas na base dos Tapas na Cara desses Vagabundos.

  • Este honho, meliante, comunista vagabundo e de inveja maligna, juntamente com os seus pares “iguais”, tais como; o Alcolumdre, a maioria dos governantes estaduais e municipais, do congresso Nacional, e sobretudo, com o apoio da maioria escrota do STF, estão tão cegos de raiva, por perderem as tetas gordas do erário, que não estão medindo as consequências dos seus irresponsáveis e baixos atos, pois, na imbecilidade irracional em tentarem derrubar o Presidente da República, estão afundando a nação na mais profunda miséria sem precedentes em nossa História! Já falei, escrevi e tenho divulgado exaustivamente que, estava ficando tarde, mas se passar de agora, será o fim de um sonho que a décadas tinhamos, que é limpar o Brasil da comunocleptocracia! Enfim, esta é a hora do Presidente Bolsonaro invocar às FFAA para prender toda a corja que infecta os poderes e atrasa o crescimento da nação de bem!CHEGAAA!😡

  • Eles tentarão de tudo, mas não têm o apoio do povo. Estão colocando em risco o Estado brasileiro e na iminência de provocar um conflito civil no País. Não calarão o povo. Justamente aqueles que ferem a CF querem se apoiar nela. Hipócritas.

  • Não vejo a hora desses corruptora e ladroes pararem na cadeia ,pq este sim e o lugar desses porcos malditos,força militar nesses ladroes capitão,o Brasil está contigo abaixo de Deus

  • Está demorando tanto pra acionar os militares… A maioria da população está ao lado do presidente aciona logo um novo Ai5 e resolve tudo, prende todos os corruptos, está na hora da faxina geral.

  • argumento forte para um impeachment né kkkk “nao entregou o exame” kkkk bom, deve ser forte para os canalhas corruptos que sonham dar o golpe no Bolsonaro…mas vcs esquecem que o povo esta do lado dele? que detalhe heim…

  • “Esses caras estão de palhaçada, o povo estar com o presidente, ainda não entenderam?? Se mexerem com o #jairBolsonaro a coisa fede..”

  • Tirar esses traidores ,maia.deve ir para o inferno planta as regras dele lá, cadê os patriotas e o exército para agir

  • Sabe ok relmente querem e transformar nosso pais em um campo de batalha so nao enxerga isso e que ta cego pelo poder e querem a todos custo dar um golpe no pais

  • Baseado em que,pelo fato do presidente não apresentar os seu exame de saúde, isso é uma coisa particular ,fere a privacidade dia cidadãos,pelo fato de ser honesto,por está preocupado com esse isolamento , porque do jeito que estão fazendo só vai levar o Brasil economicamente ao caos,que tem que ser parcialmente impedidos, é o congresso nacional e o STF, que estão barreira do as ações do presidente, usurpando seus poderes.

  • ESPERO SIM, EM DEUS QUE TAL ATO INSANO ACONTEÇA. O QUE ENCURTARÁ UM POUCO O TEMPO PARA QUE O GOVERNO BOLSOBARO DESLANCHE DE MODO MANSO E TRANQUILO…
    COMO? DE QUE MANEIRA?
    – SEGREDOS QUE SÓ UMA BAIONETA CONHECE.

  • A democracia tem que ser respeitada. Ele foi eleito com 57 milhões de votos. Tá insatisfeito, espera a nova eleição.

  • AI-5 JÁ.
    Não queremos políticos corruptos no poder.
    MAIA não me representa.
    Alcolumbre não me representa.
    STF não me representa.
    Bolsonaro Presidente do Brasil ele me representa.

  • Muito engraçado ! Quando Bolsonaro decretou estado de defesa antes do carnaval, os senhores governadores se juntaram a multidão e deixaram o vírus rolar. Vale lembrar outro episódio onde em um evento para chegada da CNN vários políticos, entre eles o SR Rodrigo Maia, ministro do STF e outras autoridades se cumprimentaram e sem máscaras estiveram a menos de 0,50 m um do outro. OU seja, muita hipocrisia e falta de motivo para culpar o Presidente da república por estar junto ao seu povo. Se tentarem dar o Golpe, iremos as ruas.

  • Rodrigo Maia é seus asseclas, estão “Covando”suas próprias sepulturas. O que seria ótimo para o país.

  • a esquerda não para de tentar de todas as formas trazer o povo as ruas e depo-los sem a necessidade de intervenção de ninguém. Ta ficando interessante ( apesar de lamentável )

  • Nada mais justo, tem que receber os impedimentos e dar início ao processo…
    Esse presidente ja passou dos limites da razão faz tempo…

  • O presidente Nao e obrigado a provar nada sobre o contágio ,pra bandido LADRÃO ,Corrupto ,safado Alguém pediu comprovação do Batore, do Windzel Essea quadrilha querem tirar o presidente ,por inveja ,e querer ter autonomiapra roubar a vontade STF extensão da quadrilha do PCC CACHORRADA

  • Isso é o cumulo das abstinencias de propinas.
    Nibres deputados estão no limite dessa seca de propina em seus bolsos e agoram partem para a batalha final.
    Por tras disso devem ter muitos senhores com pendencias na justiça, tornozeleiras apertando seus calcanhares, saldos em vermelhos em suas contas laranjas.
    gustavotine

  • Infelizmente não podemos dizer que vivemos em uma democracia, tudo que eu não queria era que impedissem nosso presidente. Jurei defender minha nação, se necessário for, com o sacrifício da própria vida. No STF o único que ainda consigo respeitar é o ministro Barroso. Impedir BOLSONARO numa democracia onde Gilmar Mendes ainda é ministro do STF é a mesma coisa que mandar toda nossa tropa ficar de sobreaviso e pegar cada um seu fuzil. Ou essas notícias são fake ou nossas autoridades incopetentes querem um derramamento de sangue sem precedentes nesse país…no momento de tanta confusão espero que esses poucos ministros honestos, se é que ainda tem algum arquivem esse pedido insano do congresso

  • Prazer em conhece-lo senhor salvador do mundo. Espero que não tenha sido o senhor que redigiu essa notícia, o português não faz jus a um escritor.

  • bora pra rua….. temos que mostrar ao mundo essa covardia com a nação brasileira, que elegeu com legitimidade o Bolsonaro, e que esses canalhas estão usando essa história de virus para ferrar com o pais mais ainda…. A ditadura comunista que eles querem empurrar garganta abaixo nao vamos engolir, vamos cuspir na cara deles….. AI5 Já.

  • Querem é dar um golpe não só no presidente Bolsonaro, mas nos 57milhões de eleitores e nós brasileiros estamos apelando para o AÍ5 ou qualquer outra forma que de total poder ao presidente da República do BRASIL eleito legalmente pelo povo brasileiro e não dar direito de poder ao presidente da Câmara dos deputados que quer calar o presidente e o povo brasileiro

  • Fechar os três poderes congelar e abaixar os salários para 5mil mês para cada um ficar em casa é a boa solução até o virus ir rmbora rsrsrs

  • Fechar os três poderes congelar e abaixar os salários para 5mil mês para cada um ficar em casa é a boa solução até o virus ir rmbora rsrsrs
    Apenas estou sendo sensurado

  • Quero ver até aonde essa patifaria vai parar. As provocações estão à beira de uma intervenção militar. Mas o presidente ainda prega a democracia.

  • Quero ver até aonde essa patifaria vai parar. As provocações estão à beira de uma intervenção militar. Mas o presidente ainda prega a democracia. Vamos ver.

  • Não entendi a notícia, Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental não é Mandado de Segurança, e esse ADPF nº 669/DF é do dia 31/03/2020. O MS seria outro? a fim de impor ao Rodrigo Maia o prosseguimentos dos pedidos de afastamento do Presidente Bolsonaro?

  • É inegável que exista um complô para retirar um presidente incorruptível (coisa jamais vimos em todos os tempos de politica), ELEITO DEMOCRATICAMENTE. Sendo o seu maior pecado o de defender o povo brasileiro e NÃO DEIXAR MAIS ROUBAREM A PÁTRIA E O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO. (E, SE ESSA INJUSTIÇA OCORRER, TEREMOS UMA GUERRA CIVIL DECLARADA NO BRASIL). O POVO QUER BOLSONARO NO PODER POR SABER QUE ELE QUE O BEM DA NAÇÃO, E, SE NECESSÁRIO UM ATO INSTITUCIONAL Nº 06, PRENDENDO OS MINISTROS CORRUPTOS DO STF, OS LADÕES DO SENADO FEDERAL E DA CAMARA DOS DEPUTADOS. (VOLTAREMOS A 64) ESTA MUITO PARECIDO.

  • E o q, nós cidadãos, podemos efetivamente fazer?
    Zilhões de notícias sobre arbitrariedades, desmandos, articulações danosas aos interesses da Nação… conchavos visando nos impor esta malignidade da ditadura… o q, nós povão, podemos fazer?
    Estou cansada de perder tempo em compartilhar vídeos e mensagens! A q isto me leva? Qual o poder q este compartilhar tem?
    O q de concreto isto nos traz!?
    Neste caso mesmo do Mandado de Segurança, o q podemos fazer contra esta artimanha?

  • Nunca na história republicana desse país, um governo legitimamente eleito, está sendo tão desprestigiado, pelo STF e Congresso Nacional! A que tudo nos leva a crer, tanto o STF quanto o CONGRESSO NACIONAL, está promovendo um grande GOLPE, NÃO POR Iniciativa popular e sim pelos Esquerdista Apátridas!!! BATEU, LEVOU!!!

  • Olá Ricardo, só pra confirmar:
    A ADPF 669/DF mencionado no final do seu artigo, se refere àquela campanha “O Brasil não pode parar”. Nela, o Min. Barroso concedeu liminar para proibir a veiculação da campanha. Essa decisão foi em 31.03.2020.
    Assim, me parece que o número dessa ADPF está incorreto.
    Você tem o número dessa nova ADPF contra o Bolsonaro?

  • Caro Ricardo,
    Pesquisei bem e o número está correto, desculpe.
    É meio estranho, pois dois advogados que propuseram essa ADPF que recebeu o mesmo numero daquela impetrada pelo partido Rede.
    Não entendi, desculpe-me.

  • Quem tem cometido crime contra a saúde popular é a câmara federal, especialmente seu presidente e o STF, mais corruptos e ditadores de todos os tempos, quando ficam com o fundo partidário, que nem deveria existir, e querem jogar toda conta da pandemia sobre o governo federal. Está visível que querem invalidar a escolha democrática de mais de 57 por cento dos brasileiros, tentam impedir o executivo de trabalhar. Quem embarcar na deles e do Dória vai obter atestado de burrice, ignorância.
    Se democracia é isso, não vale a pena…
    Só no Brasil nó s vemos os parlamentares mais interessados em roubar o dinheiro enviado pelo governo federal pra ações efetivas contra o covid19. E parlamentares mais interessados em tentar levar vantagem e derrubar o nosso presidente.
    Tenho nojo do congresso nacional, do STF e de vários governadores e Prefeito s, principalmente dos de Pernambuco e Recife!

  • Este mandado de segurança devia ser para políticos vagabundos ladrões safados e ministros do STF que só se preocupa com o bolso deles aí sim soltaram bandidos e querem prender cidadãos trabalhadores eu não entendo como o STF defendem tanta gente ruim devia mudaram o nome de STF para supremo federal defensor de bandidos já vi que o planalto e um cuartel general de bandidos mesmo chega a feder não generalizando á todos.

  • Por que é extremamente importante que as pessoas percam o discernimento? Porque sem ele, pode-se fazer tudo ao bel prazer dos interesses do esquerdismo; sem discernimento entre um criminoso e um herói, pode-se tratar o herói como criminoso e ainda dar “ares de legalidade”

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...