Mandetta: ‘Só saio daqui quando acharem que eu não devo mais trabalhar’



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que só sai do cargo quando acharem que ele não deve mais trabalhar.

A declaração ocorreu depois que o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou em rede nacional para pedir que as quarentenas totais adotadas pelos estados brasileiros fossem revistas, pelo bem da economia do país.

A imprensa especulou que Mandetta não iria aceitar a proposta de isolamento vertical e que deixaria o cargo por supostamente não concordar com o presidente.

“Eu vou deixar muito claro: eu só saio daqui quando acharem que eu não devo mais trabalhar – quando o presidente achar, porque foi ele que me nomeou –, ou se eu estiver doente, ou no momento em que eu achar que esse período de turbulência tiver passado e eu possa não ser mais útil”, disse.

“Agora eu vou trabalhar ao máximo. A equipe está todinha focada, nós vamos trabalhar com critério técnico sempre”, acrescentou o ministro.

O ministro também classificou a quarentena como “remédio extremamente amargo”.

“A quarentena é um remédio extremamente amargo, extremamente duro. Antes de adotar o fecha-tudo, existe a possibilidade de trabalhar por bairro, a possibilidade de se fazer a redução da mobilidade urbana. Nós saímos praticamente do início dos números para o efeito cascata de decretação de lock down como se nós estivéssemos todos em franca epidemia“, disse.

Mandetta também alertou que não existe apenas coronavírus e que a vida continua: “O sistema de saúde tem que trabalhar. Eu tenho recebido médico fechando consultório de ginecologia, de pediatria, clínicas de ultrassonografia, laboratórios de análises clínicas. A vida continua. Outras doenças acontecem, as pessoas têm que ser atendidas. As pessoas têm dor de dente, têm necessidades, estão em tratamento”, declarou.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...