Marco Aurélio Mello sobre um novo partido: “votei pela desaprovação dos últimos partidos”. Uma ameaça?



Depois do sucesso de Bolsonaro ao anunciar que saiu do PSL e criará um outro partido, Marco Aurélio Mello, que é membro substituto do TSE, teceu críticas sobre a quantidade de partidos existentes no Brasil , como informa O Globo.

O comentário do ministro do STF foi em resposta a uma pergunta sobre a nova legenda que o presidente Jair Bolsonaro deseja criar.

“Resta saber se vai haver aprovação. Eu, quando estive na atuação no TSE, votei pela desaprovação dos últimos partidos. Eu creio que o Brasil já tem partidos em demasia. Ao invés de se buscar a correção do [uso do] fundo partidário, se busca a correção da forma, da vitrine”, disse Marco Aurélio. Os grifos são nossos.

A hashtag em apoio ao nome do possível novo partido ocupou o primeiro no trends do Twitter.

Sobre o Colunista

Redação Terça Livre

Redação Terça Livre

48 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Informações relevantes para se pensar: o Brasil atualmente tem 32 Partidos Políticos Ativos, 513 elementos na Câmara dos Deputados e 81 no Senado Federal. Perguntas: É pouco, na medida ou muito? Quem paga o salário, despesas, emendas etc de cada um deles (adivinha)? 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Vamos encher de partidos inúteis, como o Aliança Pelo Brasil, conhecido por ser idealizado por subraças analfabetos e com demência severa.

  • Uai, pra diminuir os partidos é só fechar esse monte de partidos socialistas, vários deles pregam as mesmas coisas, com pouca ou nenhuma diferença ideológica.
    Aproveitem para atualizar-se: o socialismo está sendo CRIMINALIZADO na União Européia, como é o nazismo. Sim, o socialismo, porque o comunismo já está morto na Europa faz décadas.
    E mais: Os partidos que pertencem ao FORO de São PAULO (atual Grupo de Puebla) DEVEM SER DISSOLVIDOS, conforme a lei partidária no Brasil.

  • Os comentários de que já há muitos partidos no Brasil, e outros comentários desmerecedores da direita são só HIPOCRISIA.
    Todos sabemos que, em todas as vezes em que houve dissensão na esquerda e se abriu um novo partido socialista, nunca houve tais críticas.
    A hipocrisia é tanta que serve QUALQUER ALEGAÇÃO para intimidar, inibir e impedir se possível o nascimento do primeiro e único partido conservador desde o nascimento da República.
    Dos 32 partidos, quantos são socialistas? De toda a população do país, quanto por cento é conservadora?
    A pergunta certa é: os muitos partidos brasileiros realmente representam o povo?

  • @Reinaldo , pergunte para quem votou, oras. E se “não representam” será que é porque a esmagadora maioria da população brasileira NÃO PESQUISOU antes de votar e/ou NÃO FISCALIZA e NÃO COBRA seus representantes? Será que também é porque a esmagadora maioria da população brasileira vota e depois até SE ESQUECE e/ou IGNORA em quem votou? São perguntas relevantes, não acha? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • @Jeff Begalli , eu vou criar o PAPBA – Partido da Associação de Proteção das Borboletas do Afeganistão (Mamonas Assasinas)! 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Só deveriam existir dois partidos, PCT e o PPPH.
    Partido dos Corruptos e Trambiqueiros e o Partido dos Poucos Políticos Honestos.

  • O Partido Aliança pelo Brasil. Será o ÚNICO partido de direita e realmente conservador do Brasil: atendendo assim o anseio de mais de 58 milhões de brasileiros. Se juntar todos os outros partidos; ideologicamente falando, podem ser traduzidos no máximo em dois partidos.

  • Eu também acho que existem muitos partidos no Brasil, só que nenhum deles representa a maioria, todos são de esquerda, centro-esquerda ou extrema esquerda.

    Este é o primeiro partido que realmente representa a maioria da população, um partido verdadeiramente de direita, em que teoricamente poderemos confiar.

    Até hoje, com raríssimas exceções, nós da direita fomos obrigados a votar em candidatos bosta, tínhamos que escolher dentre um monte de bosta, qual era a menor bosta, logo, fomos obrigados a votar em bosta a vida inteira, pois era só isso que havia.

    A partir de agora, se tudo ocorrer como o esperado, teremos a opção de escolher bons candidatos, que realmente NOS REPRESENTEM.

  • @Luciano , a solução para isso é simples, oras: CANDIDATEM-SE! Os políticos não descendem do povo? Onde vocês estavam esse tempo todo? 😐 KKKKKKKKKKK! 😀

  • O Foro de SP possui mais de 50 partidos de esquerda no seu quadro de membros, fora as organizações criminosas como as FARC, o MIR chileno e tantas outras facções, sem contar as relações promiscuas com terroristas pelo mundo todo, e o pessoal todo contente pela possibilidade da criação de um partido dito “conservador” no Brasil. O povo acredita que política se resume apenas em relações partidárias e em eleições…

  • ATÉ QUE A LEGISLAÇÃO VIGENTE SEJA ALTERADA DEVEMOS JOGAR CONFORME AS REGRAS DO JOGO.
    NO MOMENTO UMAS ALTERNATIVA PRÓ BRASIL É CRIAR ESSE PARTIDO 100% CONSERVADOR, EM OUTRO MOMENTO MAIS PROPÍCIO DEVEMOS DISCUTIR A EXTINÇÃO DE TODOS ELES.
    EU PENSO QUE DEVERIAM HAVER APENAS 3 PARTIDOS, ESQUERDA, CENTRO E DIREITA.
    OS CANDIDATOS QUE DEFINAM A SI MESMOS EM QUAL POSIÇÃO DEVEM BUSCAR SEUS ASSENTOS.

  • Ridículo que não aceita ser chamado de “” você””””… impõe ordem de chamá-lo de__ “sofrência”.
    Semideus de um ralé stf, que pretende tirar do Brasil sua potência, ridicularizando-o para que fique pior do que o querido México.
    Apostam e acham, ser correto o estado da cleptocracia-oclocracia-narcomunismo juntos, para que sua família sejam intimidados e temerosos. Trabalhar para eles.
    Asmodeus, Príncipe dos Tártaros, que os derrubam, para as profundezas do Inferno.

  • Fertilizante da raíz p/t.osco.
    Tentam viabilizar o governo atual e derrubar…

    Deus, Nosso Pai, nosso Rei, frustra este stf, revoga os desígnios destes opressores, adversários.
    Impacientam também a mente Divina.

  • As esquerda está tremendo no base, seus eleitores não são mais a maioria, esta multidão de partidos são somente para dissimular, deveria ser apenas dois partidos, um de esquerda e outro de direita, a esquerda está a cada dia mais se enfraquecendo. Diante de uma multidão de partidos, o Aliança pelo Brasil é muito bem vindo, pois este sim representará seus 58 milhões de eleitores. Seja bem vindo Aliança pelo Brasil. Vitórias a serem alcançadas.

  • Começou a baixaria do STF. Realmente, o Brasil tem partido em demasia, mas NENHUM conservador! O STF tá forçando o Brasil a tirá-los de lá aos ponta-pés!

  • Nunca foi tão fácil reconhecer as HIENAS.
    Basta reparar no ‘kkkkkk’ incluso no comentário debochado, inútil e contra as ordem e anseios do clamor popular.
    As HIENAS acreditam ainda que as falácias vomitadas por elas tem relevância para as pessoas normais.
    Que triste escolhas fazem tentando defender o indefensável.
    E ainda acham que os dementes são os que defendem a dignidade, algo que ignoram na própria insignificância.

    Vide a tal maria, que em nada contribui e em muito assemelha-se ao GM, conforme as palavras do ministro Barroso, as quais lhe caem como uma luva!

  • Maria.

    As vezes você me cansa com essa sua mania de questionar coisas tão óbvias.

    Primeiro, não tenho vocação política, sigo uma profissão que gosto e não tenho pretensão de sair dela.

    Segundo, mesmo que eu me candidatasse, não teria um partido de direita para me filiar, teria que escolher um partido de centro ou centro-esquerda. Só que assim chegaria um momento em que me envolveria em conflitos com o partido pela diferença de ideologia.
    Com o passar do tempo os conflitos só iriam piorar e no final seria bem provável que eu fosse expulso desse partido.

    Pense um pouco mais antes de perguntar, Maria.

  • Se o governo decidir por uma reforma política eu acho sim viável a criação de um novo partido. Agora são de fato muitos partidos que só aumentam a possibilidade de infla,cionar o fundo partidário.

  • O que são os partidos políticos no Brasil hoje ?
    Eles representam todo espectro de pensamento de cada um dos brasileiros? Temos até um psicopata assassino que escreve por aqui. Será que ele também é representado ?
    É claro que não, porque este não é o objetivo, mas botar a mão no dinheiro que os partidos recebem na moleza para custear as eleições. É dado um cheque em branco e com a nova lei, o dono do partido gasta como quiser este dinheiro.
    O novo partido vai ser o primeiro de direita?
    O Bolsonaro, sendo de direita, precisou de um partido assim para ser eleito ?
    Isto porque o brasileiro não vota no partido, mas na cara e no discurso do candidato, que nem sempre se alinha com o que o partido prega.
    Precisamos de uma reforma politica urgente e doações privadas ultra controladas para os partidos, nunca para os candidatos e parar de dar dinheiro dos impostos para trambiqueiros que são ” donos ” de partidos. Que o candidato e o partido tenham o mesmo discurso.

  • Jeff, você tá confuso, amigo.
    Trocou o nome do partido…

    “conhecido por ser idealizado por subraças analfabetos e com demência severa.”

    Essa afirmação é atribuída ao PT, amado.

  • Os ‘deuses de toga’ estão sentindo a água bater na bunda.
    Estão tão desesperados que já não lhes restam mais alternativas, a não ser, jogarem tudo que guardam nas mangas.
    Perderam!
    Na melhor das hipóteses, lhes será tirado o ‘poder divino’ que acreditam ter em seu supremo delírio.
    Pessoalmente, eu prefiro que sejam profunda e exaustivamente investigados e que a verdade ocultada venha a tona.
    E que sejam punidos EXEMPLARMENTE, para inibir futuros meliantes.

  • Fácil de resolver. Somente dois partidos – DEMOCRATAS e REPUBLICANOS.
    P.s.: Se forem extintas a “vilas” com menos de 5.000 habitantes, A VILA BELMIRO SERÁ ANEXADA A CUBATÃO ?

  • @Luciano , aqui é Brasil, ok, não dá para comparar com outros países e/ou querer que seja como eles, entretanto, os Americanos orgulham-se em dizer “Eu que fiz!”, “Feito!”, “Considere feito!”, “Just do it! (Nike)”, “Check!” etc. Já aqui no Brasil, xiiiiiii… 😐 é só papo ou no gerúndio: “Vou estar fazendo”, “Vou estar trazendo”, “Vou estar blablablaNDO”. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • @João 8:32 , eu contribuo sim. Como? conscientizando as pessoas na internet. Que pessoas? As pessoas sensatas e que sabem pensar, não a vocês FANÁTICOS! E o “KKKKKK” é um tapa na cara de vocês. Humor, ironia, sarcasmo etc podem ser ARMAS PODEROSAS. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • Esse Ministro só serve à Esquerda haja vista seu histórico.
    Não o deve levar a sério!

    Nosso país está conseguindo sair dos “problemas”, acreditamos nele e vamos conseguir mudar de vez o rumo.

    o Brasil é DEMAIS!

  • Maria

    Está começando a ficar difícil de rebater tanta asneira que você fala.
    Está querendo dizer que porque é Brasil não tem jeito? Que as coisas só funcionam nos Estados Unidos?

    Para as coisas funcionarem no Brasil é necessário arrancar os bandidos que estão no poder até hoje, sob a forma de congressistas, juízes e organizações criminosas como o FORO de SP.

    A criação de um partido de direita é apenas mais um passo nessa direção, ainda levarão anos ou décadas até que toda essa corja possa ser varrida da elite do funcionalismo público.

    Depois você reclama que eu te xingo de analfabeta funcional, alienada e paranoica… diz que você fala que só joga a verdade em nossa cara… que só quer nos conscientizar… que somos fanáticos, sendo que a cada nova postagem, você apenas confirma minhas afirmações.

  • @Luciano , se eu estou querendo dizer que o Brasil não tem mais jeito? SIM! É exatamente isso! Os mais espertos já perceberam isso, já sabem qual é o caminho e chama-se AEROPORTO! Muitos ricos e/ou que tem recursos já abandonaram o país. Os que não tem condições e, principalmente, os jovens almejam isso e/ou a ideia está incutida na mente deles. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

    https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/por-que-os-jovens-querem-deixar-o-brasil.htm

    https://www.bbc.com/portuguese/geral-45303739

  • @Luciano , é por isso que eu lhe disse (acho que foi para você) que estou POUCO ME LIXANDO para o que vocês pensam ou não de mim e/ou dos meus comentários. Vocês são FANÁTICOS, igualzinho aos PeTralhas, e não é para vocês que eu escrevo mas, sim, para quem é sensato e/ou tem a mente aberta e quer se libertar de um problema chamado Brasil ou, mais precisamente, Brasileiros. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • @Luciano , um exemplo prático e simples para avaliar que o Brasil está afundando é a analisar Economia. A carga tributária (direta e indireta) no Brasil está em torno de uns 43% ou, em bom português, 5 meses e meio de tudo o que você ganha no ano são para pagar tributos/impostos, ou seja, quase METADE (50%). Quando a tributação chegar perto ou ultrapassar esse valor teórico (50%), NINGUÉM mais irá querer trabalhar e NINGUÉM irá querer produzir, aliás 50% que o Estado toma só acontece em casos de GUERRA e nós não estamos em guerra. Nos países europeus como Suíça, Alemanha etc a tributação também é alta, mas a diferença é que é devolvido na forma Educação, Saúde, Transporte, Previdência etc de 1º Mundo. Já aqui no Brasil…, xiiiiiiiiiiiii… 😐 KKKKKKKKKK! 😀

  • Que assunto maravilhoso!

    #REFORMA PARTIDÁRIA!

    Para o bem da verdade, da democracia, e da história brasileira, como existem apenas TRÊS PODERES, por analogia, só devem existir TRÊS PARTIDOS à saber:

    Republicanos:
    Aquele pessoal que acredita que o ESTADO NACIONAL, não o Foro de São Paulo, que é um crime político transnacional, deve ser a prioridade!

    Democratas:
    Aquele pessoal que acredita que o POVO BRASILEIRO, esta espécie de ser humano, vindo da constelação do Cão, deve ser a prioridade, ahhh que povo amável !

    Moderadores:
    Aquele pessoal chamado de CENTRÃO, um bando de fidalgos portugueses. que sonham em continuar a assaltar o estado brasileiro, obstruir votações democráticas e nunca serem presos, por aceitarem “presentinhos” das empreeiteiras brasileiras!
    Nem sempre os democratas ou os republicanos tem a razão, moderadores se aproveitam deste fato, para existir politicamente. HA HA HA HA HA

    Brincadeiras verdadeiras à parte, o poder legislativo brasileiro zomba da inteligência do povo brasileiro, que pacificamente vem aceitando a existência de um manicômio, que tem até partido comunista, como pode existir uma excrescência destas, sustendada com o dinheiro do contribuinte?

    Se eu fosse presidente, a próxima campanha eleitoral, seria feita exclusivamente via internet, nos sites da Camara e do Senado, sites pouco acessados pelo povo brasileiro e qualquer propaganda em qualquer outra mídia eletrônica, seria passível de multas, que seriam destinadas à educação de base!

    Nada daquela porquice, de gráficas fantasmas, emporcalhando as cidades!

    Nada pesquisas eleitorais fajutas, compradas de última hora também, nunca vi um povo como o brasileiro, que paga ver como está o estado da arte das mentiras midiáticas, só no Brasil existe isso!

    Nada de candidatos que gastam apenas, METADE DA VERBA!

    CANDIDATURAS AVULSAS JÁ ! ( Copy and Paste )

    O Brasil é signatário de diversos tratados internacionais sobre direitos humanos, em especial o Pacto de São José da Costa Rica, que prevêem, no que pertine aos direitos políticos, “que qualquer cidadão tem o direito de se candidatar, de votar e ser votado, de participar da vida política e pública”; e de que ii) os tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, independente de sua forma de aprovação pelo Congresso Nacional, seriam equiparados às emendas constitucionais, de modo que “havendo conflito com as nossas regras constitucionais vigentes, prevaleceria aquela que resguarda o direito individual do cidadão”.

    Se a candidatura avulsa fosse aceita, Bolsonaro nem precisaria de um novo partido, o problema é o TSE, acabar demonstrando, que aprova apenas o que convém a ele mesmo e não a íntegra dos todos os tratados que o Brasil assinou!
    Nossa palavra não vale nada?
    Somos um curral eleitoral ?

    Com estes modelo, o fundo partidário poderia ser “desviado” para a educação de base, tão prejudicada pela baixa performance apresentada pelos centros acadêmicos brasileiros, cheios de comunistas!

    E por fim, O COAF precisa voltar, para monitorar as transferências bancárias!

    Fazer uma eleição sem a fiscalização do COAF é como roubar doces de crianças!

    Quando o poder legislativo parar de legislar em causa própria, o modelo eleitoral, com certeza, vai evoluir !

    VOTE EM MIM !

  • Maria

    Olha… paranoica é pouco para você, com esses seus últimos comentários já virou uma deficiente mental.

    Olha só isso:
    “se eu estou querendo dizer que o Brasil não tem mais jeito? SIM! É exatamente isso! Os mais espertos já perceberam isso, já sabem qual é o caminho e chama-se AEROPORTO!”

    Agora deixe eu te esclarecer umas coisas sua retardada mental, afinal já tenho propriedade para te chamar assim, não? Muitas pessoas com condições já deixaram o Brasil face ao estrago que a quadrilha do PT fez no país, mas estão dispostos a voltar caso a situação mude.

    Seus comentários aqui são apenas LIXO, que é inicialmente combatido e posteriormente ignorado.

    Coloque-se no seu lugar !

    (hospício, já que você é uma analfabeta funcional e pode não entender)

  • Maria paga de isentona “nem bolsonarista, nem petista”, mas só vejo puxar sardinha pro PT nos comentários. É covarde demais para assumir que é esquerdista. Também vi que não conseguiu rebater a resposta do Luciano onde diz que não adianta se candidatar se as opções para quem é de Direita são escassas.

    O Brasil não está afundando. Está começando a sair do buraco onde o PT nos deixou. 760.000 empregos formais este ano, alta de 0,6% no PIB em agosto, IBOVESPA sobe 0,84%, juros cai para 5%, inflação 3%, investimentos estrangeiros como os 10 bilhões da Arábia Saudita e economia de 630 bilhões com a reforma da previdência. A soltura do Lula assustou um pouco os investidores agora, mas logo a gente se recupera.

  • Existem várias organizações criminosas disfarçadas de partidos que só serão exterminadas se acontecer a tão esperada FAXINA GERAL, principalmente contra o cheiro de enxofre togado.

  • Fecha os partidos que fizeram caixa 2, garanto que cai para menos da metade!!! Presidente do TSE que não faz o que deve, pois deve muito aos bandidos para tirar a 2o instancia!!!

  • @Luiz , eu não “pago de Isentona”, eu SOU ISENTA é diferente. E minha resposta ao @Luciano não muda, candidate-se, entre em algum partido mais ou menos e FAÇA A DIFERENÇA, olha o exemplo da Tabata Amaral do PDT. Quanta às supostas “melhoras” que você está citando, SINTA-SE À VONTADE para tentar convencer àqueles jovens que almejam abandonar o Brasil para outro melhor. BE MY GUEST! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Maria,

    Tú és incoveniente, perceba-se!

    Pegue sua mochilinha e vá para o país que ama! Vá se catar pois percebemos que está perdida ou perdido!

    O Brasil é dos brasileiros e estamos mudando-o, mesmo que você não queira. Infelizmente.
    Boa sorte aí no mundo! Sorte! KKKKKK

  • Maria.

    Sim, você é ISENTA.

    ISENTA de HONESTIDADE.
    ISENTA de COERÊNCIA.
    ISENTA de BOM SENSO.
    ISENTA de RAZÃO.
    ISENTA de VERGONHA.

    Quem não te conhece, que te compre.

  • @Anna Damaciena , sim! Eu sou realmente “inconveniente” e/ou “chata” como muitos de vocês comentaram. Talvez seja seja porque eu procuro falar a Verdade e a Realidade das coisas e elas, muitas vezes, são realmente INCONVENIENTES, ninguém quer ouvir, mas eu to POUCO ME LIXANDO para isso. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • @Anna Damaciena , “estamos mudando”, “vamos estar fazendo”, “vamos estar blablablaNDO”, ou seja, GERÚNDIO, ENROLAÇÃO, Brasil o ETERNO “País do Futuro”. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • Curioso mesmo é que, quando era interesse do PT pulverizar por inúmeros partidos os representantes da câmara (melhor comprar no atacado do que no varejo), Marco Aurélio votou contra a cláusula de barreira (que impediria o crescimento partidário nos níveis de hoje). Agora que estamos abarrotados de partidos de Esquerda (na verdade, quase todos eles são), ele quer impedir a criação de novos partidos (melhor deixar como está, não é? Pai da desembargadora prodígio de 37 anos).

  • Todos podem ver que TUDO foi infectado e apodrecido.
    Eh evidente o movimento pelo CAOS no continente, para a volta dos vermelhos que agora serão ainda mais impiedosos e farão todos ESCRAVOS.
    Voce ainda acredita nas instituicoes, ainda acredita em politicos que sabotam e em juizes que libertam criminosos para favorecer o caos ?
    Os politicos sao inimigos, os juizes sao inimigos e ate a igreja se tornou inimiga e tudo isto he GLOBAL, he MUNDIAL.
    Voce acredita mesmo que tudo isto acontece ao seu redor AO MESMO TEMPO por coincidencia ou percebe que que he uma acao de GUERRA deles ?

    AINDA existe uma possibilidade de SOLUCAO TOTAL para todo este problema mas ate esta porta esta se fechando RAPIDAMENTE.

    ANTES QUE REMOVAM O VIDEO EH URGENTE ASSISTIR A SOLUCAO AQUI:

    https://youtu.be/g9OsgdFPuM0?t=329

    O dragao vermelho espera ansioso para tragar a crianca iluminada de sol, lutemos.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...