fbpx

Marco Aurélio, ministro do STF, manda soltar traficante Elias Maluco, o assassino de Tim Lopes

ministro Marco Aurélio
 


Habeas corpus será concedido se não houver outros mandados de prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio decidiu sexta-feira (2/8) conceder liberdade ao traficante Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes em 2002.

Pela decisão do ministro, Elias Maluco deverá ser libertado, caso não esteja preso em função de outros mandados de prisão. A defesa e o STF não souberam informar se Elias será solto ou não.

habeas corpus foi concedido em um processo que tramita na Justiça de São Gonçalo (RJ). Em 2017, um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o acusado pelo crime associação para o tráfico. Ao julgar o caso, o ministro entendeu que Elias Maluco não pode ficar preso por tempo indeterminado e sem julgamento definitivo por essa acusação.

“O paciente encontra-se preso, sem culpa formada, desde 7 de julho de 2017, ou seja, há 2 anos e 24 dias. Surge o excesso de prazo. Privar da liberdade, por tempo desproporcional, pessoa cuja responsabilidade penal não veio a ser declarada em definitivo viola o princípio da não culpabilidade”, decidiu o ministro.

Pela decisão, o acusado, se for solto, ainda terá que permanecer em sua casa, deverá comparecer ao Judiciário quando for chamado e “adotar a postura que se aguarda do homem médio, integrado à sociedade“.

Além da condenação pela morte de Tim Lopes, consta contra Elias Maluco, segundo o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, uma condenação, em 2013, de 10 anos, sete meses e 15 dias de reclusão por lavagem de dinheiro. Pela morte de Tim Lopes, ele foi condenado, em 2005, a 28 anos e seis meses de prisão.

 * Fonte: Agência Brasil

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

27 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Quando você percebe que a coleira do cachorro (cachorro = o povo) lhe impõe um limite de alcance, você (você = $TF) começa a abusar das brincadeiras. Às vezes ocorre de a corrente que se prende à coleira se romper, e aí… bem… na versão literal da coisa vocês já conhecem o resultado… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • É preocupante, lamentável e causa uma revolta uma decisão dessas. Vindo do ministro que veio a decisão, não surpreende, pois a conduta dele no tribunal é “tapa na cara” da sociedade. É um exemplo total de alguém que vive fora da realidade, em seu mundo, que torna a justiça cada vez mais uma instituição que não oferece confiança.

  • o povinho da esquerda quer soltar lula , os absurdos são iguais dois bandidos o que diferencia só são os artigos .

  • Se ele não desobedeceu a Constituição, então não há nada que vocês possam fazer. E quem fez/escreveu a Constituição? R: Deputados e Senadores. E quem elegeu tais Deputados e Senadores? R: Nós mesmos, os brasileiros! Xiiiiiiii… 😉 KKKKKKKKKK! 😀

  • Está cada vez mais difícil, de aceitar certas atitudes, que os “Poderes” estão tomando.
    Deveriam ser fechados, e os militares, reconduzir o Brasil aos bons costumes.

  • O ministro fez o que está na lei ? Se ele fez isso então tá correto.

    O estranho é um site do Tribunal do RJ dizer que o Elias ‘Maluco’ e foi condenado por 28 anos de prisão pela morte do Tim Lopes e mais 10 anos por lavagem de dinheiro e estas condenações juntas não terem sido executadas pela Justiça em outras instancias superiores ao ponto de o STF ter que mandar soltar.

    Que ninguem estranhe isso afinal o RJ é um estado totalmente aparelhado de militantes politico-ideologicos e corruptos nos tribunais regionais. É lamentável..

    Basta reparar que Sergio Cabral ficou mais tempo ‘roubando’ na política sem sequer ser ameaçado pela Justiça do RJ do que Lula como presidente.

    Elias pode ser solto mas isso não vai mudar o destino dele. O verdadeiro problema é a fragilidade do nosso sistema de Justiça aqui no RJ.

  • Daqui a pouco vão soltar o maníaco do parque; o Beira Mar; a Ristofen; o casal Nardoni; o Médium João de Deus; a viúva do Yoki; o goleiro Bruno… etc…

  • Povinho ignorante. O STF não é um tribunal de acusação e/ou defesa. O STF tem como finalidade assegurar que aa leis estão sendo cumpridas de acordo com a constituição. Nesse caso especicifico, o indivíduo foi preso preventivamente. Até agora a justiça não confirmou sua condenação. Segundo a constituição nenhuma pessoa pode ser presa preventivamente pelo resto da vida. E isso vale para vocês também. O STF está apenas fazendo valer o que está na constituição. Claro que isso não agrada a muita gente. Então ao invés de ficar críticando o STF, cobre do seu deputado federal ao mudança da lei. Isso se vocês ainda se lembrarem em quem vocês votaram. Lembrem-se que o comprimento das leis é sempre a única alternativa para um país democrático. As leis valem para todos nós.

  • QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DESTA SOLTURA??????????????????????????????????

    STF É UM REPLAY DO___CIRCUS MAXIMUS ROMANUS.

    ATÉ QUANDO catilinas petralhas VÃO NOS INSULTAR?????????

  • “Devemos aproveitar a oportunidade enquanto ainda temos chances de mudar, mas para isso precisamos saber quem são os culpados. Certamente alguns são mais culpados do que outros, mas verdade seja dita, se quiserem realmente saber quem são os culpados OLHEM NO ESPELHO.” (V de Vingança – 2005) 😉

  • Quando a raiva chega, a sabedoria parte.
    O serviço d e troca d e favores, o atual stf, agindo igual fases da Lua…

  • Jorge F. de Araújo, o Elias Maluco não está preso “pelo resto da vida”, e se o prazo é longo pra você, pode não ser para outras pessoas. É um prazo subjetivo. Seu argumento é mais furado que uma peneira. Então qual é o prazo limite? Em lugar nenhum é definido isso. Babaca fica pagando de inteligente e prova que é um imbecil. E ainda chama os outros de ignorante. Se olha no espelho seu mané.

  • @RENATO LORENZONI PERIM , eu acho melhor, caso você não seja operador/autoridade judicial, ESTUDAR/PESQUISAR Direito Penal no que diz respeito a “Excesso de Prazo”, ao invés de ficar xingando, chorando e esperneando feito bebê, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  • @Trom , neste caso, acho que ele seria obrigado a declarar IMPEDIMENTO por parentesco e passaria a análise do caso a outro ministro/juiz que não esteja impedido. 😉

  • Esses ministros, que nem juízes são, envergonham o país. Gilmar Mendes, Tófolli, esse aí, primo do Collor, Março Aurélio e Lewandowski, são do mal. Não valem a comida que comem.
    Não sabem o que os espera quando colocarem o pé do lado de lá.

  • Ele deveria ir para lugar do bandido.
    Elias é inocente e este ministro está em estado de loucura.
    Risco a sociedade .

  • O título da matéria é um exemplo de irresponsabilidade, má fé e maucaratismo. A decisão do ministro não irá soltar esse marginal

  • Triste realidade!
    Depois o preso sou eu, recolhido em minha casa com medo da violência!
    Com atitudes como essa dos nossos representantes legais, dando moral pro seus amigos ilegais!
    Pro inferno todos eles.

  • Não entendi se ele foi condenado
    Além da condenação pela morte de Tim Lopes, consta contra Elias Maluco, segundo o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, uma condenação, em 2013, de 10 anos, sete meses e 15 dias de reclusão por lavagem de dinheiro. Pela morte de Tim Lopes, ele foi condenado, em 2005, a 28 anos e seis meses de prisão.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...