MEC abre quatro mil vagas para formação de professores



O Ministério da Educação lançou, na sexta-feira (27) o programa “Ciência é 10”, (C10), que vai beneficiar mais de 400 mil alunos do ensino fundamental serão.

De acordo com o MEC, o programa quer melhorar a qualidade das aulas de ciências nas escolas públicas. A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai abrir 3.920 vagas para a formação de professores de ciências que dão aula para estudantes do 6º ao 9º ano.

Durante o evento, que ocorreu na sede da Capes, em Brasília, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou que a ação é específica para a sala de aula. “Estamos investindo na capacitação do professor para melhorar lá na ponta os indicadores de educação”, afirmou.

Weintraub também ressaltou que o programa vai mostrar a praticidade e aplicação da ciência na vida das pessoas. “Acho que esse é o princípio básico. Mostrar a utilidade de toda a teoria que aprendemos na vida da gente”, disse.

O programa oferece aos professores ferramentas, conteúdos e metodologias que auxiliam na qualidade das aulas, propondo novos desafios e reflexões sobre a prática pedagógica. As vagas são parte do primeiro processo seletivo do programa.

As inscrições deverão ser feitas diretamente nos sites das 19 instituições de ensino superior federais e estaduais participantes a partir de segunda-feira, 30 de setembro (veja a lista aqui). O início das aulas está previsto para fevereiro de 2020. As instituições estão espalhadas por todas as regiões do Brasil, com oferta em 125 municípios brasileiros.

O curso de especialização lato sensu será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. O C10 tem quatro eixos temáticos (vida, ambiente, universo e tecnologia) e é baseado no estímulo do ensino por investigação, com uma abordagem criativa e transversal.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

28 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Deveriam abrir vagas para aperfeiçoar os professores de educação infantil e fundamental inicial. Faria muita diferença.

  • O Governo deveria modificar a Lei e permitir que Militares da Reserva e Reformados, que tenham curso de Licenciatura nas diversas áreas, possam lecionar em Escolas Públicas.

  • Boa tarde excelente iniciativa .Pretendo fazer esse curso. A Ciência está diretamente ligada à vida de todos os seres na Terra. E há a necessidade dessa preocupação especial.Parabéns pelo projeto.

  • Melhorar a formação é importante, mas sou isso não resolve, melhor que estiver preparado um professor, não consegue ensinar em turmas super lotadas, com salários ridículos, com muitos alunos com vários problemas de comportamento, pois muitas famílias despreparadas para a criação e educação, ou seja, vai ser um dinheiro jogado fora.
    Acorda ministro!!!

  • Eeeee concordo com vc Claudia cada dia q passa fico 😴😴😴 alunos saindo do fundamental 1sem saber ler,interpretar, e mas ainda quando o professor dar a prova e os aluno nao conseguem a pedagoga passa este menino para a serie seguinte sem qualquer condicoes. Misericordia….eu mãe eduquei minhas filhas muito bem…hoje vejo como fui boa mae …😅😅😅😅😅😅

  • Piada para inglês ver. Na prática vai ser um bando de professores universitários esquerdistas que nunca pisaram em uma sala de aula de um colégio público ensinando teorias pedagógicas.
    Queria ver algum deles tentando ensinar 30 adolescentes indisciplinados e desregrados, sem apoio, sem material, sem laboratório … só com giz e guspe.

  • Verdade Renato, o que precisa são mudanças profundas, na estrutura física, para poder ter esses alunos o dia inteiro dentro da escola com todos os profissionais necessários para poder ensinar de verdade, salas com poucos alunos, professores com salários dignos, para que não precisam ficar trabalhando em vários lugares, em vários horários…

  • Enquanto procurarem o fracasso da Educação na formação de Professores, o problema nunca será resolvido. Não se consegue ensinar a quem não quer aprender, e essa falta de querer foi alcançada através do fracasso familiar e a concessão de direitos em demasia à quem não tem maturidade para lidar com eles. Estudar é para fortes e nós criamos jovens frágeis, parecem feitos de cristal.

  • Ridículo um curso de 480 horas! Gente o curso técnico é nescessário no mínimo 800 horas!
    Esse povo vai ficar mais ignorante do que antes de entrar no programa!

  • Existem professores bem formados em condições precárias em uma sala de aula do século XIX, com apenas giz, apagador, e saliva, e salários miseros, trabalhando em duas ou três escolas, com classes de 45 alunos. O professor não é mágico, necessita de muita atenção e ser ouvido.

  • O Professor do Ensino Básico necessita de formação sim. Mas antes disso um salário que possibilite ele trabalhar com dedicação exclusiva isso o Ministro não fala .

  • Um eterno paradoxo o atual Governo.Realiza cortes nas pesquisas afetando diretsmente a própria ciência e prõe um novo modelo de ciência.Será isso mesmo!?

  • Tem nemhum.pra Manaus..aff so pra onde o Judas perdeu as botas..Falta muitas melhorias nesse ministerio.Sabe de nada inocente..😒😒

  • Antonio, no dia 3/7/19 entrou em vigor a EC 101/2019, que adiciona o parágrafo 3º ao artigo 37 da CF, possibilitando aos militares estaduais acúmulo de cargo de professor.

  • Pq n abrir uma faculdade pra quem n conseguiu concluir seus estudos devido prioridade filhos e comer .gostaria muito de conseguir uma bolsa 100’/.
    Fato sou pai e mãe
    N tenho condições de fazer uma faculdade
    Agora mas preocupada ainda
    Meu magistério n vai mas valer a partir de 2020 e ai tô ferrada né
    Trabalhei sempre c educação infantil
    Governo por favor me dá uma bolsa de pedagogia integral pode ser a distância só preciso do diploma pra dar continuidade já q n vou aposentar tão cedo .obrigadoooo

  • Eu acredito que o Brasil vai entrar nos trilhos com esse ministro. O Future-se, o C10, são projetos maravilhosos. Parabéns!

  • Marizete, se você é do Estado de São Paulo pode fazer Pedagogia na UNIVESP. Estou no 2° ano.

  • Poxa, eu sou formado em Ciências Biológicas, na modalidade de licenciatura e queria muito participar disso. Estou desempregado, não estou dando aulas, sempre estou enviando currículos pras escolas, mas eles exigem experiência, não dão espaço para os novatos.

  • Dilma, gostaria de acreditar que esse ministro desse um jeito na educação, mas ele prova que não entende nada, é um desequilibrado e arrogante.

  • Marizete, você que pretende ganhar uns bolsa 100% para pedagogia. Se você é concursada, a prefeitura deverá te ajudar. Na minha cidade, os professores concursados sem graduação, ganharam bolsa da prefeitura. Minha sobrinha e suas amigas são graduadas em outras áreas da licenciatura e não tinham pedagogia. Ganharam bolsa integral de pedagogia segunda licenciatura que agira você conclui em 12 meses. Em EaD você consegue pagar também
    Eu tenho um polo da UniFCV onde o curso está 179,00 a mensalidade. Segunda licenciatura em doze meses e por 149,65 a mensalidade. De informe aí perto de você e faça sua Graduação.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...