Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial aguardado há 20 anos



O Mercosul acaba de fechar o acordo de livre comércio com a União Europeia. Desde 1999, os integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e os 28 países da União Europeia iniciaram negociação para um acordo de livre comércio.

Em momento histórico, aguardado há 20 anos, o Mercosul e a União Europeia fecharam nesta sexta-feira (28), em Bruxelas, o acordo comercial entre os dois blocos.

Pelo lado brasileiro, estão a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo.

O acordo permitirá que a maior parte dos produtos seja comercializada entre os blocos com tarifa zero. Haverá um calendário para que isso ocorra.

Com o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, aumenta o poder de barganha do Brasil, com a disputa de operações comerciais mais vantajosas com os EUA e até com a China.

A informação foi confirmada pela página oficial do Ministério da Agricultura no Twitter. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, também comemorou pela rede social: “Juntos, Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado. Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA! 👍”

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Dia 30 todos nas ruas para que esses avanços sejam implementaram. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

  • isso pq estamos em “crise” segundo a mídia, e o Macron e a Merkel tava fazendo biquinho com o Bolsonaro rsrs..

    previsão de aumento de 500 BILHÕES em nossa economia nos próximos 15 anos

    CHUPA quem torceu contra

  • Gostem ou não, Bolsonaro mesmo com os problemas e as arapucas que armam todos os dias para ele, os esquerdopatas e bandidos da política, imprensa e de outros setores que torcem e agem para tudo dar errado, está pondo o Brasil para andar. Imaginem se estivesse tudo a favor…………………………………………..
    Na verdade, essa gente imunda que só atrapalha, e que só fazem o mal, estão é prejudicando a população em prol do interesse próprio.
    Bolsonaro 2022

  • Bom um acordo costurado pelo PT e que atrela o Brasil ao Mercosul q Bolsonaro queria sair,talvez,o momento não fosse o ideal os serviços vão aumentar mas a indústria vai sofrer q pena q aceitamos no fim com menos vantagens do q já havia sido negociado

  • Muita gente comemorando não consegue entender que o acordo enterra a indústria nacional.
    Vamos continuar exportando commodities (o que já fazíamos antes) e agora abrir as pernas para os manufaturados que vão entrar com tudo no Brasil sem serem taxados.

    Veja o café, por exemplo. O Brasil é o maior produtor de café do Mundo, mas quem ganha dinheiro de verdade com o café brasileiro é a Alemanha que manufatura e exporta para o Mundo inteiro. A Alemanha vai continuar comprando o café do Brasil como já comprava antes mas agora vai vender o produto de volta com o valor agregado e sem ter que pagar o tributo ao entrar no Brasil.
    E isto é só um exemplo que eu estou dando.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...