México concede asilo político a Evo Morales



O México concedeu hoje (11) asilo político ao ex-presidente da Bolívia Evo Morales. Por meio de sua conta na rede social Twitter, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, confirmou a informação. O líder boliviano renunciou ao cargo ontem (10) após uma onda de protestos que já durava 21 dias.

“Faremos valer o direito de asilo que o México sempre promoveu e exerceu em diferentes circunstâncias históricas que caracterizam nossa política externa”, destacou nota divulgada pelo governo mexicano. O comunicado cita que o país vai pedir uma reunião urgente com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para tratar dos recentes acontecimentos na Bolívia.

Além de Evo, também renunciaram ao cargo o vice-presidente do país, Álvaro García Linera, o presidente da Câmara de Deputados, Víctor Borda, e a presidente do Senado, Adriana Salvatierra. Cabe agora ao Legislativo escolher um novo presidente do Senado, para que possa acatar a renúncia de Morales e dar início ao processo de novas eleições.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sim, o México tem tradição de fornecer asilo politico a tudo quanto os outros países não querem mais. Deveria mudar o nome de México para pinico.

  • Normal e previsível. Eu acho que a maioria dos países latino-americanos são mais simpáticos à Esquerda. Nenhuma surpresa, nada impressionante. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Depois de Pacho Villas, Trotsky, Evo é só mais um. Vai para lá levando dois caixa-forte abarrotado de dolar? ouro? cocaína? Fica a pergunta…

  • Porque o Evo Morales fugiu para o México? Alguém já se parou para perguntar? Porquê, justo por lá tão perto do império? Porquê não para Cuba, Venezuela ou outra ditadura que oferecesse proteção como a Rússia?
    A resposta passa por algumas razões, por lá recentemente se instalou um governo de esquerda, e outra coincidência passa pelo caminho das drogas. Como é sabido o índio cocaleiro produz e defende amplamente a produção das folhas de coca, justificando que é milenar e cultural… Até aí não seria problema se um derivado direto dessas folhinhas não fosse alguns subprodutos, entre eles Cocaína e Crack. Para quem não conhece, olhe em algumas noticias anteriores onde ele nos considera também imperialistas, que nos apropriamos de maneira indevida de parte do território Boliviano o atual Acre, o que na verdade compramos….
    Outra questão importante é que o maior Cartel de drogas do mundo está no México, onde se estimam que se movimente USD 80 bilhões de dólares…. Aquele tal de Chapo não sei se vocês se lembram? Que fugiu de uma cela de segurança máxima… Enfim coincidências inúmeras o dinheiro da esquerda hoje passa pelas drogas, FARC (Colombia), Peru Produtor, Venezuela (entreposto), Brasil e Argentina (consumidores e rota de passagem), México (Distribuidor)…. A ida de Evo para lá não foi casual , “Jabuti não sobe em árvore, se encontrar-lo lá saiba que alguém o colocou lá….”

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...