Notícias

México constrói seu próprio muro contra imigrantes

O muro foi construído no município de Tierra Blanca, desde 2014, para impedir que os imigrantes da América Central tenham acesso ao conhecido trem ‘A Besta’.

México constrói sua própria parede contra imigrantes

O trem de morte ou “A Besta” /Jose de Jesus Cortes/Reuters
A empresa Ferrosur e o governo do município de Tierra Blanca, no estado de Veracruz, no México, construíram  há pouco mais de dois anos um muro de três metros para evitar o acesso de imigrantes da América Central ao trem popularmente conhecido como ‘A Besta’.

Foi bem em 2014 quando começou a ser construído o muro com tijolos de concreto e arame farpado no topo, agora a população não sabe até onde chegará a extensão deste muro construído ao longo dos trilhos de trem que atravessam quase toda Tierra Blanca.

pas

Vários meios de comunicação locais informaram que, desde que foi erguido, o muro não só impediu os imigrantes embarcar no trem que os leva para os Estados Unidos, mas ir para a pousada do Dean Guadalupe, onde são dados assistência e abrigo.

O site  SinEmbargo  publicou que o muro é parte do plano para a fronteira sul do Governo Federal, uma política de estado que visa a limitar o acesso de imigrantes que cruzam o México.

“Ninguém sabe ao certo quem deu permissão é dito que foi o ex-prefeito,. que nem mesmo pediu permissão porque é o direito de passagem, outros dizem que o muro vai atravessar toda Tierra Blanca, e outros apenas por um trecho do caminho,” disse um residente de Tierra Blanca a uma publicação local,  Imagem del Golfo , no início das obras.

A ampliação iminente do muro afetaria famílias doze colônias de Tierra Blanca que não poderiam sequer chegar ao trabalho. Os habitantes da região seriam praticamente encarcerados.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close