Movimento dos Advogados do Brasil manifesta repúdio às declarações de presidente da OAB contra Bretas



O Movimento Advogados do Brasil emitiu um manifesto em repúdio à declaração do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz atacando a Operação Lava Jato.

Para Santa Cruz, as declarações do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava Jato no Rio de Janeiro, são “vedetismo judicial” e “partidarismo político”.

Bretas disse em entrevista à Época que entrou em depressão após a exposição alcançada por seu trabalho à frente da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele relacionou duas razões principais que agravaram a situação.

Primeiro, por ter cada vez menos tempo para o lazer — por exemplo, perdendo um Carnaval inteiro para tratar de medidas cautelares envolvendo executivos de uma empreiteira. Depois, por começar a ser reconhecido constantemente nas ruas por estranhos.

Também em entrevista à Época, o presidente da OAB disse que o que Bretas faz é política partidária. “O que me preocupa é essa transmutação, essa mudança do papel do juiz no ativismo e no vedetismo, numa espécie de pessoa pública que pode falar de tudo e de todos, sem prova, fora dos autos, atacando ministros do Supremo, a reputação de instâncias superiores do Judiciário. O doutor Marcelo Bretas é uma vedete, não um juiz”, afirmou.

Ainda segundo Santa Cruz, a superexposição de juízes nas redes sociais transformou a magistratura em um teste de vaidade e popularidade. “Juiz não é liderança política, não é comentarista. Juiz fala nos autos, tem que ser imparcial. É gravíssimo que a gente crie um modelo em que os juízes sejam justiceiros”.

O manifesto dos advogados lembra que não é a primeira declaração dada pelo atual Presidente da OAB.

“Recentemente ele atacou publicamente filhos cujos pais são desconhecidos chamando-os de ‘filhas da puta’ e igualou a profissão de advogada a de uma prostituta, na tentativa de atacar uma advogada nas redes sociais”.

Com mais de 150 assinaturas, o Movimento Advogados do Brasil afirmou que pretende organizar uma Associação de Advogados, representando aqueles que ultimamente não se sentem representados pela OAB.

Recentemente, o movimento emitiu outro manifesto em apoio à Lava Jato,  Sergio Moro e Deltan Dallagnol e em repúdio ao Conselho Federal da OAB. O documento teve assinatura de mais de mil advogados brasileiros.

Confira o manifesto na íntegra: 

MANIFESTO DOS ADVOGADOS DO BRASIL

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA OAB, DR. FELIPE SANTA
CRUZ, CONTRA O JUIZ MARCELO BRETAS

O Movimento Advogados do Brasil, mais uma vez, vem a público para repudiar as declarações do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que, mesmo ocupando o cargo sem ter sido eleito de modo direto pela maioria dos advogados brasileiros, continua usando a instituição para manifestar seu posicionamento político pessoal, atacando a maior operação de combate à corrupção, a Operação Lava Jato.

Desta vez, sua declaração ataca o Juiz Marcelo Bretas, magistrado que tem desempenhado um trabalho exemplar e histórico à frente da Lava Jato do Rio de Janeiro. A infeliz declaração diz que Bretas é “uma vedete, não um juiz” e que “a Lava Jato do Rio tem inovado porque ela é quase um partido político”.

Lembramos que essa não é a primeira declaração machista e política dada pelo atual Presidente da OAB.
Recentemente ele atacou publicamente filhos cujos pais são desconhecidos chamando-os de “filhas da puta” e igualou a profissão de advogada a de uma prostituta, na tentativa de atacar uma advogada nas redes sociais.

Destacamos que a Lava Jato do Rio, em menos de 5 anos, realizou 46 denúncias, com 296 denunciados, 229 prisões cautelares, 466 buscas e apreensões, R$ 4,95 bilhões de reparação de danos solicitados, com 40 condenados e 665 anos e 6 meses de penas privativas de liberdade somadas, tirando de circulação líderes de organização criminosa de todos os poderes do Estado do Rio de Janeiro, desde ex-governadores, ao presidente da Assembleia Legislativa, membros do Tribunal de Contas do Estado e o próprio ex-procurador-geral de Justiça, chefe do MP do Rio de Janeiro.

Tudo isso sem nenhuma predileção, seletividade ou favorecimento, mas, muito pelo contrário, aplicando-se os rigores da lei de modo igual para todos, respeitado o devido processo legal e a ampla defesa, defendidos de modo sagrado pelos advogados do Brasil. Diante do exposto, esperam os Advogados do Brasil que o Presidente do Conselho Federal da OAB respeite os ditames da Constituição e realize imediatamente Eleições diretas com a participação legítima de todos os inscritos na entidade cumprindo igualmente as normas da OAB e o decoro exigido para o cargo de representação máxima da Instituição.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

48 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Se nem os Advogados suporta mais a OAB, é pq essa merda se tornou irrelevante no Brasil. Este vagabundo fdp desse presidente esquerdista maldito tem que ser expulso o quanto antes.

  • A OAB, não representa advogados, ela usurpa valores e direitos de advogados e bacharéis, uma vergonha nacional para uma classe tão necessária a justiça brasileira.

  • É uma boa alternativa criar uma concorrência, porém, se não inicarem um plano para quebrar e hegemonia cultural, a esquerda tbm chegará ao poder nessa possível nova instituição.

  • …a revista ___era uma vez, época, também virando ferro velho da imprenxuleca.
    Sem duvida faz insinuações com saudosismo do p/t.
    ___Quando o Universo manda o desafio, é porque alguém tem a Missão nobre d e resolver.
    MM JUIZ SERGIO MORO, com apoio dos trabalhadores lesados.
    Só quem cultiva o discernimento chega perto daquilo que é.: ESSENCIAL.

  • Demorou para tomarem uma atitude. Têm que se unir e tirar esse militante da presidência da OAB com urgência!!!!!!!!

  • Chega de OAB! Tem que acabar logo essa merda..

    Muito boa atitude dos juristas que se uniram para criar este movimento jurídico pela restauração da ordem jurídica no Brasil.

  • Que desespero dos petralhas. Gentalha!
    A farra do dinheiro público está acabando.
    A imprensalão esperneia, a groubo findou-se. Não conformam mesmo com a derrota.
    BRASIL DECOLA.
    Já devolveu os 600 milhões d e reais?
    PORCOS!

  • Onde esses “Advogados estavam quando hipócrita do Lamachia que estava na presidência da Oab se recusou a pedir punição ao Moro por ter grampeado 25 advogados? Onde eles estavam quando o hipócrita do Lamachia, também apoiou e mais que isso, que não havia sido autorizado, ingressou com.pedido de impeachment da Dilma. Deixem de ser babacas e voltem.para seus obscurantismo, deixem ativo presidente trabalhar.

  • Acaba com essa bosta de OAB só serve para gastar dinheiro dos advogados com putas e champanhe. Ridículos.

  • Não é de admirar estas declarações do tal “presidente” da oab(minúsculo mesmo, diante a insignificância do seu administrador), nada mais é que pura inveja do competente Juiz Marcelo Bretas, coisa que este indivíduo não tem. Só em da esquerda diz tudo.

  • Sigo o pensamento do presidente. Aos meus colegas, devo respeito. Mas, lembrem-se: juiz que não pode ser partidário.

  • Onde está a comissão de ética da OAB que não encaminham a destituição deste militante comunista da presidência da OAB??? Este Felipe Santa Cruz está desmoralizando a instituição, um ser digno de repúdio não do da categoria, mas da sociedade, como advogado criei asco contra nossa entidade por causa deste epedeuta.

  • Chega a ser ridículo o puxa-saquismo desesperadamente bolsominions, pretensos advogados, que fecham os olhos diante das flagrantes ilegalidades, à parcialidade, ao partidarismo explícito, ao vedetismo, à total falta de isenção e à boca de trombone de um juiz que não respeita sequer a si mesmo; juiz que defendeu auxílio-moradia para si mesmo e para a mulher, também juíza, conquanto tivessem, ambos, moradia própria. É por essas e outras que os advogados constituem hoje uma das categorias profissionais mais desmoralizada do País.
    Que saudade de Bilac Pinto!

  • Beira a6sandice a manifestação de pura sabujice de um punhado de pretensos “causídicos” que defendem um juiz parcial, prepotente, truculento, ambicioso, que pediu para si mesmo e para a mulher, também juíza, o benéfico do salário-moradia, que Fux concedeu indiscriminadamente a todos os magistrados do País, embora ambos fossem proprietários de imóvel residencial, segundo a imprensa.
    Essa nota dos tais “advogados” é a prova do lava-pés a que certos profissionais da advocacia estão dispostos a se submeter para acariciar o ego dos impostores que não se cansam de meter-lhes o reio.
    Volto a dizer: que falta nos faz Bilac Pinto!

  • Esse projeto de presidente de nossa sacrossanta Ordem “Lipinho”, supostamente criado pela vó, miolo de melancia, jamais poderia estar nos representando. Esse comportamento ao faz denegrir a imagem da instituição assim como de alguns dos sérios profissionais do Direito. Lamentavelmente no Brasil ainda temos representantes que não se fazem representar por questões de ganância política e partidária. (FORA SANTA CRUZ).

  • Também vou entrar em depressão por este pobre juiz ter perdido seu rico carnavalzinho.
    Ora vá!

  • Passou da hora de a classe tomar uma providencia a respeito desse “sujeito”, que somente denigre a classe dos advogados . Suas opiniões pessoais não refletem a opinião dos advogados de modo geral. Ele está indo contra justamente com o que luta a classe que é o respeito às instituições.

  • Mil advogados assinaram manifestação de repudio ao presidente da OAB e em apoio a organização criminosa chamada Lava Jato e em apoio ao juiz ladrão Marcelo Bretas. Os advogados no Brasil somam um milhão, então tá bom! Apenas uma pequena fração de causídicos apoia o Estado de Exceção e a Gang da Lava Jato. Há esperança para o Brasil, pois ainda há advogados no Brasil!

  • Eu apenas estou esperando que o presidente da OAB, peça desculpas a todos nós advogados e ao povo brasileiro por ter se unido à escória para apoiar o impeachment de Dilma, e por não ter condenado a violação do escritório dos advogados que defendem Lula. A OAB é cumplice do golpe de Estado de 2016 que mergulhou nosso País nessa situação. O atual presidente da OAB está tentando ocupar o espaço de defesa do Estado de Direito, e aí vem esse grupelho de bajuladores de juízes e promotores bandidos e ladrões, bancando os paladinos da moralidade e da defesa dos advogados! Só que faltava!

  • Voltei! Nenhum desses advogados bajuladores de juízes e promotores ladrões nunca questionou Lamachia! Na OAB do Maranhão eu vi advogados ostentar faixas de Jair Kit Gay e também os vi comemorando a prisão sem crime, de Lula. Fui alvo de ataque verbal de algumas destas bestas por causa de um botton Lula Livre que eu usava. Esse tipo de advogado lambedor de botas de tiranos de toga são contrários ao Estado Democrático de Direito. São serviçais voluntários do obscurantismo!

  • Essa OAB virou um sindicato da esquerda Brasileira,isso é fato.Não representa mais os advogados do Brasil.Para mim e muitos.Tem que ser fechada.

  • O juiz Bretas não é apenas uma vedete, ele é um juiz ladrão! Faz questão de receber o auxílio moradia, ele e sua mulher também juíza. O auxílio moradia do casal somam R$ 10.800,00, e eles moram em residencia própria. É ladrão ou não? Ah! Mas o Fux mandou pagar! Fux também é ladrão! Defender Bretas é defender juiz ladrão! Defender a lava jato é defender como normal a agressão ao direito, à Constituição! Defender a Lava Jato é defender o crime organizado de togas! Por favor, Doutores, parem com isso! Que coisa feia!

  • Sou advogado em Fortaleza e também concordo com a nota de repúdio à fala do comunista Marcos Aurélio.

  • Ser Presidente da OAB já foi algo de muito prestígio
    Será que até nisto, estamos descendo a ladeira?
    Uma pena!

  • Que movimento é esse? Quem ele representa, senão a meia dúzia de três ou quatro gatos pingados que o fundaram?

  • Lopes, quem tem que ser expulso da OAB são esses advogados que lambe as botas de juízes e promotores bandidos. Vergonhoso para a classe dos advogados, essas bestas com carteira de advogado bajulando a gang da lava jato, Moro ladrão e Bretas ladrão. Vergonha!

  • Infelizmente a OAB que já era ruim, porque historicamente sempre foi utilizada como trampolim politico, conseguiu ficar ainda pior e hoje é o braço “jurídico”, a conselhiere da máfia esquerdista, que se espalhou por nossa sociedade como um câncer comunista em estado avançado de metastase. Está dando vergonha pertencer a essa classe. Isso tem que acabar de vez! Fora Santa Cruz! Pelo fim da OAB!!!!

  • Esse bandido foi patrocinado pelo o PCC, assim como as demais profições e também esses políticos corruptos que leiem as cartilhas deles, porque se não fizerem o PCC não banca as suas campanhas.

  • Pelo que li em um post, os advogados que estão insatisfeitos com o fato deste “senhor” representa-los a nível nacional, estariam firmando um manifesto, no sentido de exigir eleições diretas para o preenchimento de tal cargo.
    Porém, não consigo localizar o tal manifesto, pois faço questão de firma-lo.

  • Na minha opinião, a OAB transformou-se em palanque político ideológico.
    Esse Santa Cruz, sem nenhum pudor, destila seu rancor áqueles que divergem de suas opiniões.
    Veja o caso da advogada Flavia Ferronato.
    Sou advogada e essa instituição não me representa .
    Quero participar do Movimento Advogados do Brasil.

  • A OAB, além de ter o presidente que a sociedade já conhece, chamando os Advogados(a) de filhos das putas, praticando várias falcatruas, que deveriam serem investigadas, ainda aplicam provas tão mal elaboradas que a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, após análise da Prova Objetiva do XXX Exame de Ordem Unificado – relativa à primeira fase –, torna pública a anulação das questões 20, 30 e 57 do caderno de prova tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos tipo 2, 3 e 4; sendo atribuída a respectiva pontuação a todos os examinandos, nos termos dos itens 5.9 e 5.9.1 do edital de abertura do Exame de Ordem. Mas quem é aprovado na 1ª fase e reprovado na 2ª etapa, tem que repetir a 1ª fase novamente, isso deixa claro que o objetivo é unicamente arrecadar dinheiro e não aviar os examinandos. Vergonhoso isso. Esperamos que o Presidente Bolsonaro dê um fim nessa covardia.

  • A OAB, além de ter o presidente que a sociedade já conhece, chamando os Advogados(a) de filhos das putas, praticando várias falcatruas, que deveriam serem investigadas, ainda aplicam provas tão mal elaboradas que a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, após análise da Prova Objetiva do XXX Exame de Ordem Unificado – relativa à primeira fase –, torna pública a anulação das questões 20, 30 e 57 do caderno de prova tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos tipo 2, 3 e 4; sendo atribuída a respectiva pontuação a todos os examinandos, nos termos dos itens 5.9 e 5.9.1 do edital de abertura do Exame de Ordem. Mas quem é aprovado na 1ª fase e reprovado na 2ª etapa, tem que repetir a 1ª fase novamente, isso deixa claro que o objetivo é unicamente arrecadar dinheiro e não avaliar os examinandos. Vergonhoso isso. Esperamos que o Presidente Bolsonaro dê um fim nessa covardia.

  • Excelentíssimo Senhor Presidente Jair Bolsonaro, instituição como a OAB tem que ser extinta.

    A maior roubalheira que se tem notícia neste País é o Exame de Ordem aplicado pela OAB, inconstitucional, arbitrário e desonesto, uma verdadeira reserva de mercado, o único objetivo é arrecadar dinheiro, não avalia nada, não qualifica ninguém, só dá prejuízo a sociedade. A maior causa de desemprego, pois proíbe os Bacharéis em direito de exercerem suas profissões, sobrepõe sobre o MEC quando não reconhece o Diploma outorgado aos Bacharéis em Direito.

    Uma verdadeira vergonha, essa conduta da OAB é criminosa e já passou dos limites, tem que colocar um fim nessa roubalheira já.

    Tudo isso que vem acontecendo é fruto da desonestidade dos parlamentares em conluio com a OAB que aprovaram essa barbárie contra a sociedade, ou seja, a Lei 8.906/94, inciso IV, que se tornou obrigatório prestar o exame de ordem para exercer a profissão de advogado, a maior roubalheira institucionalizada que existe neste país da corrupção.

    Portanto, entendo que a OAB está fazendo o papel do Estado, pois cabe ao poder público autorizar e avaliar o ensino, e não à Ordem dos Advogados.

    Hoje, com o Congresso renovado em mais ou menos 40% e um Presidente da República que pensa na sociedade, esperamos que consigam colocar limites na atuação da OAB extinguindo o famigerado Exame de Ordem, ou seja, o “caça níquel” da OAB.

    Obs. A minha preocupação, é que o texto da PEC 108/2019 do Ministro Paulo Guedes se não explicitar a OAB, ela não será atingida, e, futuramente encontrará brechas para questionar no STF e ampliar novamente seu poder. Sabemos que o STF em grande parte é a favor da OAB e contra o Presidente.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...