MPF afirma que Lula tem direito de progredir para o regime semiaberto

LULA


Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adquiriu o direito de progressão do regime fechado para o semiaberto, no qual pode sair para trabalhar durante o dia e voltar para a cadeia à noite.

Segundo a subprocuradora-geral da República, Aurea Lustosa Pierre, houve “omissão” no acórdão (decisão colegiada) da Quinta Turma do STJ que reduziu a pena de Lula no caso do tríplex no Guarujá (SP) de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias. O MPF também opinou a favor da redução da multa de R$ 16 milhões para R$ 2,4 milhões.

Pela Lei de Execuções Penais, a progressão de regime pode ser concedida depois do cumprimento de um sexto da pena, dada a condição de bom comportamento. Segundo as projeções iniciais, Lula teria o direito a partir de setembro.

O parecer do MPF foi enviado ao STJ em resposta a embargos de declaração (recurso para esclarecimentos sobre uma decisão) interpostos pela defesa de Lula. Caberá agora ao relator do caso no tribunal, ministro Félix Fischer, deliberar sobre o assunto.

* Com informações de Agência Brasil

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

12 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sair para trabalhar durante o dia? Será que ele consegue trabalhar?

    Só se for para fazer discurso a sua plateia cativa que adora ser enganada por ele.

  • Ladrão julgando ladrão, 500 anos de corrupção.
    BRASIL LIVRE! Lula na prisão.
    XÔ 13.
    Cruzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzcreduuuuuuuuuuuuuuuu.

  • __”É coisa tão dificultosa acomodar-se a trabalhar para viver, quem está costumado a outra vida, que esta mesma dificuldade é a que inventou a arte e artes de furtar.” ( Pe. Antonio Vieira)

    O p/t lesou órfãos e viúvas __ no roubo fundo de pensões.

    CADEIA!

  • Essa Procuradora é o perfeito exemplo do Deep State petista agindo, uma funcionária a trabalho da esquerda, uma verdadeira uma militante profissional infiltrada no MP para defender seus bandidos de estimação, ela é alvo de um processo disciplinar por engavetar mais de mil processos.

  • Cadeia no Brasil é para preto, pobre e prostituta. Quem pode pagar bons advogados se livra logo da prisão. Essa historinha de que agora rico vai para cadeia é conversa para boi dormir. Achar que a prisão de Lula representa uma guinada na justiça, de que a partir de agora rico, corrupto, políticos vão para a cadeia é acreditar em mula sem cabeça. Para começo de conversa, nem cadeia cinco estrelas há no país, suas celas são em salas improvisadas, tem sido assim com Lula, com Temer… Para nós, ávidos ou ácidos em justiça, resta o tribunal da internet.

  • “Não tenho político de estimação.” Esse cliché ficou em alta por uns tempos, lá no caso Flávio Bolsonaro, mas logo se dissipou. Quem se lembra? PROMÍSCUA HIPOCRISIA BRASILEIRA A 100%, AINDA QUE BEM INTENCIONADA! Então, vamos lá: 272 dias sem resposta para a tentativa de assassinato contra Jair Bolsonaro. Aliás, 272 dias sem qualquer cobrança a respeito! Cadê o Sérgio Moro? Por que Bolsonaro faz tantos elogios CEGOS às FA, à PF e ao MP (que na prática, na realidade que nossos olhos nos mostram, têm se mostrado os covis dos lobos) enquanto toma café da manhã cheio de simpatia com seus piores inimigos da extrema-imprensa? POR QUE, ENTRE OLAVO E SANTOS CRUZ, PREFERIU O SEGUNDO, PROMOVENDO-O LOGO EM SEGUIDA? São tantas as perguntas que começo a me perguntar se não merecemos alguma satisfação. Desse jeito, nas pontas dos pés assim, o equilíbrio está por um fio. Acredito que a maioria aqui já sabe o que é ser feito de idiota. Tomemos as devidas precauções para não acontecer de novo.

  • p.s. a resposta para a tentativa de assassinato do presidente (então candidato) pode resolver 90% dos problemas que o país enfrenta hoje. Inclusive, pode dar margens para desmontarmos o tal “CENTRÃO” de uma vez por todas! O poder dessa VERDADE teria efeito atômico! SERÁ QUE NINGUÉM PONDERA ISSO??????????????????? Ignorar isso é IDIOTICE.

  • O ladrão de galinha morra na cadeia, mas o vagabundo criminoso que saqueou a nação vai curtir as férias com os milhões roubados na mansão!
    Esse país é governado por ladrões!
    Pena de morte já!

  • Este germe não merece liberdade pois causou , causa e causará muito mais dissabores!!!! E trabalhando??????? Aonde?????? Será que vai mesmo ou vai continuar seus serviços de palestras, etc…
    #LulaContinuaPreso

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...