BrasilNotícias

Nova fase da Zelotes: R$ 900 milhões em prejuízo 

De acordo com a Polícia Federal, a nova fase da Operação Zelotes, deflagrada na manhã de hoje, 26, aponta para um prejuízo de mais de R$ 900 milhões aos cofres públicos. As investigações do Ministério Público Estadual aponta para oito pessoas (cujos nomes ainda não foram revelados) e duas empresas.

Foram cumpridos, nessa quinta-feira, nove mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Além destes, há ações da Polícia Federal também o Distrito Federal.

Por ordem da 10ª Vara Federal (DF) foram autorizadas quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.

A Zelotes, desde seu início, já apontou indícios de envolvimento do ex-ministro do governo petista Guido Mantega e do ex-presidente condenado Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT). Lula, por sinal, é réu por corrupção passiva.

Lula teria editado medida provisória para favorecer o setor automobilístico em troca do recebimento de propina. O ex-presidente nega as acusações, assim como nos outros casos. A Polícia Federal investiga a compra de medidas provisórias e fraudes em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Além de Lula, também são réus na Zelotes o ex-ministro e ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho, José Ricardo da Silva, Alexandre Paes dos Santos, Paulo Arantes Ferraz, dentre outros. Em breve a PF deve divulgar mais informações oficiais.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close