fbpx

Novo protocolo libera cloroquina para casos leves de covid-19

 


Já está disponível nas redes socais, após vazamento, o documento que seria o novo protocolo do governo federal para uso da hidroxicloroquina.

O documento amplia o uso do medicamento para casos leves da covid-19. Também ressalta contraindicações, como no caso de gestantes e dá liberdade para que os médicos decidam se irão utilizar ou não a cloroquina, além de dar instruções quanto à administração.

Destaca um trecho do protocolo: “Contra-indicações absolutas ao uso da hidroxicloroquina: gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada, hipersensibilidade ao fármaco, miastenia grave”

Além disso, o protocolo não exclui a necessidade de exames laboratoriais que comprovem o coronavírus para que a cloroquina seja administrada e salienta a consideração de que “até o momento não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a COVID-19” mas que “existem muitos medicamentos em teste, com muitos resultados sendo divulgados diariamente, e vários destes medicamentos têm sido promissores em testes de laboratório e por observação clínica, mesmo com ainda muitos ensaios clínicos em análise”.

Nos canais oficiais do Ministério da Saúde ainda não consta o documento.

Leia aqui a íntegra do protocolo vazado.

Saiba mais:

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Se existe uma possibilidade, ela tem que ser utilizada, uma vez que esse quadro clínico sem tratamento nenhum já tem o seu resultado mais que comprovado científicamente.

  • Não existir evidências científicas “robustas” significa que, mesmo diante de algumas evidências científicas ainda não é possível concluir, de maneira conclusiva, a eficácia do medicamento. Isso não significa que o medicamento não serve para o tratamento, muito pelo contrário, pois os estudos indicam resultados do medicamento na direção de um possível tratamento.

  • Estou reclamando com vocês porque meu auxílio não saiu da bolsa família tá cancelado as coisas está tão difícil para mim então eu peço vocês para me ajudar resolver Porque eu mais o meu companheiro está desempregado eu moro de aluguel não tem como viver assim peço a vocês que me ajude ok

  • Nao pode ser protocolo! Se ele mudar e dar problema, o presidente coloca o dele na reta e pode sofrer o impeachment! Mas pode sugerir

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...