fbpx

O cenário da Segurança Pública no Brasil após decisão do STF

policia federal 2
 


O Terça Livre conversou com Diego Pessi, promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e autor do livro Bandidolatria e Democídio, nesta sexta-feira (15/11), sobre a situação da segurança pública no Brasil e as perspectivas após a decisão do Supremo Tribunal Federal

Em pleno feriado da Proclamação da República o promotor nos atendeu e discorreu sobre o livro e o conhecimento gerado: o que é a “bandidolatria“? E “democídio” o que significa? Quais as bases que fundamentam estes termos?

O caótico cenário nacional da segurança pública que contava até 2018 com 60 mil homicídios por ano, 70 mil pessoas desparecidas, 3 assaltos por minuto nas capitais, 50 mil estupros anuais e apenas 10% de resolução de crimes.

Este mesmo cenário conta também com a constante queixa das autoridades policiais, justa inclusive, que “falta braço“, ou seja, o número de policiais é baixíssimo face aos índices de criminalidade: a Polícia Federal por exemplo, contava até então com 24 mil homens na folha de pagamento, 13 mil apenas na ativa e distribuídos em diversas funções, e apenas um número aproximado de 6 mil homens na rua para atender uma população de 202 milhões de cidadãos. Trata-se de um trabalho heroico das forças policiais.

O resultado óbvio desta equação cruel é que não há apuração de autoria para a parcela majoritária dos crimes.

No governo Bolsonaro, com o ministro da Justiça e Segurança Pública instituído, Sérgio Moro, assistimos nestes últimos 11 meses, a queda de 22% dos homicídios e um verdadeiro espetáculo de apreensão de drogas. A criminalidade caiu de forma geral, também afirma o promotor.

Como nem tudo são flores, a queda da prisão em após condenação em segunda instância decidida recentemente pelo Supremo, influencia nocivamente as perspectivas da segurança pública, conforme explica Diego.

A análise completa você confere na entrevista abaixo.

Entrevista com Diego Pessi

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Todos podem ver que TUDO foi infectado e apodrecido.
    Eh evidente o movimento pelo CAOS no continente, para a volta dos vermelhos que agora serão ainda mais impiedosos e farão todos ESCRAVOS.
    Voce ainda acredita nas instituicoes, ainda acredita em politicos que sabotam e em juizes que libertam criminosos para favorecer o caos ?
    Os politicos sao inimigos, os juizes sao inimigos e ate a igreja se tornou inimiga e tudo isto he GLOBAL, he MUNDIAL.
    Voce acredita mesmo que tudo isto acontece ao seu redor AO MESMO TEMPO por coincidencia ou percebe que que he uma acao de GUERRA deles ?

    AINDA existe uma possibilidade de SOLUCAO TOTAL para todo este problema mas ate esta porta esta se fechando RAPIDAMENTE.

    ANTES QUE REMOVAM O VIDEO EH URGENTE ASSISTIR A SOLUCAO AQUI:

    https://youtu.be/g9OsgdFPuM0?t=329

    O dragao vermelho espera ansioso para tragar a crianca iluminada de sol, lutemos.

  • E o Sr. Moro, hein? Moro é ser de coragem. Moro é valentia. Ser de façanha. Sergio Moro é bravura, proeza e valor. Moro é ser de mestria, intrepidez e heroísmo. Moro tem coragem. E o PT é covarde.

  • COMENTAR O QUE, DEPOIS QUE O TOTALITARISMO DO STF SUBJUGOU TODOS OS BRASILEIROS HONESTOS E TRABALHADORES, SENDO QUE NOSSA FORÇAS ARMADAS E O CONGRESSO MOSTRARAM NOVAMENTE A SUA FRAQUEZA E OBEDIÊNCIA AOS DITADORES MINISTROS DO STF ! LAMENTÁVEL!

  • Nao a Policia suficiente contratadas, nem nas ruas para o combate direto ao crime seja comum ou organizado, mesmo assim a diferença dos que estão na
    ativa e gritante, dado ao numero de contratados, ou seja nem 30% estão nas ruas, alguma coisa está errada, e muito cacique e pouco indio.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...