O problema das “fake news”

Luis Villar


Luis Villar, que hoje tem 40 anos, começou no jornalismo em 1999, e já acumula 20 anos de dedicação na área, foi editor de dois veículos de comunicação e hoje é editor Jornal das Alagoas, além de ter sido editor da Revista Terça Livre, onde o conheci.

Convidei esta fera para juntos explorarmos um problema sério: as fake news, que são hoje um tema diário, constante e intenso.

Com sua experiência, este jornalista da velha guarda contribuiu conceituando as fake news, nos ofereceu uma reflexão sobre o cenário midiático atual em comparação ao que foi vinte anos atrás e ainda nos disse o que espera da mídia no futuro próximo.

Confira

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Vocês acham a Fake news um problema? Como assim?. A extrema direita superou a esquerda nisso. A esquerda inventou esse jogo e a extrema direita usou, abusou, exagerou e aperfeiçoou essa manipulação da informação. Bolsonaro ganhou fruto de fake news.

    Ah vá!! Hipocrisia tem limites.

    Vocês deviam comemorar o dia internacional da fake news.
    Principalmente esse bloguet fajuta.

  • Fake News tem alto poder disseminativo e destrutivo sobre as vítimas. PORÉM, atualmente e com o advento das Agências de Fact-Checking, quem FOR IDENTIFICADO e PEGO, o tiro pode sair pela CULATRA e a “reputação” de quem soltou CAI RAPIDINHO. Fake News desmascaradas são ACUMULATIVAS (fica com má fama na Internet), sendo que algumas são FATAIS. Portanto, é melhor vocês pesquisarem mais a fundo antes de publicar do que ser o primeiro (furo de reportagem mal feita) e se f3rr@r depois. NOTA: na DÚVIDA, NÃO PUBLIQUE! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...