fbpx

O que acontece em caso de renúncia de Temer?

 


Com o Brasil parando por conta da paralisação dos caminhoneiros, começam a correr boatos sobre uma eventual renúncia do presidente Michel Temer. Neste caso, o que acontece? Quem assume a Presidência, e por quanto tempo?

Se tanto o cargo de presidente quanto o de vice ficassem vagos antes de metade do mandato, seria convocada eleição popular em um prazo de noventa dias. Como Temer já cumpriu mais de metade do mandato, assume o presidente da Câmara, por um prazo máximo de trinta dias, prazo após o qual é realizada eleição indireta para um “mandato-tampão” que durará até o próximo pleito.

Portanto, na eventualidade de renúncia de Michel Temer, o cargo é assumido por Rodrigo Maia durante trinta dias, tempo após o qual o Congresso elegerá um novo presidente que cumprirá o mandato até o final, quando ocorrerão novas eleições populares.

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Teria o risco do congresso de maioria corrupto elegesse alguém muito pior . Já que eu acho improvável que se temer renunciar o congresso vote em alguém muito melhor

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...