Óleo em praias brasileiras tem origem venezuelana



Um relatório emitido pela Petrobrás afirmou que as manchas encontradas em praias brasileiras são de origem venezuelana. 

Ainda ontem, o ministro do Meio Ambiente já afirmava em entrevista ao Terça Livre que a substância oleosa não era proveniente do Brasil. 

Salles chegou a citar a hipótese de que a Venezuela fosse a responsável, mas disse que o caso ainda precisava ser confirmado. 

Mais tarde, na noite de ontem (8) a Petrobras concluiu que o óleo não é produzido, comercializado nem transportado pela estatal. 

Um relatório da empresa, encaminhado aos investigadores, afirmou que os resíduos encontrados são uma mistura de óleos venezuelanos.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse em Brasília que ainda não é possível dizer como o óleo chegou às praias, mas  citou três hipóteses: um navio afundado; acidente durante a passagem de óleo de um navio para outro e até mesmo despejo criminoso.

A estatal descartou que o óleo tenha brotado de uma fissura no fundo do mar ou que seja fruto da limpeza de um tanque de um navio.

“São aproximadamente mais de 500 barris de petróleo, o que indica que não é simplesmente a lavagem de um tanque de um navio. Alguma coisa extraordinária aconteceu”, afirmou o presidente da estatal. “Existe a possibilidade de esse material ser liberado gradualmente”, acrescentou. 

Investigadores dizem que a hipótese mais provável é de um acidente na transferência de óleo de um navio para outro. O caso é considerado complexo e inédito pela extensão da área atingida e pela duração.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu tinha certeza que vinha da Venezuela! Isto é o que a esquerda faz: derrama petróleo, de propósito, no litoral dos seus opositores e estão cagando para meio ambiente. Viram ou preciso desenhar? Comunista, socialista, progressista está cagando para o meio ambiente!!!!

  • Eu não acho que tenha sido sem querer, a esquerda trabalha assim, mata ou destrói…se pegar toda a história, desde a Rússia, Hungria etc…foi assim, fazem acordos e depois traem. Devem ter soltado esse petróleo como forma se vingar por não mais receber dinheiro nosso p arcar com o socialismo/comunismo deles. Porque socialismo/comunismo só existe enquanto existe dinheiro do capitalismo bancando.

  • Cadê as __ongs ambientalistas da esquerda___ não vão protestar?

    EXPULSAR essa raça de desnecessários do nosso país.

  • Não estou afirmando que o óleo não seja venezuelano, mas gostaria de saber como a Petrobrás concluiu que é. Parabéns a vocês pelo excelente trabalho que fazem.

  • Tentando incriminar o governo Presidente Jair, no sínodo.

    Gentalha. XÔ 13.
    Cruzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzcreduuuuuuuuuuuuuuu.

  • O valor do barril é de R$ 239,97 x 500.000 = R$ 119.987.000,00. Não creio que eles iriam queimar toda esta grana de proposito. Mas que é estranho, é.

  • Suíte da Petrobrás: “Nossa equipe de especialistas em Geoquímica trabalha há mais de vinte anos analisando e catalogando amostras de petróleo encontradas em diferentes partes do mundo.

    Entenda como foi feita a análise do óleo cru encontrado nas praias do Nordeste brasileiro: https://petrobr.as/dna_tw

  • A esquerda não tem escrúpulos. Cadê a retardada da Greta incorporando demônio? Cadê o afeminado Macron pedindo intervenção na Venezuela? Onde estão a gentalha de esquerda? Cadê os artistinhas de merd@? Um atentado criminoso matando milhares de animais, mas não abrem a boca.

  • Já ouvi e li uma história parecida, durante 1940, um certo país do hemisfério norte queria o apoio do Brasil em uma guerra, em outro continente. Pra conseguir o tal apoio, bastava um empurrãozinho da opinião publica. Após os torpedeamentos de navios brasileiros, o povo vai às ruas e o Governo Brasileiro declara guerra e apoio ao tio Sam. Acorda Brasil, a história se repetindo, e como da outra vez, só preto e pobre vão pra guerra.

  • SERÁ ,? Eu não acredito nessa turma da Direita brasileira , esse petróleo pode ser vazamento de alguma empresa estrangeira sim , talvez alguma empresa EUROPEIA OU ASIÁTICA , que tenham comprado blocos do pré-sal em alto mar no litoral norte … nesse país onde vivemos NÃO PODEMOS CONFIAR nas falas de NINGUÉM…A MENTIRA PREVALECE..

  • Devagar com andor que o santo é de barro.
    Se o petróleo for venezuelano , e dai ?
    Jogar petróleo nas praias de outros mostra que os dirigentes venezuelanos estão sem porcaria nenhuma para fazer , o que não é verdade. Se não fosse os 30.000 cubanos garantindo a segurança do Maduro , ele já teria virado recheio de pastel.
    Este petróleo muito possivelmente foi fruto de um transbordo de um petroleiro para outro . Os navios petroleiros , assim como os caminhões de gasolina , não fazem seu percurso de ponta a ponta . Existem paradas estratégicas para aliviar a carga e vende-la no mercado negro para ganhar mais algum. E fizeram bobagem , derramando muito no mar. Cabe a Marinha , que vigia os mares do Brasil , quem são os envolvidos nesta punga . Não vai ser de hoje para amanhã , mas eles serão pegos , analisando quais petroleiros com petróleo venezuelano passaram pelas costas do território brasileiro.
    A mania de politizar até pum em banheiro publico levou muita gente e escrever bobagem , e daqui uma semana , ninguém mais estará falando deste incidente . E ainda bem.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...