Os desafios do governo para 2020



por Bruno Rodrigues

Após arrumar a casa, avançar e obter conquistas importantes no primeiro ano de mandato, o governo tem inúmeros desafios para o próximo ano. Entre eles, a Reforma Tributária e a PEC do Pacto Federativo

O primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro termina com saldo positivo. Os principais indicadores apontam para a retomada da economia; a taxa de juros atingiu o menor patamar da história; foram gerados mais de um milhão de empregos com carteira assinada; os índices de criminalidade estão em queda vertiginosa.

Esses são apenas alguns dos bons resultados atingidos em 2019. O governo também conseguiu aprovar medidas importantes no Congresso, como a reforma da Previdência, a Liberdade Econômica e o Pacote Anticrime, que, apesar de desidratado, contém avanços importantes na legislação penal. No entanto, o ano de 2020 reserva muitos desafios para o governo federal.

Entre os principais desafios do Planalto para o próximo ano estão a controversa reforma Tributária e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo, que dará maior autonomia legislativa e tributária aos estados e municípios. Tudo isso em meio ao racha da base governista, com a dissidência de deputados eleitos pelo PSL e que viraram as costas para o governo.

Clique aqui para ver mais sobre os próximos desafios do governo para 2020.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...