Países europeus não cumpriram seus compromissos de 2015, diz chefe de energia nuclear do Irã

Foto: Khaled Abdullah/Reuters


O chefe de energia nuclear do Irã disse neste domingo (8) que os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015 não cumpriram seus compromissos sob o pacto, um dia depois de Teerã anunciar novas violações dos limites de sua atividade nuclear estabelecidos pelo acordo.

O acordo restringiu o controverso programa nuclear do Irã em troca do alívio de sanções, mas se desfez depois que os Estados Unidos se retiraram do pacto no ano passado.

França, Alemanha e Reino Unido tentaram lançar um mecanismo de troca comercial com o Irã, protegendo-o das sanções dos EUA, mas tiveram dificuldade para fazer o mecanismo decolar, e Teerã na última quarta-feira estabeleceu um prazo de 60 dias para uma iniciativa européia eficaz.

“Infelizmente, os países europeus falharam em cumprir seus compromissos… O acordo não é uma via de mão única e o Irã agirá de acordo com o que fizemos até agora, gradualmente diminuindo nossos compromissos”, disse Ali Akbar Salehi, diretor da agência de energia nuclear do Irã.

Feruta, cujos inspetores monitoram o programa nuclear de Teerã, também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, que lhe disse que as violações do Irã eram permitidas sob o parágrafo 36 do acordo nuclear, informou a agência de notícias semioficial Fars. O parágrafo 36 do pacto nuclear descreve o mecanismo de resolução de disputas.

Com informações Reuters

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

Comente

Clique aqui para comentar

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...